Minha filha tem transtorno bipolar e o médico receitou litio e quetiapina para ela Mas ela se recus

2 respostas
Minha filha tem transtorno bipolar e o médico receitou litio e quetiapina para ela
Mas ela se recusa a tomar por causa do histórico familiar com diabetes e tem medo de desenvolvera doença. Pai e avó são diabéticos.
Existe mesmo esse risco?
Dr. Pedro Franco
Endocrinologista, Médico clínico geral
São Paulo
Olá! Entendo a preocupação da sua filha — é muito comum ter receios ao iniciar um tratamento, especialmente com histórico familiar de diabetes.

Sobre os medicamentos: o lítio pode, sim, estar associado a um tipo de diabetes chamado “diabetes insipidus”, que é diferente do diabetes mellitus (o tipo mais conhecido, relacionado ao açúcar no sangue). Já a quetiapina, como outros antipsicóticos, pode aumentar o risco de ganho de peso e resistência à insulina, o que, em pessoas predispostas, pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Apesar desses riscos, isso não significa que ela não possa usar os medicamentos. Com o acompanhamento adequado — especialmente com um endocrinologista — é possível monitorar de perto a glicemia, peso, função renal e outros marcadores, minimizando riscos e garantindo um uso mais seguro.

Recomendo fortemente uma avaliação conjunta com um endocrinologista para que ela se sinta mais segura e amparada nesse processo. O tratamento do transtorno bipolar é muito importante, e com os devidos cuidados, é totalmente possível seguir com segurança.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Eduardo Ribeiro Mundim
Endocrinologista, Especialista em clínica médica
Belo Horizonte
qualquer pessoa, independente da história familiar, pode desenvolver diabetes. Dentre as drogas mais conhecidas por contribuir em aumentar a chance do desenvolvimento de diabetes, lítio e quetiapina não estão relacionadas, segundo a associação norte-americana de diabetes.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 343 perguntas sobre Carbolitium
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.