Meu namorado tem 27 anos e está sempre cansado e não procura ajuda, e eu também não sei o que fazer.

33 respostas
Meu namorado tem 27 anos e está sempre cansado e não procura ajuda, e eu também não sei o que fazer. Ele é capaz de dormir 15h/dia tranquilamente, todos os dias. Aqui na minha casa ele chega a dormir/cochilar até 4x ao dia, imagino na casa dele... Além disso, ele está sempre comentando que está cansado. Ele acorda dizendo que está cansado. Café não faz nenhum efeito nem às 23h. Não consegue ter disposição para coisas de jovens como ir a uma trilha e a uma festa no mesmo dia. Os exames de rotina dizem que está tudo bem. Hormônios de tireóide também. Qual profissional buscar? Aparentemente ele é assim desde, no mínimo, a época que conheço ele, em torno dos 16 anos.
Olá,
deve-se investigar uma pouco mais sobre o motivo dele ter tanto sono durante o dia, como por exemplo, se ele dorme bem durante a noite ou se tem um rotina/horário fixo para ir dormir. Já que os resultados dos exames laboratoriais deram dentro no esperado, é importante entender se esse excesso de sono vem junto com tristeza/apatia, se sim recomendo a ele buscar um profissional da Psicologia.

Existe a área médica especialista em sono, que vejo ser o melhor caminho, Médico do Sono. Junto disso, se o cansaço for uma queixa para ele, psicoterapia também, para avaliar se o sono não está exercendo alguma função, como recurso de enfrentamento de alguma situação ou dificuldade emocional.
Olá! realmente tem muito sono aí! Mas qual é a função desse sono, uma vez que os exames de rotina estão ok?
É importante investigar a rotina, alimentação, modos de enfrentamentos e outros para entender o que leva ao sono que não gera descanso. Concordo com a colega acima, investigar primeiro com especialista do sono e com o psicólogo na busca de entender e modificar padrões em relação a esse comportamento.
Olá! Seria importante investigar o sono, uma vez que os exames clínicos estão ok. A psicoterapia também pode contribuir neste caso, uma vez que é um trabalho de autoconhecimento e você cita que ele tem este comportamento desde os 16 anos pelo menos. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição.
Vc e ele não estão sozinhos. Traga ele para participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. A CONDIÇÃO dele atual não define quem ele é. Essa possível depressão que está trazendo esses sentimentos é uma doença altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que ele não é assim. Ele está assim!. abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Realmente esse excesso de sono não é normal.
Sugiro ele procurar um endocrinologista
ou nutrólogo para fazer uma investigação clínica mais profunda e fazer as devidas recomendações.
Sono excessivo pode ter várias causas, é bom que tenham excluído alguns fatores, como a tireoide, mas até mesmo o TDAH poderia explicar parte destes sintomas, ainda que haja a necessidade de investigar mais fatores envolvidos.
Como citado pelos colegas acima, é muito relevante estudar a qualidade do sono, pois dormir 15 horas não implica necessariamente em descanso.
Outra questão importante a ser avaliada é a relação deste sono com condições emocionais, saber se não há uma relação com depressão.
Mas por fim, mesmo que não tenha a influência de nenhum outro fator, o sono e a disposição são comportamentos aprendidos, para o bem e para o mau. Desta forma, é importante que seu namorado busque uma terapia que o ajude a condicionar este sono de outra maneira.
Olá, bom dia, como você está?

O sono é influenciado por diversos fatores. Não podemos estabelecer o excesso de sono ou a ausência dele a apenas uma causa. São aspectos físicos, biológicos, ambientais e psicológicos imbrincados que resultam em um padrão de sono específico.
Você citou que o seu namorado já realizou exames físicos para detectar alguma desregulação hormonal, não apresentando nenhum alteração. Nesse caso, é importante analisar outros fatores, como a rotina. O nosso ciclo circadiano, que é o mecanismo natural regulador do sono, pode sofrer influências de nossa rotina ou da ausência dela. Então analise com ele, como está sendo a rotina de trabalho, de tarefas, estudos, a qualidade de alimentação, a realização de exercícios/atividades físicas e a exposição à luz solar.
É importante fazer essa investigação junto a profissionais especialistas em sono, que podem incluir os da área da Psicologia, Psiquiatria, Neurologistas, dentre outros. Eles irão investigar, baseados na rotina do seu namorado, as causas relacionadas a esse sono e cansaço excessivos. No entanto, adianto que alguns transtornos, como o depressivo, também têm como sintomas o cansaço excessivo e a apatia e perda de motivação.
É necessário, então, fazer uma investigação ampla, começando por um psicólogo, que, se necessário, encaminhará para outros profissionais, para um tratamento interdisciplinar.

