Microangiopatia isquemica pode virar alzheimer?

3 respostas
Microangiopatia isquemica pode virar alzheimer?
Dr. Otavio Castello de Campos Pereira
Geriatra, Médico perito
Brasília
Concordo com a linha de raciocinio do Dr. Humberto. Acrescento, com o intuito de colaborar, que independente da causa primaria (se neurodegenerativa como na doença de Alzheimer) ou por dano circulatorio ao cerebro (leucoaraiose), ambas as situacoes podem se apresentar com significativo dano a cogniçao (memoria e outras funcoes cerebrais superiores) - sendo na pratica, PARA O LEIGO, situacoes muito parecidas. Vide outras resoostas minhas onde comento os subtipos de demencias existentes e, se precisar, volte a perguntar

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Glauber de Menezes Ferreira
Neurologista
Fortaleza
Microangiopatia (doença de pequenos vasos) e Alzheimer são coisas diferentes. Porém a presença do doença de vasos pode facilitar o início de Alzheimer.
Dr. Humberto Luiz Moser Filho
Médico do sono, Neurologista
Porto Alegre
A doença de Alzheimer é um quadro neurodegenerativo, irreversível, caracterizado por déficit cognitivo com comprometimento predominantemente em memória, pelo menos inicialmente, e afetando também outros domínios cognitivos, de maneira progressiva e cursando com impacto funcional para atividades diárias. Na neuroimagem, embora não haja achados patognomônicos, costuma haver atrofia encefálica especialmente em regiões temporais. Microangiopatia, também conhecida como leucoaraiose, é um conjunto de achados sugestivos de lesões isquêmicas na substância branca cerebral, mais comumente encontrados em pacientes diabéticos e/ou hipertensos, e, caso haja comprometimento extenso, pode cursar com dano cognitivo que costuma se manifestar mais predominantemente com disfunção executiva e pode vir associado com sintomas motores, sensitivos ou alteração de marcha.Ou seja, são doenças diferentes, porém em pacientes com fatores de risco podem se apresentar em associação.

Especialistas

Renata Lima

Renata Lima

Fisioterapeuta

Maceió

Carla Ribeiro de Queiroz

Carla Ribeiro de Queiroz

Psicólogo, Psicanalista

São José dos Campos

Flávia Daolio Formigari Lima

Flávia Daolio Formigari Lima

Terapeuta ocupacional

Jundiaí

Paulo Ricardo Uruguai

Paulo Ricardo Uruguai

Geriatra, Internista

Fortaleza

Jaqueline Doring Rodrigues

Jaqueline Doring Rodrigues

Geriatra

Curitiba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 205 perguntas sobre Doença de Alzheimer
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.