Meu marido foi diagnosticado com TDAH agora aos 42 anos e está tomando Ritalina LA 30 mg prescrito por

13 respostas
Meu marido foi diagnosticado com TDAH agora aos 42 anos e está tomando Ritalina LA 30 mg prescrito por uma neurologista. Ele também está em terapia com uma psicóloga. O medicamento melhorou a impulsividade e a instabilidade mas ele está perdido, não sabe por onde recomeçar a vida. Algum conselho?
Caro internauta, sugiro que procure um neurologista de sua confiança para fazer um acompanhamento dele. Além disso, um terapeuta ocupacional pode ajudá-lo a retomar as atividades de vida diária de maneira independente e eficaz.

Olá! Ele já deu os primeiros passos mais importantes, que foi buscar a ajuda médica (com medicamentos) e psicológica; portanto fique tranquila que a profissional que o acompanha juntamente com a vontade dele de aceitar e enfrentar os incômodos certamente chegaram a um resultado positivo, no entanto tais movimentos precisam de tempo. De esse tempo a ele e a você também.
A Terapia Cognitivo Comportamental é bastante indicado para TDAH , auxilia na reestruturação cognitiva e na forma de lidar com a patologia
Ele já está em terapia, então pode ser apontado como um dos aspectos a serem trabalhados a questão de organização pessoal. É importante verificar a linha que essa profissional segue dentro da psicologia pois, para esse aspecto de organização de vida, a terapia cognitivo comportamental mostra resultados positivos.
Concordo que a avaliação neuropsicológica auxilia tanto no diagnóstico como no tratamento, uma vez que aponta quais as funções estão preservadas e alteradas. De posse do relatório, o psicólogo, preferencialmente da abordagem TCC, poderá guiar o tratamento e ter um resultado muito positivo. Talvez vocês estejam precisando de psicoeducação, que seria receber mais explicações e orientações sobre o transtorno. Pode ser que a reabilitação neuropsicológica seja necessária e de grande ajuda também. Quaisquer dúvidas, estou à disposição.
Prezada!
Ele já realizou uma Avaliação Neuropsicologica para investigar quais das funções cognitivas estão alteradas para confirmar o diagnóstico?
Podendo ser só o déficit de atenção ou Hiperatividade ou impulsividade?
Para a Psicologa intervir ou mesmo a Neuropsicologã fazer a reabilitação adequada e específica.
Atenciosamente
Olá. Ele já deu o primeiro passo que é procurar ajuda médica e psicológica, porém pode ser que a dose da medicação não esteja adequada a ele. É muito importante se certificar com relação á dose da medicação. Converse com o médico dele para esclarecer essas dúvidas. Boa sorteee.
A terapia mais indicada ao TDAH e a terapia cognitivo comportamental. Ele tera uma melhor compreensão sobre o transtorno, das situacoes que o incomoda como tambem dos pensamentos, sentimentos e comportamentos qur nao estao adequados. A. Partir dusso, com a ajuda do terapeuta ele encontrará o recomeço que procura.
Boa sorte, abracos.
O processo psicoterápico e também para auxiliar na readaptação efetiva. Deve explorar estes fatores com o psicoterapeuta.
Com o tempo ficará bem!
A avaliaçao Neuropsicologica ja foi efetuado, para tal diagnostico? Seria importante verificar, parabficar mais claro sobre as areas comprometida e preservadas existentes. Com certeza ele estaria mais tranguilo, seja o que der ele pode se reabilitar.
Prezada Boa Tarde!
É uma situação difícil mas não impossível!
Se esse diagnóstico tivesse sido na infância seria muito melhor! Mas pelo seu relato seu marido está sendo medicado e acompanhado por um psicólogo. Ele está no caminho certo.
É muito importante buscar maiores informações a respeito deste diagnóstico e junto com o terapeuta investigar por que caminhos e como ajudar no processo. Busque orientações para maior entendimento.
Sucesso!
Maria Consolata Pappacena
Olá. Que ótimo que ele já esteja em tratamento. Sugiro seguir todas as recomendações do médico especialista que o acompanha em relação ao TDAH. É necessário agora que ele e toda a família tenham calma e deem cada passo com harmonia: um dia de cada vez! Psicoterapia será de grande auxílio. Além disso, atividade física, alimentação saudável, dormir adequadamente e buscar atividades reflexivas e meditativas.
Além da psicoterapia, terapia EMDR.