Espero ter ajudado,

Estou à disposição.

Abraço.
Supondo que ele fez uma bateria de exames que descartaram alterações nas vitaminas, hormônios e demais funcionamentos do organismo que podem provocar essa falta de energia, e os exames não apontaram nenhuma anormalidade, recomento iniciar dois processos juntos. A Terapia com um/uma Psicóloga devidamente capaz para atuar na clínica e também um/uma Psiquiatra, pois possivelmente, para além das questões subjetivas dessa falta de energia, existe um funcionamento inadequado dos neurotransmissores, tal como se observa em pessoas com transtornos depressivos. A medicação pode ser uma ótima ferramenta auxiliar. Vale salientar que para um melhor proveito, as duas especialidades (Psicólogo e Psiquiatra) devem ser consultadas e de preferência, trabalhar em conjunto.

Desejo o melhor para vocês e qualquer coisa não deixe de escrever!
Busque um psicólogo ou um neuropsicologia. Dentro de uma consulta com ele poderá obter maiores explicações sobre ele.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica online - R$ 120
Há algumas hipóteses, que vão desde a metabólica até a qualidade do sono mais profundo. Sugiro como primeiro passo procurar uma clínica para avaliar essa qualidade, pois tempo adormecido não significa necessariamente qualidade de sono.
Um abraço
Olá! O primeiro passo já foi dado, que são os exames de rotina, como os resultados estão normais, deve ser investigados demais questões, pois a qualidade do nosso sono está relacionado a várias questões, como por exemplo, boa alimentação, higiene do sono, fatores estressantes, atividades físicas, entre outras. É importante que ele procure a ajuda de um profissional para avaliar a sua rotina e identificar a causa da desregulação do sono.
Porém, você trouxe um ponto importante, que ele não quer buscar ajuda, infelizmente nem sempre vamos conseguir mudar a atitude do outro, neste caso, aconselho que você busque o Psicólogo para te auxiliar a lidar com esta situação. Espero que fiquem bem!
Boa noite! O motivo do sono excessivo pode ter diversas causas. Você deveria de qualquer forma inicialmente procurar um médico especializado em sono, caso não tiver convênio que cubra há lugares que você pode entrar na lista de espera para acompanhar seu namorado. Uma pergunta, seu namorado ronca? Normalmente o ronco devido suas causas internas influenciam na exaustão durante o dia! Caso passar com o médico especialista e estiver tudo bem, recomendo que ele busque um psicólogo ou um Psicanalista, onde será possível explorar por diversos modos o porque desse cansaço. Qualquer coisa estou a disposição. Fiquem bem.
É possível que seja falta de ferro. Seria interessante realizar um exame específico para saber. Qualquer médico clinico consegue receitar esse exame. E outros que talvez ele não tenha realizado ainda.
No entanto, se sentir que deve falar sobre como se sente, e se isso tem afetado sua vida, me mantenho à disposição para quaisquer dúvidas referente a terapia.
Atenciosamente,
Fernanda de Andrade
Olá, o cansaço pode ser indicativo de uma rotina que não esteja saudável, incluindo, uma alimentação que não esteja adequada, um sono que não seja reparador e não esteja fazendo uma atividade fisica. Além disso, pode ser também a questões emocionais de falta de autoconhecimento, estando com a vida um desorganizada para lidar com as áreas ocupacionais, de lazer, saúde e de relacionamento. Peça para ele buscar ajuda psicológica.
Seu namorado pode estar passadno por uma crise depressiva. Sugiro que consulte uma psicanalista que pode ajudar. Estou à disposição. Ok
Se os exames estão todos bons, acredito que seria válido sim ele procurar um psicólogo para compreender o que está acontecendo. Partindo do pressuposto que essa vontade excessiva de dormir possa ser algum sintoma psicológico. Se vocês já foram em vários médicos e não tem respostas, por que não optar pela psicoterapia? Pode ser que o inconsciente está dando sinais de que algo psicológico não está bom.
Olá, é compreensível que você esteja preocupado com o estado de saúde de seu namorado. Pode ser uma boa ideia incentivá-lo a procurar ajuda médica e considerar a possibilidade de buscar ajuda de um médico clínico geral ou de um especialista em sono para avaliar o quadro de cansaço dele. Além disso, considerando a duração e intensidade dos sintomas, pode ser benéfico também buscarem ajuda de um psicólogo ou psiquiatra para avaliar se há algum problema psicológico ou de saúde mental relacionado. É importante lembrar que quanto mais cedo for identificada uma possível condição, mais cedo será possível iniciar um tratamento adequado e promover a recuperação e o bem-estar de seu namorado.
Uma investigação clínica mais aprofundada costuma ser essencial para fazer um diagnóstico diferencial. Após a exclusão de algumas hipóteses diagnósticas relacionadas aos sintomas que ele apresenta, é importante avaliar a possibilidade da existência de um transtorno depressivo ou demais questões psíquicas relacionadas. Durante todo esse processo, a psicoterapia pode auxiliar seu namorado a lidar com o os sintomas presentes, possíveis causas orgânicas ou emocionais. Em muitos casos, o acompanhamento psiquiátrico e o uso medicamentoso, também pode ser indicado. Um abraço.
Olá. Tudo bem?
Se seu namorado já fez todos exames e estão bons, você pode tentar estimulá-lo a consultar com um psicoterapeuta, este num primeiro momento vai entender o que está acontecendo e encaminhá-lo para um psiquiatra se necessário.terapia on-line pode facilitar este processo. Entre em contato comigo, terapia on-line facilita o processo, é minha especialidade .
Com certeza um psicólogo e talvez um médico que ele talvez indique, você vai melhorar!
É possível que seu namorado esteja sofrendo de fadiga crônica, que é uma condição médica que se caracteriza por um cansaço extremo que não melhora com o repouso. É importante que ele procure ajuda médica para investigar essa possibilidade e descartar outras causas de fadiga, como apneia do sono, anemia, depressão, entre outras.

