Meu filho toma depakote 250mg duas vezes ao dia, para controlar epilepsia, torceu o pé e precisou tomar

2 respostas
Meu filho toma depakote 250mg duas vezes ao dia, para controlar epilepsia, torceu o pé e precisou tomar alginac 1000, 3 dias depois teve uma crise epilética, pode ter ocorrido uma interação entre os dois medicamentos?
Dr. Pedro Almeida
Generalista
Niterói
Olá,

O Alginac é uma mistura de 3 vitaminas (B1, B6 e B12) - que não tem interação medicamentosa com o Depakote - e diclofenaco de sódio que em associação ao Depakote e dependendo da dose pode causar diminuição da concentração de sódio no sangue. Quando essa concentração fica abaixo de 115mEq/L podem ocorrer convulsões. Ou seja, o uso dos dois medicamentos de maneira concomitante não é contraindicado mas demanda atenção aos níveis séricos de sódio.

Caso reste alguma dúvida, não hesite em entrar em contato.

Grande abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Rodrigo Vasconcellos Vilela
Neurologista
Belo Horizonte
Olá. O Divalproato de Sódio, princípio ativo do Depakote, pode aumentar os níveis no sangue do Diclofenaco, anti-inflamatório não esteroidal presente no Alginac. Isso ocorre porque o Divalprato inibir a enzima hepática que degrada o Diclofenaco (CYP 2C9/10).

Não há interações entre os outros componentes do Alginac (vitaminas do complexo B) e o Divalproato.

Portanto, provavelmente, não foi a mistura dos dois medicamentos que provocou a crise epilética. Apesar do Depakote interferir no Alginac, o Alginac não interfere no Depakote.

Sugiro que você procure o médico neurologista responsável para avaliar a presença de uma causa para tal crise de escape.

Abraços!

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 839 perguntas sobre Depakote
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.