Não sei se essa especialidade tem a ver com Multismo seletivo, mas se sim, tenho um irmão de 18 anos que sofre de mutismo seletivo e não sabemos a qual especialidade de psicologo devemos leva-lo. Qual terapia é a mais indicada?
O importante é buscar um profissional de confiança, as especialidades de Psicologia podem ser inumeros a ajudar, todas podem contribuir para que possa elucidar a causa dos sintomas, e ainda seria importante também uma avaliação médica, seja de Psiquiatra e ainda para poder contribuir pode se buscar um profissional de fonoaudiologia. Vindo a um atendimento multidisciplinar afim de contribuir ainda mais a uma melhora e elucidação do quadro de seu irmão. Importante buscar ajuda profissional no caso do quadro dele. espero ter ajudado, a disposição para demais dúvidas.

Boa tarde, o tratamento para multismo seletivo trabalha a história de vida da pessoa, analise de comportamentos e padrões estabelecidos, assim como estrategias de comportamentos, mudanças e monitoramento. Independente da orientação teórica do psicologo, tendo experiência com o tratamento terá bons resultados. É necessária ter mais informações sobre o caso mas é comum a psicoterapia individual e familiar no tratamento de multismo seletivo. Espero ter ajudado, abraços!

Boa tarde,
Diferentes abordagens podem funcionar e dependerá do domínio que o psicólogo terá delas e da sintonia que ele criará (ou não) com seu irmão.
Uma possibilidade seria realizar conversas/entrevistas iniciais com diferentes psicólogos, para verificar com quem o seu irmão se sente mais a vontade.
Nessas entrevistas, será possível tirar dúvidas sobre o método de trabalho de cada um, e poder ver qual deles interessará mais ao seu irmão.
Fico a disposição, abs.
Convidamo-lo para uma consulta: - R$ 100
Pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão Reservar uma consulta.

Não há necessariamente um tipo de abordagem específica para esses casos, porém o trabalho multidisciplinar, ou seja, de vários profissionais juntos, como médico, psicólogo, fonoaudiólogo e terepeuta ocupacional, podem ajudar em resultados mais rápidos. O que realmente será importante é a experiência dos profissionais no que se refere ao mutismo seletivo. Não deixe de procurar ajuda para seu irmão.

O mutismo seletivo em alguns caso evidência um quadro de fobia social, transtornos ansiosos, devido a situações traumáticas vivenciadas pelo sujeito.Aqui vc não coloca quando ele iniciou este processo , mas uma abordagem psicologia dentro da Cognitiva Comportamental , seria bem indicada , além de trabalhar todo o cotidiano deste indivíduo , estratégias comportamentais e terapias que envolvam também a família são indicadas . Também seria interessante procurar um neurologista , para realizar alguns exames mais detalhados , espero ter ajudado , um abraço!

Dra. Joelma Lisboa
Dra. Joelma Lisboa
Psicólogo
São Paulo
Boa noite, uma avaliação com o psicólogo, penso eu seria o mais indicado pois o profissional avaliaria os diversos aspectos psicossociais e história de vida do paciente, percebendo assim se haveria necessidade outros profissionais como fono, etc.. geralmente o mutismo seletivo dar-se início na infância e podendo ou não desencadear crises de ansiedade, fobias sociais etc.. Portanto uma avaliação com um(a) Psicólogo(a) Seria fundamental. Espero ter contribuido! Um abraço.

O multismo, na fase em que seu irmão está, onde é tão importante pertencer a um grupo, causa muito sofrimento. Se seu irmão conseguir estabelecer um bom vínculo de confiança com o psicólogo, essa relação poderá ajudá-lo a entender e controlar as crises de ansiedade. Se estiver muito difícil, penso que um tratamento conjunto com um psiquiatra poderá ajudá-lo. Espero ter respondido. Abraço.

Dra. Valeria Abatemarco
Dra. Valeria Abatemarco
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Todo e qualquer psicólogo bem preparado, que tenha muita empatia com ele! não importa a abordagem que usará desde que a domine.

Conforme você relatou o mais indicado é procurar um profissional onde ele consiga estabelecer um bom vínculo de confiança, independente da abordagem do profissional.

Olá! Terapia EMDR é um sugestão plausível para casos similares ao descrito.

Os psicólogos clínicos de todas as abordagens são preparados para tratar os transtornos emocionais, mas os especialistas se aprofundaram mais em áreas de acordo com suas especialidades. Na Terapia Cognitiva, existem técnicas especificas para tratar cada transtorno. Costuma ser indicada para o tratamento da ansiedade social, com pesquisas que comprovam sua eficácia. Alem de ser um especialista ,é importante que o profissional consiga estabelecer um bom vinculo com a pessoa ansiosa, onde ele sinta confiança, pois isso contribui para o andamento do tratamento.

Recomendo a Cognitiva Comportamental e suas derivadas (aceitação, mindfullness, dialética) ou análise do comportamento (e vertentes). Abraço.

 Claudia Valois
Claudia Valois
Psicólogo, Terapeuta complementar
Barueri
Você deverá recorrer aos profissionais aplicados à clínica. Muitos são o fatores que irão determinar a eficiência de um tratamento psicológico, na medida que pontos bases são atendidos, bons resultados serão consequentes.
Cito a vinculação entre o paciente e o profissional, o comprometimento teórico condizente com alicerce técnico do especialista, um espaço zeloso de acolhimento e a adesão do paciente como referências estruturantes e promissoras para viabilizar benefícios de saúde mental. Estes aspectos vão sendo avaliados no percurso psicoterapêutico pelo psicólogo em conjunto com o paciente e os acompanhantes/familiares envolvidos.

Mutismo seletivo está enquadrado dentro dos transtornos ansiosos, de acordo com manual de diagnósticos de transtornos mentais. O tratamento ideal é multidiscplinar ( psicólogo + psiquiatra ).

Seria importante fazer uma psicoterapia onde houvesse um vinculo positivo entre paciente e terapeuta.
Boa sorte.

Boa noite ! Que bom que você está pensando em buscar ajuda para seu irmão. O importante é que busque tratamento psicológico o quanto antes, todas as abordagens dispõe de técnicas adequadas para tratar o mutismo. Estou a disposição

Especialistas em Mutismo

Daniella Cristina Mendes Coutinho

Daniella Cristina Mendes Coutinho

Psicólogo

Pouso Alegre

Júlia do Couto e Silva Mourão

Júlia do Couto e Silva Mourão

Psicólogo

Belo Horizonte

Alessandra Bevilaqua

Alessandra Bevilaqua

Psicólogo

Curitiba

Alessandra Alves

Alessandra Alves

Psicólogo

Maria Cristina Grupi

Maria Cristina Grupi

Psicólogo

São Caetano do Sul

Beatriz Vianna Gurgel

Beatriz Vianna Gurgel

Psicólogo

Curitiba

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1 perguntas sobre Mutismo

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.