Sou viciado em alimentos com alto índice de sódio. Não gosto de doces e tenho dificuldade de beber m

5 respostas
Sou viciado em alimentos com alto índice de sódio. Não gosto de doces e tenho dificuldade de beber muita água. Como a nutrologia poderia me ajudar?
Olá,
A reeducação alimentar é um processo que leva tempo e nela vamos trabalhar suas papilas gustativas para melhorar o seu padrão alimentar, resgatar sua noção de fome e saciedade como estratégia de controle da fome emocional e compulsão por meio do aumento da ingestão de fibras e correto aporte proteico.
Além disso é preciso montar um plano personalizado que se adeque a sua rotina e necessidades nutricionais.
Espero ter ajudado!
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Nutrição clínica funcional - R$ 400

A Nutrição pode ajudá-lo com a mudança no comportamento alimentar e na reconstrução da autorregulação do paciente. Dessa forma os hábitos são transformados e a saúde recuperada.
O fato de você gostar mais de alimentos salgados não significa que deva consumir doces. Apenas deve ter orientação quanto à sua dieta, sofrer reorganização, adequando os nutrientes, por nutricionista.
Consumo excessivo de sódio traz sérios prejuízos à mucosa gástrica, e portanto, a saúde deve sobrepor as preferências.
Se você está interessado em melhorar sua alimentação e reduzir o consumo de sódio, eu recomendo que você consulte um nutricionista, profissional que pode te fornecer um plano de alimentação personalizado que atenda às suas necessidades individuais. E uma das maneiras de te ajudar é ensinando a ler os rótulos dos alimentos e escolher alimentos com baixo teor de sódio. Outra maneira é te ensinando a preparar refeições saudáveis e saborosas. E, aos poucos, com acompanhamento nutricional ir ajustando seus hábitos alimentares, inclusive orientar sobre a importância do consumo adequado de água.
Eu indico que você agende uma consulta e faça uma avaliação com uma nutricionista. A nutricionista é uma profissional especializada em alimentação e nutrição, e eu posso ajudá-lo de várias maneiras a lidar com o seu vício em alimentos ricos em sódio e encontrar alternativas mais saudáveis. Aqui estão algumas formas como eu posso auxiliá-lo:

Avaliação nutricional: Irei realizar uma avaliação detalhada da sua alimentação atual, identificando os alimentos com alto teor de sódio que você consome regularmente. Com base nessa análise, poderei entender melhor o seu padrão alimentar e propor estratégias para a redução gradual do consumo de sódio.

Elaboração de um plano alimentar personalizado: Com base nas suas preferências alimentares, restrições e necessidades nutricionais, poderei elaborar um plano alimentar personalizado que inclua alimentos equilibrados e saudáveis. Irei te oferecer opções de substituição para os alimentos ricos em sódio que você consome, buscando diversificar a sua dieta e torná-la mais nutritiva.

Educação alimentar: Irei fornecer informações sobre os riscos associados ao consumo excessivo de sódio, bem como as consequências para a saúde a longo prazo. Irei te explicar a importância de reduzir o consumo de sódio e compartilhar estratégias para lidar com os desejos por alimentos salgados.

Técnicas para aumentar a ingestão de água: Irei sugerir estratégias para aumentar a sua ingestão de água, mesmo que você tenha dificuldade em beber grandes quantidades. Posso recomendar o consumo de água aromatizada com frutas ou ervas, distribuir a ingestão de água ao longo do dia, ou sugerir alimentos com alto teor de água que possam auxiliar na hidratação.

Acompanhamento e suporte contínuo: É muito importante um acompanhamento ao longo do processo de mudança de hábitos alimentares, monitorando seu progresso e fornecendo suporte contínuo. Poderei ajudá-lo a superar desafios, ajustar o plano alimentar conforme necessário e motivá-lo a manter as mudanças saudáveis a longo prazo.

Lembrando que cada pessoa é única, e o acompanhamento com um profissional de nutrição permitirá uma abordagem individualizada e adaptada às suas necessidades e preferências pessoais.