Não estou sabendo lidar com o meu filho de 3 anos. Qdo eu falo q ele não pode fazer algo ou eu champ

13 respostas
Não estou sabendo lidar com o meu filho de 3 anos. Qdo eu falo q ele não pode fazer algo ou eu chamo a atençao ( mas eu tento fazer conversando sem brigar) tento usar psicologia positiva, olho nos olhos dele, seguro nas maozinhas, abaixo ate a altura dele. Mas ele fica muito irritado. Ele joga tudo o que ele vê pela frente. Qualquer coisa mesmo e avança em mim ou no meu marido. Nos da tapa, quer beliscar. Ele é bem nervoso. Eu não sei oq fazer. Eu tento conversar com ele. Ele me chuta. Fico muito triste. As vezes acho que não estou sabendo cria-lo.
Olá. Da sua parte, você mostra bastante preocupação e adequação em lidar com seu filho, e isso é algo muito bom. Entretanto, nem sempre as coisas saem conforme o esperado, que parece ser seu caso. Por alguma razão seu filho está reagindo desse jeito, podendo ser algo simples como birra até algo um pouco mais complexo. Nesse caso o melhor seria procurar um especialista, como um Psicólogo por exemplo, para melhor avaliar o que está acontecendo e te orientar da melhor maneira possível. Abraços

Bom dia! Acredito que seja importante a avaliação de um profissional especialista em crianças para compreender se as reações do seu filho são naturais e esperadas durante a infância, ou se há algo físico, psíquico ou social interferindo nos seus comportamentos. A escuta e avaliação de um especialista pode ser muito esclarecedora.
Olá! Primeiramente, precisamos entender uma coisa muito importante: nesta idade a criança ainda não tem um amadurecimento neurológico para lidar com as sensações e emoções que experimenta. Isso significa que quando triste, angustiado, frustrado, seu filho pode reagir de maneiras que aos olhos dos adultos são muito inadequadas. Mas ele basicamente só está tentando lidar com as próprias emoções, com as poucas ferramentas que ele ainda tem.
O que chamamos de birra ou malcriação, muitas vezes é apenas parte desse processo de conhecer e testar o ambiente, sentir...
Outro ponto é que geralmente a criança reage assim com os pais, pois é perto deles que se sente mais segura para expressar suas emoções: se ele faz mais birra com você é porque se sente seguro para expressar ali o que sente. Isso é um bom sinal também.
De qualquer forma, para ajudá-lo é preciso fazer exatamente isso que você tem feito: acolher muito. E em segundo lugar exercitar a paciência, coisa que sei que pode ser muito difícil com as demandas do dia a dia e cobranças... Acalme-se. Perceba seu estado emocional, o estado emocional da casa. Como vocês estão? Estão cansados, estressados? Você está bem? A criança também traz um reflexo das angustias dos pais. Não se culpe, mas preste atenção nestas coisas.
Se sente que algo não vai bem com seu filho, não hesite em agendar uma consulta com um profissional especializado para avaliá-lo, mas principalmente para que esse profissional possa te dar suporte e orientação também. Desejo que tudo siga bem para vocês! Abraço
Boa noite . Sou suscinta ao falar que acho importante buscar orientação de um psicólogo para que possa compreender como intervir ou até mesmo buscar um acompanhamento psicológico para seu filho . Lembre-se de estabelecer limites e ato de amor.
Olá! Acredito que diversos fatores atravessam a sua fala, há a questão da idade onde ainda não se faz presente uma maturidade suficiente para compreender emoções e frustrações, o ambiente, como a casa e a escola se frequenta alguma, as outras pessoas que tem contato com ele e vocês pais. Muitas vezes, crianças estão apenas tentando expressar o seu interno com os recursos que tem. Penso que a melhor alternativa seja procurar um profissional especializado, ele poderá observar seu filho e conversar com ele e com vocês, tentando entender se são reações naturais ou algo que poderá ser trabalhado, além de abordar estratégias para lidar com esses sentimentos da criança e auxiliar você e seu marido com orientações e suporte emocional. Espero que tenha ajudado.
Uma criança, para se desenvolver, precisa basicamente de duas coisas: afeto e limites. Pareceu, pela tua fala, que o afeto está presente, mas os limites estão sendo desrespeitados. Quando uma criança consegue romper a autoridade parental e perde estes limites, sentirá insegurança (mesmo que pareça o oposto). Num agravamento disto, crianças podem até desenvolver um transtorno desafiador-opositor, com grandes consequências para seu desenvolvimento.
É nossa função, enquanto adultos, prover a criança de afetos e limites. Se há uma dificuldade nisto, um profissional pode te ajuda a desenvolver a autoridade que precisa para restabelecer limites seguros e saudáveis para ele, e com isto harmonizar a relação...
Olá, boa noite! Sinto muito por você estar se sentindo assim. Isso, infelizmente, é bastante comum, porque falta informação e orientação aos pais. Esse comportamento da sua criança é esperado para a idade dela, pois é ainda um bebê, não tem maturidade cerebral para entender e se comportar de outra forma. Falta você ajustar as suas expectativas e entender um pouco mais sobre como funciona o cérebro das crianças. Uma orientação parental pode te ajudar. Hoje em dia, também temos bastante informação nas redes sociais, muitos profissionais explicam, dão cursos e dicas de como lidar com esses comportamentos das crianças. Qualquer coisa, estou à disposição. Sou psicóloga parental, faço orientação de pais, além de psicoterapia. Nas minhas redes também falo sobre isso. Abraços!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 165
Olá, no período entre os 2 e 3 anos, a criança vive uma espécie de adolescência do bebê. As crianças começam a fazer mais birras, ficam mais irritadas. Mesmo aquelas que tinham uma característica mais calma.

