Meu irmão tem transtorno bipolar a 6 anos e fãs tratamento só q ao longo dos anos teve algumas recaí

3 respostas
Meu irmão tem transtorno bipolar a 6 anos e fãs tratamento só q ao longo dos anos teve algumas recaídas por n usar o medicamentos corretamente, agora mesmo teve uma crise e meus pais n conseguiram manter ele aqui em casa conosco e estão internado ele, gostaria de saber o porquê q ele ficou agressivo somente com a família, inventa história horríveis sobre nos e nos trata tão mal
Pessoas bipolares podem ficar agressivas nos episódios de depressão e mania (ambos podem levar a irritabilidade), mas também podem ficar agressivos fora das crises, dependendo da personalidade e das circunstâncias. Quanto às "histórias horríveis", podem ser construtos delirantes ou problemas no relacionamento que levem a este comportamento. Não há como saber, sem examinar seu irmão e conversar com vocês, o porquê exato de ele estar apresentando estes comportamentos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prof. Theodor Lowenkron
Psiquiatra, Psicanalista
Rio de Janeiro
O Transtorno Bipolar precisa de tratamento combinado: medicamento e psicoterapia. Uma intervenção psicoterápica com a participação da família poderá esclarecer o comportamento agressivo do paciente. Abraço.
Essa é uma situação muito difícil e dolorosa, tanto para ele quanto para vocês, e é compreensível que a família se sinta confusa e machucada diante desse comportamento.

Uma das maiores dificuldades no tratamento do transtorno bipolar é a adesão ao uso regular dos medicamentos. Sem o tratamento adequado, infelizmente, as crises tendem a acontecer, se tornar mais intensas e frequentes, e muitas vezes acabam mesmo exigindo internação hospitalar.

Com bastante frequência, as pessoas mais próximas (principalmente a família) se tornam o alvo das agressões, porque são quem mais convive, quem tenta impor limites e quem cobra tratamento.

As histórias horríveis provavelmente são delírios, ou seja, ideias criadas pela própria doença e que ele, durante a crise, acredita serem verdadeiras.

Esse comportamento agressivo e hostil não define quem o seu irmão é como pessoa, mas sim como a doença está se manifestando neste momento. Com o tratamento adequado, a tendência é que esses sintomas diminuam e ele possa recuperar seu funcionamento habitual.

Especialistas

Roberto Carmignani Verdade

Roberto Carmignani Verdade

Psiquiatra

Campinas

Thiago Alcantara

Thiago Alcantara

Psicólogo

Goiânia

Débora Torres

Débora Torres

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 972 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.