Minha família por parte de mãe quase toda é bipolar, a família do meu pai tem pessoas que claramente

2 respostas
Minha família por parte de mãe quase toda é bipolar, a família do meu pai tem pessoas que claramente tem transtornos, só não sei quais. Passei por muitos traumas, desenvolvi ansiedade e já tive episódios depressivos, sou/serei bipolar? (Obs: sou adolescente)
Bom dia!

Há uma chance de desenvolver transtorno bipolar também, porém os fatores de risco não são apenas genéticos, mas também ambientais.

Pra fazer o diagnóstico, você precisaria passar por uma avaliação, até pra diferenciar de outras patologias (como depressão unipolar, transtornos de ansiedade e transtornos de personalidade).

Abraços!

Em fato, grande parte dos transtornos psiquiátricos tem importante relação com fatores de risco genéticos. Entretanto, não somente isso é um definidor. Temos também as vivências no âmbito ambiental como de grande influência na possibilidade de desenvolvimento de certos quadros mentais, ainda mais no período da adolescência, na qual você se encontra. De qualquer forma, para um diagnóstico preciso, você precisa mesmo é passar por uma avaliação especializada com profissional psiquiatra, pois existem diversas patologias que podem se assemelhar e, também, ter como fator predisponente um antecedente familiar específico e se manifestar como outro transtorno.