Talvez seja essa mudança mesmo.
Uma ideia: tentar ensinar seu filho a compreender as emoções e criar estratégias para lidar com elas pode ser algo bem legal!

Já pensou em fazer um brinquedo caseiro que ele possa assoprar quando estiver com raiva, irritado?
Por exemplo, um dragão feito com rolinho de papel filme. É possível confeccionar umas faixas coloridas para que quando ele assoprar, seja uma atividade engraçada.
Coisas mais simples mesmo, para que ele entenda que suas emoções precisam ser sentidas, mas, que a violência não é uma opção.

Abraços.
Olá!! Mãe, cuidar dos filhos é sempre um desafio e ele se torna maior ainda quando algo sai fora do esperado. O comportamento do seu filho indica algum sintoma, de algo simples ou mais complexo. Sugiro buscar ajuda de um psicólogo, uma avaliação poderá ajudar a entender o que está acontecendo e assim encontrar as melhores maneiras de lidar, de resolver o que está acontecendo.
Olá! Ser mãe é uma grande aventura. Com altos e baixos... Em algumas vezes vale a pena se colocar no lugar da criança. Se recebeu um "não" (e limite é importante), pode ficar com raiva. Se você estivesse com raiva ou nervosa com algo, iria querer que alguém lhe pegasse na mão para dizer algo? Espera a poeira baixar.... depois sim converse. Importante não deixar a criança machucar você. Não bater de volta, só segurar mesmo. E explique que não pode machucar a mamãe (não porque é feio, é porque não pode mesmo e ponto), mas que você entende que ele esteja bravo porque ele não podia tomar sorvete hoje (ou porque teve que ir embora de algum lugar legal que vocês estavam). Daria para pôr inúmeros exemplos que mostram contrariedade. Cansada e angustiada também costuma ser difícil dar limites ou dar carinho... Vamos pensar que mãe também é gente. E tem direitos. E tem limites também!!! Agora, se ele sempre faz tudo o que quer... dar limite vai ser beeeeeem trabalhoso. Pense, porém, que é necessário e saudável a todos vocês. O limite de um vai até onde está a vida do outro. Bom para a vida familiar. Bom para a vida em sociedade. Até mais!
Boa tarde! Crianças muito irritáveis costumam ser um desafio para os pais, e pode ser um indicador de que algo não anda bem. Pode ser o ambiente ou a própria criança.
Tudo isso tem que ser analisado pelo profissional junto com os pais. Sugiro que procure um psicólogo que trabalhe com crianças. Boa sorte!
A psicanálise pode ajudar a entender melhor o comportamento do seu filho e ajudá-lo a lidar com as emoções e sentimentos que estão por trás dele. O objetivo da psicanálise é ajudar as pessoas a entender melhor seus próprios sentimentos e pensamentos, bem como as motivações por trás de seu comportamento. Ao trabalhar com um terapeuta, você pode aprender a reconhecer e lidar com as emoções e sentimentos que estão por trás do comportamento do seu filho, bem como ajudá-lo a desenvolver habilidades para lidar com essas emoções. Além disso, a psicanálise pode ajudar a desenvolver habilidades de comunicação eficazes entre você e seu filho, para que você possa estab elecer limites e ajudar seu filho a entender melhor suas próprias emoções.
Olá! Em relação ao desenvolvimento socioemocional esperado para uma criança de 3 anos, é necessário que se observe que ela está exatamente na passagem de uma comunicação mais corporal para uma mais verbal. Nesse sentido, nessa faixa etária, enquanto algumas crianças já identificam as emoções básicas, fazendo menções aos afetos e sendo capazes de buscar um adulto quando algo as incomoda, outras ainda estão alcançando esse feito. Desse modo, não é infrequente que, diante de frustrações, elas chorem ou fiquem agressivas, pois ainda estão alargando sua capacidade de autorregulação. Contudo, também é durante essa etapa, que a criança costuma sair de um período mais autocentrado para a percepção de que existem outros, com desejos diferentes dos seus, ao seu redor. E essa transição nem sempre é fácil. Desse modo, talvez fosse benéfico buscar ajuda especializada para lhe orientar durante as mudanças. Desejo que fique bem e espero ter ajudado!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!