Meu grande problema é a mudança de ideia, por exemplo agora quero cursar administração, daqui uma ho

14 respostas
Meu grande problema é a mudança de ideia, por exemplo agora quero cursar administração, daqui uma hora já não quero mais, nos dias seguintes esses sentimentos se repetem. Ou por exemplo agora tenho "certeza" que quero casar com meu namorado, daqui umas horas já planejo terminar e ir viajar, quase todos os dias esses pensamentos surgem. Isso caracteriza algum problema mental?
Olá, boa tarde!

Toda vez que tomamos uma decisão, implica em dizer não para todas as outras possibilidades, que no nosso imaginário são infinitas.
Mudar de ideia é algo saudável, o que te incomoda é a intensidade dessa mudança de ideia, todos nós estamos em busca de escolher sempre o melhor caminho para nossas vidas e isso inclui correr riscos.
No seu caso, fazer um processo de análise (psicoterapia) te ajudaria a suportar as consequências das suas escolhas e também contribuí para fazer escolhas conscientes.

Olá, Boa Noite, olha eu acredito que esse tipo de comportamento e pensamentos podem está relacionado a questões que você vivenciou e não fez um fechamento, neste caso, o comportamento fica se repetindo em diversas áreas de sua vida, seria interessante você iniciar uma psicoterapia personalizada , especifica para identificação dos gatilhos e organização dos pensamentos, assim, você poderá evoluir nas decisões mais assertivas e etapas da vida, trabalhando a insegurança e duvidas. Estou a disposição. Qualquer coisa só me chama aqui no meu perfil.
Oi, como você está? Mudar de ideia é algo bem comum, principalmente quando se fala de decisões tão importantes na vida como qual faculdade cursar, ou se quer se casar ou não. Eu imagino que, se essa situação te mobilizou a procurar mais sobre, é porque está te incomodando e se incomoda é um problema. Tem alguns fatores que podem dificultar a tomada de decisão como o momento de vida que você está passando, a urgência para tomar tais decisões, se você se sente pressionada ou não. Adentrar um processo de autoconhecimento pode te ajudar com essas questões, identificar o que dificulta o seu processo de tomada de decião, como se sente em relação a essas possibilidades e, mais do que isso, entender o que você quer e pode querer. Eu gosto de falar que o auto conhecimento é como se fosse um "super poder" que a gente desenvolve de assumir as rédeas da própria vida. Espero ter ajudado, caso queira conhecer mais do meu trabalho, estou à disposição @naosouobrigada.psi (:
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá! As decisões parecem te assustar, o que é natural.
Escolher algo resulta em sempre abrir mão de outra.
Se pergunte se é realmente aquilo que quer, se estiver na dúvida, talvez precise pensar mais sobre.
Espero ter ajudado.
Te convidamos para uma consulta: Aconselhamento psicológico - R$ 150
Olá, compreendo que estas tomadas de decisões com constantes arrependimentos tem afetado seu bem estar, portanto já se configura uma demanda de cuidado terapêutico e/ou psiquiátrico, devido a ansiedade gerada.O autoconhecimento desenvolvido pela terapia cognitiva comportamental seria de grande valia neste caso. A saúde mental é uma busca constante, acredito que este cuidado proposto vai te ajudar muito. Um abraço.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 240
O que parece um prazer, escolher tudo e nada ao mesmo tempo , se tornou uma prisão.
Sim, procure ajuda !! Vc pode viver sem isso e ainda ter prazer.
Olá. Antes de pensarmos em um possível transtorno, é interessante pensarmos em alguns pontos: como você lida com momentos de tomadas de decisões? A partir de qual etapa da sua vida se viu tendo que tomar suas próprias decisões? Essas escolhas sobre as quais tem refletido são necessidades suas ou dos outros? Esses são pontos interessantes para serem percebidos, pois ao optarmos por um caminho automaticamente estamos abdicando de outro, mas ter que abrir mão de algo parece ser um causador de ansiedade em sua vida. Diante disso aconselho que busque ajuda de um psicólogo/ psicanalista para que tenha um espaço de escuta, acolhimento e avaliação para essa questão, podendo a partir disso construir saídas possíveis para as situações trazidas.
Não caracteriza problema mental mas sinaliza a necessidade de um processo terapêutico para organizar os pensamentos e ações.
Por muitas vezes fomos podados durante nossa infância de decidir, pelos pais, familiares.
Desse modo as escolhas na vida adulta se tornam tão difíceis.

