Meu neto tem síndrome de daw, está com 18 anos, e faz suas necessidades fisiológicas na roupa, como

17 respostas
Meu neto tem síndrome de down, está com 18 anos, e faz suas necessidades fisiológicas na roupa, como devemos agir para que isso não aconteça mais?
É importante que seu neto tenha um acompanhamento interdisciplinar, ou seja, de especialistas que possam acompanhar e auxiliar para que tenha qualidade de vida e independência. Um urologista pode avaliar se há necessidade de medicamento para auxiliar no controle das necessidades fisiológicas ou outras estratégias, além de ver a necessidade de avaliação por outros especialistas. Um abraço

Olá! Nesse caso é importante se avaliar corpo e mente. Primeiro, descartar hipóteses fisiológicas, que podem ser tratadas com profissionais específicos e medicação. Segundo, partir para a possibilidade de ser um sintoma consequente de algo psíquico/emocional. Aproveito para sugerir que a família também tenha acompanhamento para lidar com os dificultadores que surgirem.
É delicado dizer uma alternativa específica que funcionará, pois ao longo do processo de desenvolvimento diversas estratégias são utilizadas para treinamento e aquisição de comportamentos e habilidades desejados, tudo isso acompanhado por uma equipe multiprofissional e de preferência multidisciplinar.
Ao longo dos 18 anos de seu neto ele esteve sob resguardo de uma equipe assim? Se não, seria interessante buscar por esse suporte na região em que você mora. A APAE é a instituição referência no acompanhamento de pessoas com Síndrome de Down, mas podem existir outras instituições ou projetos similares em sua região.
Acredito que com um bom amparo profissional esse e outros desafios poderão ser superados.
Espero ter ajudado de alguma forma.
Olá querida! Sugiro você procurar um profissional em terapia ocupacional, ela pode avaliar e te passar a melhor intervenção pro seu neto. Um grande abraço e boa sorte no tratamento
Olá, é difícil lhe dizer faz isso ou aquilo, pois cada pessoa exige um tratamento diferente.
Seu neto precisa de ajuda, e de preferência que seja num local onde tenha uma equipe de profissionais com diversas especialidades, psicólogo, terapeuta ocupacional, fono, fisioterapeutas, e seria bom com equipe médica junto, cardiologistas, endocrinologistas, etc, pois as pessoas com síndrome de down necessita estar sempre fazendo esses acompanhamentos médicos.
Se ele já faz acompanhamento médico, busque ajuda psicológica para ele, pois poderá acrescentar ainda mais em sua evolução e assim achar uma forma de controle de suas necessidades.
Espero ter ajudado.
Olá! Primeiramente, gostaria de sugerir que os familiares que convivem com ele façam também acompanhamento psicológico para que possam lidar melhor com essa e outras questões. É importante que seu neto seja acompanhado por uma equipe multiprofissional, pois precisam avaliar se essa é uma questão orgânica ou psíquica. Um abraço!
Seu neto precisa ser acolhido e compreendido. Essa conduta evidencia um pedido de socorro inconsciente e um alerta de que algo não vai bem! Em geral, defecar na roupa sinaliza medo.
Olhe para ele e diga que você percebe que ele não consegue ouvir o corpo pedindo para ele sentar no vaso sanitário. Alguém precisa conversar com ele e dizer que o nosso corpo fala com a gente e nós precisamos escutar e oferecer aquilo que o nosso corpo está pedindo. Pode ser água, comida, dormir, por pra fora líquidos ou excrementos que são sujeiras e também existe lugares certos para cada necessidade do corpo, por exemplo, cama para dormir e vaso sanitário para eliminar os excrementos; e quando ele faz na roupa incomoda a ele e a todos em sua volta. E pergunte: que tal oferecer palavras boas, amizade ou companhia aos outros ao invés de sujeira, mal cheiro e trabalheira. Pergunte se alguém está falando feio com ele, ou o tratando mal? Ajude-o a desenvolver bons pensamentos, gratidão e alegria; e assim serão esses tipos de coisas que sairão dele para os outros.
Um abraço,
Lea
Consulte um médico especializado para eliminar hipóteses de alterações fisiológicas. Seria importante também um trabalho integrando comportamento frente a estas ocorrência inclusive com a família.
Olá! As pessoas com síndrome de Down necessitam desde cedo de orientações e comandos específicos: rotinas, hábitos.. Assim como, os pais e familiares devem ser orientados de como acompanhá-las em seu desenvolvimento motor, emocional,...Seu neto já tem 18 anos e demonstra não ter hábitos de higiene fisiológica adequados. Ele frequenta alguma instituição de referência em síndrome de Down? A socialização dele tb é essencial. Procure ajuda dessas instituições onde vcs encontrarão profissionais capacitados para ajudá-los. Espero ter ajudado. Um abraço.
Olá, tudo bem? Sugiro uma avaliação com proctologista, para que possa ser identificada a origem do problema por meio de exame clínico e de alguns métodos de investigação mais específicos. É importante procurar ajuda médica especializada para tratar essa queixa. Essa disfunção acaba prejudicando a qualidade de vida quando não é tratada; Podem ser recomendadas sessões de fisioterapia para o aprendizado de como utilizar a musculatura esfincteriana. Sigo à disposição. Abraços.
Olá! É fundamental que ele seja avaliado por equipe multidisciplinar, principalmente para se confirmar/descartar causas fisiológicas. Quanto ao aspecto comportamental é sempre importante criar hábitos adequados para ele, rotina estável e criação de hábitos para desenvolver autocuidado e autonomia. Buscar ajuda com psicólogo especialista é fundamental para fazer tanto a avaliação quanto o acompanhamento.
Olá, tudo bem? Como vai?