O médico mais indicado para avaliar esse tipo de sintoma é o clínico geral, que pode solicitar exames laboratoriais e, se necessário, encaminhar para outros especialistas. É importante que seu namorado relate detalhadamente seus sintomas e hábitos de vida ao médico, incluindo a quantidade de horas de sono, alimentação, atividade física, entre outros. Dessa forma, o médico poderá chegar a um diagnóstico e propor um tratamento adequado.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Boa tarde, como está?
Lendo o que você relatou parece que seu namorado não tem mesmo nenhuma causa física para essas questões, parece que pode ser algo mais psicológico mesmo, seria interessante ele buscar um psicólogo ou um psicanalista para ele conversar mais sobre esse excesso de desânimo, sono e cansaço que ele tanto sente.
Espero ter ajudado um pouquinho, abraços.
Olá! Sono e cansaço em excesso pode indicar alguma disfunção física/emocional. Então, entendo que seja importante investigar o porquê de tanto sono e cansaço. Tanto um psicólogo quando um psiquiatra podem dar início a esta investigação. Agora, é muito importante também que ele sinta a necessidade de procurar ajuda.
Aparentemente a causa não é física, já que você menciona que os exames estão normais e que ele age dessa forma há pelo menos 11 anos. Caberia mais investigação física a respeito? Não posso afirmar, mas outros exames podem ser realizados.
Entretanto, do meu ponto de vista psicológico, é necessário avaliar se ele sempre se comporta assim ou se na presença de amigos ou atividades que sejam de seu interesse ele se sinta mais estimulado a fazer algo novo.
O que será que ele enfrenta no dia a dia que faz com que ele se utilize do sono para fugir de coisas que não o agradam?
Olá! Importante procurar um médico para que se passe exames mais pontuais e específicos para essa queixa. Investigar a rotina, autoestima e sua forma de enfrentamento diante das dificuldades do dia-a-dia também podem ser bastante válidas. Interessante que procure uma equipe multidisciplinar (médico, psicólogo, nutricionista, educador físico...) para poder ajudar.
Seu namorado deve procurar ajuda médica para investigar sua fadiga crônica. Comece com um médico de cuidados primários, que pode encaminhá-lo a especialistas, como um especialista em sono ou um endocrinologista. Um psicólogo ou psiquiatra também pode ser útil para ajudar a descartar possíveis causas psicológicas, como depressão ou ansiedade, que podem afetar os níveis de energia. O diagnóstico adequado é essencial para identificar a causa e buscar o tratamento adequado.
Olá! Embora os exames de rotina possam indicar que está tudo bem, é possível que existam outros fatores que possam estar contribuindo para o cansaço constante do seu namorado. Por exemplo, distúrbios do sono, como a apneia do sono, podem levar a uma sensação de cansaço crônico. Também é possível que ele esteja sofrendo de depressão, ansiedade ou outro transtorno mental que possa afetar sua energia e disposição. Importante procurar um médico especialista.
Você pode oferecer suporte emocional ao seu namorado, incentivando-o a buscar ajuda médica e mostrando que está lá para apoiá-lo. Se ele estiver disposto, você pode até acompanhá-lo às consultas médicas. Lembre-se de que a saúde mental e física são fundamentais para uma vida saudável e feliz, e que buscar ajuda não é um sinal de fraqueza, mas sim de força e coragem para lidar com os desafios da vida. Sempre à disposição.
Importante entender o motivo pelo qual ele não procura ajuda. Sugiro uma consulta inicial em psicoterapia para esclarecer se existe um sofrimento e o desejo de mudança da parte dele.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica do adulto - R$ 100
Seu namorado está enfrentando uma questão importante em relação à sua fadiga e sono excessivos. Embora os exames de rotina e os testes hormonais tenham sido normais, ainda pode haver outros fatores subjacentes que estão contribuindo para seus sintomas.

