Meu nome Arlete. Boa tarde.Tenho 73 anos. Faço só caminhadas não faço academia..nem musculação, nem

6 respostas
Meu nome Arlete. Boa tarde.Tenho 73 anos. Faço só caminhadas não faço academia..nem musculação, nem pilates. Posso tomar creatina?
Ola dona Arlete.
A creatina é um dos suplementos mais estudados mundialmente. Com isso, existem várias pesquisas e artigos que comprovam a sua eficácia no aumento de força, aumento de massa muscular, gerando maior resistência durante o treinamento.
A creatina tem inúmeros benefícios, dentre eles, ajuda a preservar a massa magra, evitando assim casos de sarcopenia. Portanto, mesmo não fazendo exercícios de força como treino de musculação, acho interessante para preservar a massa magra.
A sarcopenia atinge 40% da população acima de 65 anos e 60% dos indivíduos com mais de 80 anos. É comum que pacientes mais velhos apresentam perda de músculos, o que gera impacto em sua força e aumenta o risco de quedas, por exemplo.

Olá, Dona Arlete! É um prazer ajudá-la.
A creatina é um dos melhores suplementos que temos hoje no mercado, tendo seus benefícios para além do desempenho esportivo, incluindo a saúde cerebral, a prevenção de doenças e o envelhecimento saudável.
Para indivíduos de mais idade, a suplementação com creatina pode oferecer alguns benefícios interessantes, como potencial apoio à manutenção da massa muscular, força e função, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida e independência.
No entanto, é importante considerar a saúde geral e qualquer condição médica existente antes de começar a suplementação, especialmente aos 73 anos. Antes de tomar qualquer decisão sobre suplementos, recomendo fortemente que você consulte um nutricionista.
Lembre-se, a chave para a longevidade envolve uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais, proteínas magras e grãos integrais, além de manter-se ativa dentro de suas capacidades e interesses. A suplementação pode oferecer benefícios adicionais, mas deve sempre ser considerada como complementar a esses fundamentos. Um grande abraço!
Bom dia, dona Arlete reforçando o que disse a colega, creatina é um bom suplemento muito indicado no ganho de força, mas recomendo que procure uma nutricionista para orientação sobre quantidade tempo de consumo horários e associação da dieta também precisa ser avaliada a sua função renal.
Olá, Arlete! Para tomar creatina não é obrigatório estar em treinamento de força, mas como disseram os colegas é importante ter a recomendação feita para você. Além disso, o treino de força pode melhorar sua qualidade de vida, força muscular e capacidade cognitiva. Procure um nutricionista que avalie o seu consumo alimentar e que possa calcular a quantidade/dose adequada para o seu objetivo. Além disso, cabe ressaltar que alguns exames de sangue de rotina podem elucidar se você possui alguma contraindicação ao uso.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
A creatina é, de fato, um dos suplementos mais estudados e pesquisados na literatura científica. Muitos desses estudos abordam a suplementação de creatina em diferentes populações, incluindo pessoas idosas. Nestes estudos, a creatina tem se destacado positivamente, especialmente entre os idosos. Estudos têm mostrado que a suplementação de creatina em idosos pode trazer diversos benefícios, como melhora da força muscular, da função cognitiva e da qualidade de vida. Além disso, a creatina também pode ajudar a prevenir a perda de massa muscular e a fragilidade, problemas comuns associados ao envelhecimento. Recomendo que procure um nutricionista para avaliar seu caso de perto, para poder te auxiliar da melhor forma possível.
Olá, Arlete! Boa tarde! Como você está?

A creatina é um suplemento amplamente utilizado por pessoas que praticam atividades físicas de alta intensidade, como musculação, levantamento de peso e treinos de alta intensidade. Ela é conhecida por aumentar a força, a resistência e a massa muscular.

No entanto, em pessoas que não praticam esse tipo de atividade física intensa, os benefícios da creatina podem ser limitados. Como você mencionou que faz apenas caminhadas e não está envolvida em musculação, academia ou pilates, é importante considerar se você realmente se beneficiaria do uso da creatina.

Além disso, é essencial considerar outros fatores, como sua saúde geral, possíveis condições médicas e medicamentos que você possa estar tomando. Em certos casos, a creatina pode não ser recomendada devido a preocupações de saúde específicas.