Não sei se essa especialidade tem a ver com Multismo seletivo, mas se sim, tenho um irmão de 18 anos

32 respostas
Não sei se essa especialidade tem a ver com Multismo seletivo, mas se sim, tenho um irmão de 18 anos que sofre de mutismo seletivo e não sabemos a qual especialidade de psicologo devemos leva-lo. Qual terapia é a mais indicada?
O importante é buscar um profissional de confiança, as especialidades de Psicologia podem ser inumeros a ajudar, todas podem contribuir para que possa elucidar a causa dos sintomas, e ainda seria importante também uma avaliação médica, seja de Psiquiatra e ainda para poder contribuir pode se buscar um profissional de fonoaudiologia. Vindo a um atendimento multidisciplinar afim de contribuir ainda mais a uma melhora e elucidação do quadro de seu irmão. Importante buscar ajuda profissional no caso do quadro dele. espero ter ajudado, a disposição para demais dúvidas.

Boa tarde, o tratamento para multismo seletivo trabalha a história de vida da pessoa, analise de comportamentos e padrões estabelecidos, assim como estrategias de comportamentos, mudanças e monitoramento. Independente da orientação teórica do psicologo, tendo experiência com o tratamento terá bons resultados. É necessária ter mais informações sobre o caso mas é comum a psicoterapia individual e familiar no tratamento de multismo seletivo. Espero ter ajudado, abraços!
Boa tarde,
Diferentes abordagens podem funcionar e dependerá do domínio que o psicólogo terá delas e da sintonia que ele criará (ou não) com seu irmão.
Uma possibilidade seria realizar conversas/entrevistas iniciais com diferentes psicólogos, para verificar com quem o seu irmão se sente mais a vontade.
Nessas entrevistas, será possível tirar dúvidas sobre o método de trabalho de cada um, e poder ver qual deles interessará mais ao seu irmão.
Fico a disposição, abs.
Não há necessariamente um tipo de abordagem específica para esses casos, porém o trabalho multidisciplinar, ou seja, de vários profissionais juntos, como médico, psicólogo, fonoaudiólogo e terepeuta ocupacional, podem ajudar em resultados mais rápidos. O que realmente será importante é a experiência dos profissionais no que se refere ao mutismo seletivo. Não deixe de procurar ajuda para seu irmão.
O mutismo seletivo em alguns caso evidência um quadro de fobia social, transtornos ansiosos, devido a situações traumáticas vivenciadas pelo sujeito.Aqui vc não coloca quando ele iniciou este processo , mas uma abordagem psicologia dentro da Cognitiva Comportamental , seria bem indicada , além de trabalhar todo o cotidiano deste indivíduo , estratégias comportamentais e terapias que envolvam também a família são indicadas . Também seria interessante procurar um neurologista , para realizar alguns exames mais detalhados , espero ter ajudado , um abraço!
Boa noite, uma avaliação com o psicólogo, penso eu seria o mais indicado pois o profissional avaliaria os diversos aspectos psicossociais e história de vida do paciente, percebendo assim se haveria necessidade outros profissionais como fono, etc.. geralmente o mutismo seletivo dar-se início na infância e podendo ou não desencadear crises de ansiedade, fobias sociais etc.. Portanto uma avaliação com um(a) Psicólogo(a) Seria fundamental. Espero ter contribuido! Um abraço.
O multismo, na fase em que seu irmão está, onde é tão importante pertencer a um grupo, causa muito sofrimento. Se seu irmão conseguir estabelecer um bom vínculo de confiança com o psicólogo, essa relação poderá ajudá-lo a entender e controlar as crises de ansiedade. Se estiver muito difícil, penso que um tratamento conjunto com um psiquiatra poderá ajudá-lo. Espero ter respondido. Abraço.
Todo e qualquer psicólogo bem preparado, que tenha muita empatia com ele! não importa a abordagem que usará desde que a domine.
Conforme você relatou o mais indicado é procurar um profissional onde ele consiga estabelecer um bom vínculo de confiança, independente da abordagem do profissional.
Olá! Terapia EMDR é um sugestão plausível para casos similares ao descrito.
Os psicólogos clínicos de todas as abordagens são preparados para tratar os transtornos emocionais, mas os especialistas se aprofundaram mais em áreas de acordo com suas especialidades. Na Terapia Cognitiva, existem técnicas especificas para tratar cada transtorno. Costuma ser indicada para o tratamento da ansiedade social, com pesquisas que comprovam sua eficácia. Alem de ser um especialista ,é importante que o profissional consiga estabelecer um bom vinculo com a pessoa ansiosa, onde ele sinta confiança, pois isso contribui para o andamento do tratamento.
