Na especialidade de psiquiatria/psicologia existe um tratamento para obesidade para tratar distúrbio

12 respostas
Na especialidade de psiquiatria/psicologia existe um tratamento para obesidade para tratar distúrbio alimentar em não conseguir emagrecer tendo como opção ou não de fazer uma cirurgia bariátrica, ou seja, tratar primeiro o "gatilho" ou decidir fazer essa cirurgia?
Olá.
Nesse caso é de fundamental importancia fazer uma psicoterapia com o intuito de trabalhar as questões psicológicas.
Mesmo que depois você resolva fazer a cirurgia bariatrica, será exigido um laudo de um psicólogo pontuando o acompanhamento do mesmo.
Boa sorte.

Fazer psicoterapia, sem dúvidas, pra se perceber e aos gatilhos também. Alguma ajuda medicamentosa através de um psiquiatra também é interessante. Acompanho um grupo que faz alimentação low carb, paleo, e primam, que tem conseguido bons resultados com diminuição de compulsão ao retirar farinhas, açúcares, banidos. O grupo está cheio e me desculpe colocar isso aqui, mas foi com o intuito de te falar dessas lamentações. Veja no Google, tem muita coisa. E qualquer acompanhamento que queira, estou às órdens.
Acho fundamental fazer psicoterapia antes, durante, e depois de uma cirurgia bariátrica. A cirurgia é um método mais rápido para baixar dependo mas não tratará nem da sua compulsão nem das origens dessa compulsão. Por isso é fundamental a psicoterapia. Mesmo fazendo a bariátrica, ás compulsões, suas angústias internas continuarão e se desviarão para outro lugar, declarando insucesso na bariátrica. Fora que será muito difícil fazer o período de alimentação pôs bariátrica sem apoio psicológico, visto que as causas continuarão na sua mente. Procure um psicólogo.
Fazer a opção incisiva como a cirurgia bariátrica entre outras técnica para a perda de peso pode ser um caminho rápido para o processo de emagrecimento, mas juntamente a essa escolha a terapia se faz necessário para buscar as causas que levam se não for trabalhado esse gatilho, a cirurgia acaba por se perdeu o indivíduo volta a comer compulsivamente. A esse transtorno. Descobrir o que leva o indivíduo a comer compulsivamente ou o que faz ele não comer pode ter fundo emocional, algo que possa ter acontecido no passado ou compensação de algum sofrimento psíquico. Trabalhar a causas é um passo importante.
Com relação à compulsão alimentar, A primeira questão é se perguntar e refletir sobre “que vazio você quer preencher”. Observar por este viés é o primeiro passo para o seu tratamento. A cirurgia bariátrica, embora às vezes necessária, é uma intervenção agressiva que pode redundar inócua se você não tratar as causas psíquicas de base. Invista no seu psiquismo primeiro. Você pode conseguir! Boa sorte . Otacílio Ribeiro, Psicanalista.
Olá!

Sim, a psicoterapia é fundamental no tratamento de compulsão alimentar não só para identificar e compreender os "gatilhos", como também perceber como lidamos com nossas emoções. Muitas vezes utilizamos a comida como forma de modular as emoções que sentimos, sejam elas agradáveis ou desagradáveis. Entender que processos são esses associados ao comer é essencial para o tratamento.
Qualquer questionamento estou a disposição. Abraço!
Olá,
Nos casos de transtornos alimentares e obesidade a psicoterapia ajuda e muito. O comer compulsivamente provavelmente tem um outro significado para você. Perceba se está saciada e pense por qual motivo está buscando a comida, que pode ser um refugio para alguma insatisfação naquele momento. Antes da cirurgia bariátrica, existe uma outra etapa tão importante quanto a própria cirurgia, que é a avaliação psicológica, que tem o objetivo de além de esclarecer sobre o processo cirúrgico te fará perceber as questões emocionais que fazem parte desse processo e a priori é importante que trate esses questões primeiro antes de realizar a cirurgia.
Existem algumas medicações psiquiátricas que atenuam a ansiedade e podem auxiliar a questão da compulsão alimentar. Auxiliam apenas, não resolvem.
É fundamental passar por um acompanhamento psicoterápico para encontrar as causas dessa compulsão, esses pontos gatilho como cita. Existe uma repetição na forma de se relacionar com o alimento e esse funcionamento precisa ser conhecido.
Já acompanhei muitos pacientes que optaram passar pela cirurgia bariátrica, é necessário muita conscientização antes do procedimento, posteriormente também,
Se impaciente respeitar todo esse período os resultados serão positivos.
.
A terapia é sempre indicada antes da cirurgia de bariátrica, pois na terapia você pode trabalhar o "gatilho" que está atrapalhando o processo de emagrecimento.Pois o transtorno alimentar pode ser tratado através de terapia.
O melhor a fazer é consultar um especialista, para ver qual o melhor tratamento a seguir.
A compulsão alimentar pode ser vista como uma forma que seu cérebro encontrou de responder a determinadas situações (por exemplo, ansiedade). Portanto, pode ser útil buscar terapias específicas de processamento (como Brainspotting, Experiência Somática ou EMDR), que atuarão diretamente nesse gatilho, modificando a forma como seu cérebro responde a tais situações.
A obesidade é uma doença crônica e, precisa ser vista como tal, ou seja , não tem cura,somente controle, como controlamos com medicamentos a hipertensão ou a diabetes.
A cirurgia bariátrica auxilia muito na perda de peso,não elimina a doença (obesidade)e, se não tratar o transtorno alimentar,depois de alguns anos o paciente poderá voltar a engordar.
A psicoterapia é essencial no tratamento de transtorno alimentar, com ou sem cirurgia bariátrica e, as vezes é preciso vir associada com medicação que somente o médico poderá receitar.
Procure ajuda!Qualquer coisa,estou a disposição!
O processo de perda de peso é uma jornada longa e dolorosa. Geralmente os pacientes optam pela Bariátrica por entenderem que nada dá resultado. A Bariatrica é uma cirurgia altamente invasiva e de grande duração. Ela ajudará? Sim, com certeza. Resolverá definitivamente? E a resposta é não. Antes da cirurgia temos um corpo, e após esse corpo vai mudar. E a mudança é muito mais rápida do que a cabeça processa. A imagem daquele corpo permanecerá por muito tempo ainda.
O psicólogo poderá ajudar a entender muito sobre você e como vc se relaciona com seu corpo. No pré-cirúrgico poderá ajudá-lo (a) no controle da ansiedade, e no pós-cirúrgico no manejo das expectativas. Mas, antes de partir para uma decisão desse porte, por que não se dar a chance de entender melhor sua relação com o alimento?

Espero ter ajudado. Precisando tirar mais dúvidas, estou a disposição. Grande abraço!