MInha filha tem 4 anos e vejo que ela não responde as perguntas de forma natural. Como se ela não compreendesse

21 respostas
MInha filha tem 4 anos e vejo que ela não responde as perguntas de forma natural. Como se ela não compreendesse tudo que se fala a ela ... e qdo responde, algumas perguntas, é meio que decorado a sua resposta. Sinto que isso atrapalha o atrapalha seu aprendizado. Isso é normal na idade dela?
o desenvolvimento infantil tem que ser estimulado com brinquedos educativos, escolinhas e em casa por meio de histórias e dinâmicas que envolvam a criança.

Seria interessante vc procurar um psicologo especializado em crianças e fizesse uma avaliação.

O que o pediatra diz? Ela ouve bem? Isto já foi confirmado? São poucos dados para inferir algo. Ela está na escola? Vem alguma queixa da escola ou professores? Tem amiguinhos? Brinca com eles? Veja...você nos faz uma pergunta e nós devolvemos outras...
Bom dia! Realmente não é esperado para esta idade respostas assim como você descreveu. É importante verificar que outras alterações você percebe e se tiver na escola já pede um relatório para a professora, com isso procure uma fonoaudióloga ou uma psicóloga infantil. Elas irão investigar juntamente com você que outras alterações possam existir envolvendo o comportamento e desenvolvimento de outras habilidades anteriores (idades que adquiriu cada conquista como andar, falar, tirar fraldas) e principalmente o que diz respeito ao que você alega na fala e socialização. Dependendo da avaliação de uma destas profissionais poderá envolver outros profissionais (médicos) e exames ou não. Geralmente o de Processamento Auditivo é feito após os 6-7 anos, então seriam outros que acharem conveniente.
Bom dia. Com 4 anos é esperado que a criança consiga responder perguntas, formular frases completas, reconhecer algumas cores, sabe cantar musiquinhas, etc. Porém, ser esperado, não significa que sua criança deve fazer. O estímulo é importante para o desenvolvimento infantil, porém mesmo em um ambiente estimulado a criança pode apresentar dificuldades. O ideal é que você busque ajuda de um profissional (psicólogo, neuropsicólogo, fonoaudiólogo)para que ele possa avaliar quais são as dificuldades e porque elas estão ocorrendo. O ideal é que seja um profissional com experiência com crianças.
Uma avaliação com um fonoaudiólogo qualificado, entre outras avaliações que ele o fará é muito importante a do PROCESSAMENTO AUDITIVO, diferente de audiometria, relacionado a perda auditiva. O processamento auditivo, tem a função de transformar o som em ondas, que possibilita que o som seja bem compreendido. Quando alterado o P.A., prejudica a atenção da criança,quando expostos em ambientes barulhento não consegue distinguir a figura fundo, ou seja distinguir o que ela esta ouvindo e o ruido, se misturam.Assim não consegue compreender uma boa parte da informação. Esta relacionada a qualidade de percepção do som.
Então uma boa avaliação essencial para descobrir o caminho de como ajudar a criança alcançar seu potencial .
Abraços,