Psicoterapia e Hipnoterapia podem ajudar.

Trabalho com a TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), Psicanálise, Psicologia Positiva, Hipnose (Hipnoterapia Clássica), PNL (Programação Neurolinguística) e Mindfulness (atenção plena, focada no aqui e agora/momento presente).

Vamos agendar uma consulta?

Qualquer dúvida estou a disposição!

Att,

Psicóloga
Vanessa C. M. Bifano
CRP 06/124299
Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), Psicanálise, Psicologia Positiva, Hipnose (Hipnoterapia Clássica), Mindfulness (Atenção Plena, foco e concentração) e Programação Neurolinguística (PNL)
Primeiro, é importante procurar um profissional de saúde para avaliar o caso e descobrir o que está causando o comportamento. Pode ser que seu neto precise de ajuda para aprender a usar o banheiro, ou que ele precise de algum tipo de tratamento para controlar o comportamento.

Além disso, é importante criar um ambiente seguro e estruturado para o seu neto. Estabeleça regras claras e consistentes, e incentive o seu neto a seguir as regras. Ofereça reforços positivos quando ele usar o banheiro corretamente, e ajude-o a entender as consequências de não usar o banheiro.

Também é importante lembrar que o seu neto pode precisar de mais tempo para aprender a usar o banheiro. Seja paciente e ofereça ajuda.
Olá! Entendo que lidar com as necessidades fisiológicas do seu neto com Síndrome de Down pode ser um desafio, mas existem abordagens que podem ajudá-lo a superar essa dificuldade.

Primeiramente, é importante entender que a incontinência fecal ou urinária é um sintoma relativamente comum em pessoas com Síndrome de Down. Isso ocorre devido a uma variedade de fatores, como atraso no desenvolvimento neuromuscular e problemas de comunicação e cognição.

A melhor forma de lidar com a incontinência é por meio de uma abordagem multidisciplinar, que envolve profissionais de saúde como um médico, um fisioterapeuta e um psicólogo, para ajudar a identificar e tratar as causas subjacentes do problema.

Algumas sugestões práticas que podem ajudar a lidar com a incontinência incluem:

Estabelecer rotinas regulares para ir ao banheiro: Estabeleça horários regulares para o seu neto ir ao banheiro e incentive-o a usar o vaso sanitário. Se necessário, use um alarme para ajudar a lembrá-lo.

Oferecer alimentos ricos em fibras: Certifique-se de que a alimentação do seu neto inclui alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras e cereais integrais. Isso ajuda a manter o trato intestinal saudável e regular.

Incentivar a prática de exercícios físicos: A prática regular de exercícios físicos pode ajudar a fortalecer os músculos do trato urinário e intestinal, o que pode reduzir a ocorrência de incontinência.

É importante lembrar que a incontinência pode ser um problema complexo, e que cada caso deve ser avaliado individualmente por um profissional de saúde. Não hesite em procurar ajuda especializada para ajudar seu neto a superar essa dificuldade e ter uma vida mais confortável e independente.
Olá. Buscar ajuda profissional e considerar a possibilidade de que ele não pare de fazer. Abraço.
Olá, como tem passado?
Não necessariamente está associado somente à Síndrome, mas a outros fatores também, procure um(a) psicólogo(a) para realizar um processo terapêutico interessante, existem profissionais dos mais diversos e qualificados para essa situação e outras, como é algo que incomoda muitas pessoas, parece que é o momento, existe também a questão da idade, então por que não procurar ajuda?
Espero ter ajudado, até mais.
É importante primeiro consultar um profissional de saúde, como um médico ou um terapeuta ocupacional, para avaliar a situação e determinar a melhor abordagem para ajudar seu neto. Eles podem ajudar a identificar possíveis causas do comportamento e a desenvolver estratégias de intervenção.

Além disso, é importante fornecer um ambiente seguro e acolhedor para seu neto, garantindo que ele tenha acesso fácil ao banheiro e a produtos de higiene adequados. Também é importante estabelecer uma rotina regular para ir ao banheiro e incentivar a prática de bons hábitos de higiene.

Incentivar seu neto a expressar suas necessidades e sentimentos de forma adequada, proporcionando amor, apoio e paciência, também pode ser fundamental para ajudá-lo a superar esse desafio. Lembre-se de que cada indivíduo é único e pode precisar de estratégias personalizadas para lidar com essa situação.