Olá, bom dia.
Nossos pensamentos são apenas pensamentos
Às vezes, nossa mente pode parecer uma "lixeira de pensamentos", onde uma avalanche de preocupações, dúvidas e medos se acumulam. Mas é importante lembrar que esses pensamentos nem sempre refletem a realidade.
É normal ter pensamentos disfuncionais de vez em quando. Todos nós temos. Eles podem nos fazer questionar, preocupar-se e até mesmo nos deixar ansiosas. No entanto, é essencial considerar que esses pensamentos não definem quem somos.
Assim como podemos descartar itens indesejados em uma lixeira, podemos aprender a descartar pensamentos disfuncionais. Eles não precisam definir nosso humor ou influenciar nossas ações, por exemplo.
Práticas como a meditação, a atenção plena e a terapia podem te ajudar a separar os pensamentos da realidade.
E lembre-se, você tem o poder de escolher quais pensamentos merecem sua atenção e quais podem ser descartados.
Conte comigo neste processo!
Boa Tarde! Para avaliar melhor o motivo dessa variável seria interessante você fazer um processo de psicoterapia para entender como você formula suas decisões, de que forma aprendeu a decidir situações ao longo de sua vida e se consegue perceber pós e contra de uma maneira mais realista! Fico à disposição.
Olá! Pelo que diz você parece uma pessoa jovem e portanto com um mundo a ser descoberto pela frente. Tomar decisões que vão impactar de modo mais profundo como profissão, casamento necessitam de muita reflexão e desejo. É necessário pesar tudo que acarreta e como se imagina em tal situação. Portanto, tome tempo para decidir, pese consequências, converse com pessoas próximas, troque ideias, conheça as condições. Tudo para ter mais subsídios e então decidir. A pressa não ajudará. Caso sinta que estas mudanças de ideias estão demais, busque uma análise para te apoiar e ver se a algo mais envolvido neste funcionamento.
Quando temos dúvidas sobre que profissão seguir, podemos nos beneficiar da ajuda de um Psicologo Orientador Profissional! As transformações biológicas, fisiológicas e psíquicas vividas na passagem da adolescência para a vida adulta são normais e trazem implicações emocionais, dificultam a identificação, as escolhas e a tomada de decisão. Sabemos que com tantas opções possíveis, escolher uma profissão hoje não é tarefa fácil, sem contar que existem inúmeras modalidades profissionais. A tecnologia, a comunicação e a prestação de serviços provocaram desdobramentos e ramificações que permitem, inclusive, formação alternativa. Escolher uma profissão no século XXI é uma tarefa nada fácil. Diante dos inúmeros caminhos que conduzirão a vida profissional, você pode se sentir paralisado (a). Haja vista a intensa disputa, as dúvidas e a insegurança dos jovens nos dias de hoje, são significativas e são naturais. Busque apoio de um especialista em Orientação Profissional para escolher algumas carreiras que combinam com você! Talvez você descubra algumas opções de carreiras que te satisfazem e isso facilite o processo de tomada de decisão, sobre que carreira seguir!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 250
É natural mudar de ideia, querer coisas diferentes do que tinha planejado, mas é evidente que está sofrendo com os pensamentos intrusivos. Estão causando ansiedade e ao longo do tempo podem trazer sofrimento. Para saber se existe algum transtorno é essencial a avaliação Psicológica seguida da Psicoterapia. Não hesite em buscar ajuda. Estou disponível para te atender.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
O padrão de mudanças frequentes de ideia e de sentimentos intensos e voláteis pode ser indicativo de uma condição conhecida como transtorno de personalidade limítrofe (TPL), também conhecido como transtorno de personalidade borderline (TPB). O TPB é caracterizado por instabilidade emocional, impulsividade, dificuldades no controle dos impulsos, instabilidade nos relacionamentos interpessoais e uma autoimagem instável.

No entanto, é importante ressaltar que o diagnóstico de condições de saúde mental devem ser realizados por um profissional de saúde mental qualificado, como um psicólogo ou psiquiatra. Podemos conduzir uma avaliação completa, considerando vários aspectos da sua saúde mental e história pessoal, para determinar se você atende aos critérios para um diagnóstico específico.

Além disso, outros transtornos mentais, como transtorno bipolar, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno obsessivo-compulsivo ou até mesmo questões relacionadas a estresse e ajustamento podem apresentar sintomas semelhantes. Portanto, é importante buscar uma avaliação profissional para obter um diagnóstico adequado e um plano de tratamento apropriado, se necessário.

Independentemente do diagnóstico, se você está enfrentando dificuldades para lidar com esses padrões de pensamento e comportamento, é altamente recomendável buscar o suporte de um profissional de saúde mental. A terapia pode ajudar a desenvolver habilidades para lidar com as emoções, melhorar a tomada de decisões e promover relacionamentos mais estáveis e satisfatórios. Fico a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Atendimento psicoterapico - R$ 250

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!