Maria Perpétuo
Realmente tenho poucos dados para poder fornecer um melhor direcionamento, indico a busca por uma neuropsicologa para entender melhor as questões trazidas pela mãe, pois pode ser várias questões da ordem psicológica ou biológica.
Converse com seu Pediatra, ele poderá orientar quanto ao desenvolvimento de sua filha. Aos 4 anos de idade, é esperado que a criança já formule frases completas, entre outras habilidades. Para uma opinião mais concreta, é preciso conhecer o caso mais a fundo. Muitas questões precisam ser avaliadas, como a audição, entre outras. Uma avaliação com um Psicopedagogo é fundamental, pois o mesmo pode detectar as hipóteses para encaminhamento ao profissional especifico, e tratamento das dificuldades de aprendizagem.
Olá! Toda percepção dos pais deve ser considerada e avaliada. Nesse caso, sugeriria uma visita ao pediatra da sua filha, questionando a necessidade de uma avaliação por profissional de neuropsicologia e/ou outros profissionais. Boa sorte!!
É imprescindível que você transmita suas inquietações a um médico pediatra. Certamente ele encaminhará sua filha a outros profissionais (psicólogos, fonoaudiólogos, neurologistas...). Uma avaliação multidisciplinar seria o ideal para sua filha. Caso deseje mais informações, entre em contato. Abraço.
Sugiro que procure um psicólogo e faça um psicodiagnóstico com um psicólogo infantil. Não é muito normal reagir assim não, mas só o psicodiagnóstico e o laudo psicológico poderão dizer do que se trata.
Ola boa tarde, diante dos dados que traz é preciso fazer um consulta profissional, pois pode ser diante dos sintomas uma dificuldade dela e ou fisiologica, importante a principio buscar uma consulta medica ( Pediatra), uma consulta de uma psicopedagoga, psicológica, tudo que venha a elucidar e vir a ter diagnostico preciso e que venha a contribuir com a melhora de sua filha. Importante buscar profissional de sua confiança e que possa contribuir realmente com a melhora dela.
A disposição para outras dúvidas.
É importante ser avaliado por um profissional. Seu relato é pouca informação para uma conclusão. Procure um profissional de sua confiança e considere uma avaliação.
Parece que voce como mae sente que ha alguma coisa nas respostas da sua filha que nao é espontaneo .
Oriento a fazer uma avaliacao ludica psicoterapeutica.
Sugiro você leva-lá, a um fonoaudiólogo.Nesse caso é interessante vc observar se esse comportamento ou fala, é desde que começou a falar ou surgiu de um tempo pra cá? muitas crianças personificam personagens de desenhos animados, fique atenta a isso tbm.
Olá, concordo com meus colegas psicólogos sobre a importância da estimulação nessa primeira infância, porém acredito que é pertinente a investigação médica para descartar suspeitas. Ao levar para pediatra, o que ela fala sobre o desenvolvimento da sua filha em amplo aspecto? Saúde, alimentação, como também a aquisição qualitativa da linguagem? A falta de comunicação coerente e compreensão nessa faixa etária levanta um alerta sim. Procure um otorrinolaringologista para verificar a audição, um neuropsicólogo infantil para verificar o desenvolvimento cognitivo, e assim esclarecerá algumas dúvidas e irá eliminar esta ansiedade.
Devemos sempre ao menor sinal de dificuldade da criança em situações de aprendizagem ou linguagem procurar uma avaliação profissional.
Olá. Converse primeiramente com o pediatra dela. Se for necessário ele encaminhará para outro profissional. Atenciosamente.
importante observar o que dia o pediatra. Verificar se o funcionamento fisiologico está 100%... verificar o quanto pode haver excesso ou falta de estímulos... pediatra, fono, psicólogo infantil... o caminho.
Olá, percebo o quanto está preocupada. Leve-a no pediatra e explique o que vem percebendo. Ele irá pedir exames e poderá encaminhá-la para outros profissionais como fonoaudiólogo, psicólogo, neurologista etc)
Olá! Seria interessante levá-la a um neuropsicólogo e em fonoaudiólogo. Um abraço.
Na idade da sua filha, é comum que ela ainda esteja em processo de desenvolvimento da linguagem e da compreensão da fala. Cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento e é importante observar se ela está progredindo dentro do esperado para a sua idade.

Você pode conversar com um pediatra ou fonoaudiólogo para ter uma avaliação mais precisa do desenvolvimento da linguagem da sua filha. É importante estimular a comunicação em casa, conversando com ela de forma clara e simples, fazendo perguntas e deixando-a se expressar da forma que for possível para ela.

O comportamento que você descreve pode ser normal para a idade dela, mas é importante estar atento para avaliar se há um atraso no desenvolvimento da linguagem ou da comunicação.