Recomendo a Cognitiva Comportamental e suas derivadas (aceitação, mindfullness, dialética) ou análise do comportamento (e vertentes). Abraço.
Você deverá recorrer aos profissionais aplicados à clínica. Muitos são o fatores que irão determinar a eficiência de um tratamento psicológico, na medida que pontos bases são atendidos, bons resultados serão consequentes.
Cito a vinculação entre o paciente e o profissional, o comprometimento teórico condizente com alicerce técnico do especialista, um espaço zeloso de acolhimento e a adesão do paciente como referências estruturantes e promissoras para viabilizar benefícios de saúde mental. Estes aspectos vão sendo avaliados no percurso psicoterapêutico pelo psicólogo em conjunto com o paciente e os acompanhantes/familiares envolvidos.
Mutismo seletivo está enquadrado dentro dos transtornos ansiosos, de acordo com manual de diagnósticos de transtornos mentais. O tratamento ideal é multidiscplinar ( psicólogo + psiquiatra ).
Seria importante fazer uma psicoterapia onde houvesse um vinculo positivo entre paciente e terapeuta.
Boa sorte.
Boa noite ! Que bom que você está pensando em buscar ajuda para seu irmão. O importante é que busque tratamento psicológico o quanto antes, todas as abordagens dispõe de técnicas adequadas para tratar o mutismo. Estou a disposição
O mutismo seletivo deve ser tratado com enfoque na vida da criança/adolescente. É preciso conhecer o cotidiano do mesmo para que as intervenções sejam eficazes. Sendo assim, os especialistas procuram trabalhar com estratégias comportamentais. Além disso, terapias individuais ou que abarquem toda a família.
Acho importante considerar fazer uma avaliação neuropsicológica com acompanhamento fonoaudiológico, é importante avaliar outras questões que podem estar relacionadas a estes sintomas.
abçs
Oi! Independente da abordagem, o mais interessante seria buscar um profissional de confiança para acompanhá-lo. Lembrando que nesse processo seria importante dar autonomia para que o seu irmão faça tal escolha...
Olá, sugiro buscar ajuda de um psicólogo. Ofereça a ele opções para que ele escolha o profissional que mais se sentir a vontade, que tiver empatia, confiança.
O importante, como os colegas acima disseram, é que seja um bom profissional. Um tratamento em conjunto com um Psiquiatra é recomendado também. O processo de psicoterapia ajudará no autoconhecimento (emoções, medos, angustias, crenças, traumas, inseguranças, potencialidades) e faz toda diferença para devolver ao seu irmão a qualidade de vida que ele merece. Abs
A minha sugestão é um processo de Psicoterapia, na Psicoterapia é realizado um trabalho de diagnóstico adequado e traçado assim os recursos de enfrentamento.
sugiro que procure um profissional que trabalhe com a abordagem de abordagem : Terapia Cognitiva comportamental.
Olá
É interessante que seja feita uma avaliação psicológica para se determinar se o quadro é de fato um mutismo seletivo, bem como a indicação terapêutica mais adequada para o caso.
O Mutismo Seletivo é uma fobia que pode se manifestar na escola principalmente entre crianças de 3 a 6 anos de idade. O Mutismo Seletivo (MS) é um transtorno de ansiedade infantil complexo que caracteriza-se pela dificuldade de um indivíduo se comunicar verbalmente em determinadas situações sociais. Importante procurar ajude de um profissional.
Olá! Independente da abordagem psicológica, é importante que seu irmão encontre um profissional que ele se identifique e crie um vínculo de confiança para ele sentir acolhido. Também é interessante entender o que está associado com as inibições de se comunicar em determinadas situações. Me coloco a disposição, até mais!
Olá! Recomento a terapia cognitivo comportamental para o tratamento do seu irmão. Essa abordagem utilizará técnicas específicas que progressivamente irão trabalhar com as questões que geram ansiedade e que desencadeiam o mutismo seletivo. A TCC, abreviação dessa abordagem, visa principalmente a identificação de padrões de comportamentos, pensamentos, crenças e hábitos. Mudando nossa forma de pensar e interpretar os fatos, mudaremos nosso comportamento. Espero ter ajudado ! Um abraço,
Bom dia, tudo bem?
O mutismo seletivo é um transtorno de ansiedade que afeta principalmente crianças, mas pode persistir até a idade adulta, como no caso do seu irmão.