Nesse caso, seria recomendado que ele procurasse um médico para uma avaliação mais aprofundada. Um bom profissional para começar seria um médico de clínica geral ou um médico de família, que pode conduzir uma investigação mais abrangente. O médico poderá realizar exames adicionais, se necessário, e avaliar diferentes aspectos, como a qualidade do sono, histórico médico, estilo de vida, nutrição, estresse e outros fatores que possam estar afetando seu nível de energia e cansaço.

Além disso, dependendo dos resultados e das suspeitas clínicas, o médico pode encaminhá-lo para um especialista específico, como um médico do sono, um endocrinologista ou um especialista em medicina interna. Esses profissionais podem conduzir exames mais especializados e oferecer diagnósticos mais específicos.

É importante encorajar seu namorado a buscar ajuda profissional e apoiá-lo durante esse processo. Às vezes, a fadiga crônica pode estar relacionada a condições médicas subjacentes, como distúrbios do sono (como a apneia do sono), distúrbios metabólicos, condições psicológicas (como depressão) ou outros problemas de saúde. Um diagnóstico adequado é fundamental para que ele receba o tratamento adequado e encontre maneiras de gerenciar sua fadiga.

Lembrando que sou um modelo de linguagem e não substituo a opinião de um profissional de saúde. As informações fornecidas não devem ser consideradas como um diagnóstico médico.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Boa tarde! Entendo sua preocupação. Diante do exposto indicaria sim uma psicóloga e continuaria a investigação, o que talvez esse sono pode "proteger" ou ter a função de evitar contato com algo que seja difícil de lidar. Um abraço.
Minha orientação é procurar um bom clínico geral para entender a questão, não somente ver se o resultado dos exames estão dentro da normalidade. É preciso continuar investigando, as causas podem ser inúmeras.
Ola tudo bem? O sono é muito importante para restauração do corpo, além de ser importante para saúde mental. Não é indicador de normalidade este sono excessivo, é necessário investigar mais causas, e avaliar alguns quesitos como: qualidade deste sono, tempo, se tem sono leve, se apresenta roncos, se vitaminas e ferro estão bons. Um médico do sono seria indicado para este caso.
A falta de sono ou má qualidade além deste cansaço pode causar apatia, irritabilidade, falta de foco e concentração, e ele terá benefícios com a psicoterapia em vários aspectos.