O mutismo seletivo pode ocorrer em conjunto com outras condições ou comorbidades. Embora cada indivíduo seja único e possa apresentar diferentes combinações de sintomas, algumas das comorbidades mais comuns associadas ao mutismo seletivo são:

Transtorno de ansiedade social: Muitas vezes, o mutismo seletivo está relacionado à ansiedade social. A pessoa pode sentir medo intenso de ser julgada, humilhada ou ridicularizada em situações sociais, o que leva à dificuldade em falar.

Transtorno de ansiedade generalizada (TAG): Pessoas com mutismo seletivo podem experimentar uma ansiedade generalizada em várias áreas de suas vidas, além das situações sociais específicas.

Transtorno do espectro do autismo (TEA): Embora o mutismo seletivo não seja exclusivamente um sintoma do TEA, algumas crianças com autismo também podem apresentar mutismo seletivo em determinadas situações.

Transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH): Algumas crianças com mutismo seletivo também podem ter TDAH, caracterizado por dificuldades de atenção, hiperatividade e impulsividade.

Transtornos de linguagem ou comunicação: Em alguns casos, o mutismo seletivo pode estar associado a dificuldades de linguagem expressiva ou problemas de comunicação.

Em geral, a abordagem adequada depende de uma avaliação geral do quadro e das possíveis comorbidades presentes, mas em linhas gerais abordagens baseadas em evidencias como a terapia comportamental ou a terapia cognitivo-comportamental (TCC) são ótimas escolhas. A TCC é uma abordagem terapêutica que se concentra em identificar e modificar padrões de pensamentos negativos e comportamentos disfuncionais. No caso do mutismo seletivo, a TCC pode ajudar seu irmão a desenvolver habilidades de comunicação social e reduzir a ansiedade associada a situações específicas em que ele se sente incapaz de falar.

Um tipo específico de TCC que pode ser benéfico para o mutismo seletivo é a terapia de exposição gradual. Essa terapia envolve a exposição progressiva a situações desafiadoras, começando com aquelas que causam menos ansiedade e progredindo para situações mais difíceis. O terapeuta trabalhará com seu irmão para ajudá-lo a desenvolver estratégias de enfrentamento e a praticar gradualmente a comunicação verbal em ambientes seguros e de apoio.
Olá! Você pode procurar um psicólogo especialista na abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental.
O psicólogo irá avaliar, para verificar se o diagnóstico é realmente mutismo seletivo e desta forma, fará o plano de tratamento conforme o protocolo da TCC para o transtorno, até a remissão dos sintomas. Espero ter te ajudado :)
Teoricamente, qualquer abordagem da Psicologia deve ser capaz de cuidar de toda a infinidade de patologias, sendo que algumas pessoas vão se adaptar melhor a determinado tipo de tratamento. Em Gestalt-terapia, minha abordagem de trabalho, todo sintoma é um aviso inconsciente do organismo como um todo de que algo não vai bem. Por organismo entenda-se não somente o corpo, o aspecto físico, mas também as questões psicológicas, os sentimentos, pensamentos e aspirações existenciais. É importante ouvir a mensagem que os sintomas relatados estão tentando passar à sua consciência, a respeito do caso. Para tanto, recomendo consultar um psicólogo, para uma avaliação criteriosa do processo relatado, e demais sintomas que talvez possam estar influindo nesta situação. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Boa noite, neste caso não existe em si uma abordagem teórica que seja mais benéfica que a outra, mas é necessário que seja um profissional a qual seu irmão sinta confiança e acolhido, e que o profissional tenha experiência com o tratamento.
Fico a disposição
Um psicólogo, especialmente aquele com experiência em transtornos de ansiedade em crianças e adolescentes, é uma escolha apropriada para o tratamento do mutismo seletivo. Terapias cognitivo-comportamentais (TCC) são frequentemente utilizadas para tratar o mutismo seletivo. A TCC pode ajudar a criança ou adolescente a entender e lidar com a ansiedade que está por trás do mutismo seletivo. O terapeuta pode trabalhar com a pessoa para desenvolver estratégias para enfrentar o medo de falar em situações específicas.
Olá, tudo bem? Falar uma linha teórica talvez não seja o ideal mas pensar em uma intervenção e trabalho especializado para o caso dele é o essencial até porque se é seletivo, precisa entender o motivo do porque ser necessariamente direcionada para determinas pessoas e nisso avaliar o que pode ser feito no sentido de mudanças, para desenvolver ou voltar a ter comunicação. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia