No CID-10 F31 (Transtorno Afetivo Bipolar), quais são os CID's atribuídos ao Transtorno Bipolar Tipo

24 respostas
No CID-10 F31 (Transtorno Afetivo Bipolar), quais são os CID's atribuídos ao Transtorno Bipolar Tipo 1 (tanto na hipomania, mania e depressão) e quais são os atribuídos ao Transtorno Bipolar Tipo 2 (tanto na hipomania quanto na depressão). Desde já agradeço a todo(a)s pela atenção e carinho!
Não se preocupe com as classificações CID se você não é profissional da saúde num primeiro momento.
A classificação é complexa e depende de muitas variáveis.
Procure um Psiquiatra.

Olá. Se você suspeita que tem o Transtorno Bipolar procure um psicólogo e psiquiatra para avaliar seu caso. Mas se você quiser consultar o CID ele está disponível na internet. É só digitar no google que já aparece. Atenciosamente.
De uma forma geral o Transtorno Afetivo Bipolar se caracteriza por alternâncias de humor entre crises de mania ou hipomania e depressão. Geralmente, quando alterna entre episódios de mania e depressão, classifica-se como transtorno bipolar tipo 1. Já quando alterna entre hipomania e depressão, classifica-se como transtorno bipolar tipo 2. Porém vários fatores terão que ser levados em conta, como tempo de duração e intensidade dos sintomas, fazendo-se necessário a avaliação de um psicólogo ou psiquiatra para um diagnóstico e tratamento adequados.
Olá! A classificação em tipo I e II é do DSM, que é um manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. A CID é uma classificação de todas as doenças existentes até o momento (inclusive transtornos mentais). Se você pesquisar pela CID de TAB na internet, você encontra as classificações do transtorno bipolar com base no episódio que a pessoa está atualmente, não há descrição tipo I e II.
Se você gostaria de saber qual sua classificação em tipos, consulte um médico psiquiatra.
Olá. Se você possui alguma alternância de humor que te gera angustia busque um psiquiatra e um psicólogo, pois pode ser um transtorno bipolar ou não, mas se está gerando angustia seria interessante buscar ajuda para se sentir melhor e consegui lidar com isso. Espero ter lhe ajudado.
Olá, boa noite! Muitas vezes ao sentir sintomas de oscilação de humor, ansiedades, momentos depressivos. Vamos em busca de conceitos e classificações. O importante aqui é a compreensão da complexidade do ser humano, sendo que a avaliação diagnóstica é feita com muito cuidado e atenção, levando em consideração várias variáveis, afinal a trajetória de cada um é ímpar.
Compreendo a preocupação e a necessidade de respostas. Para isso, busque um profissional que possa te ajudar nessa busca, e principalmente o que fazer com a resposta.
Para isso existem profissionais como psicólogos, psiquiatras.
Apenas a intensidade dos sintomas
Olá! Bem, as pessoas não são de funcionamento padrão como números. Características pessoais de reações podem dar respostas diferentes de controle ou não, tolerância, forma de reações, em fim; mesmo com um diagnóstico. Procure fazer uma terapia continuada bem feita e se for indicado vá em conjunto ao médico da área, após um psicodiagnóstico.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 105
Olá, consigo compreender sua situação, mas é importante buscar ajuda de um profissional para te acompanhar e ajudar em seu processo! Um grande abraço!!
Oi, primeiramente não fique preso nos termos técnicos. Isso é para guiar os profisisonais. Se não for para uma psicoeducação, apenas trás rigidez e rótulos.
O transtorno bipolar muitas diretrizes diagnósticas com epsiódios hipomaniacos, sem sintomas psicóticos, com sintomas ´psicóticos, depressivo leve ou moderado... e isso cabe apenas ao profisssional.

O mais importante é um acompanhamento para o dominio de uma regulação emocional, consciência caso haja um rebaixamento de humor ou uma agitação, irritabilidade excessiva. O que quero dizer é! terapia é fundamental.
Fique tranquilo com essas questões... o profissional que o atender saberá os detalhes e vai te explicar se tiver dúvida.
Esqueça o CID-10, que não passa de uma regulamentação pseudo-diagnóstica burocrática recente e procure um psicanalista. Note o quanto uma 'classificação' de 'doenças' favorece e mantém a receita da indústria farmacêutica...
Concordo com o colega - Mauri Sanches - que menciona "Não se preocupe com as classificações CID se você não é profissional da saúde num primeiro momento. A classificação é complexa e depende de muitas variáveis. Procure um Psiquiatra" e faço das palavras dele as minhas. Apenas complemento que a bipolaridade pode ser controlada com o acompanhamento de bons profissionais (psiquiatra e psicóloga) ainda mais sendo experientes e com especialização em saúde mental. Entender o funcionamento de que a bipolaridade é um transtorno do humor, que se chama "bi" por mencionar 2; "polaridade" referindo-se a polos extremos de excitabilidade e desânimo, pode auxiliar na forma como se lida com a bipolaridade. Mas se ater a nomenclaturas e conceitos não contribui para a melhora de quem sofre com esta alteração de humor. Procure um psicólogo, especialista em saúde mental com experiência em acompanhamento de transtorno de humor (juntamente com um bom psiquiatra). Espero ter ajudado! Sucesso!
Transtorno bipolar é um distúrbio psiquiátrico complexo. Sua característica mais marcante é a alternância, às vezes súbita, de episódios de depressão com os de euforia (mania e hipomania) e de períodos assintomáticos entre eles. As crises podem variar de intensidade (leve, moderada e grave), frequência e duração).Não se preocupe com o Cid conforme meus colegas falaram. Busque um profissional para avaliar o quadro clínico.
Olá!!
Seria muito mais saudável e mais seguro buscar um profissional da sua confiança, para ser avaliado com competência e ter certeza do diagnóstico. É impossível um diagnóstico correto sem uma avaliação mais profunda. Não crie suposições desnecessárias.
Olá! Um bom diagnóstico e tratamento é essencial para ajudar pessoas com transtorno bipolar a levar uma vida saudável e produtiva. Procure um psiquiatra e um psicólogo para lhe auxiliar. A disposição!
Olá! O Transtorno Bipolar pode ser dividido em quatro grupos, levando em conta o padrão e o período das oscilações de humor. Não se preocupe com classificações. A terapia psicológica ajudará ao dar apoio, educação e orientação para pessoas com o Transtorno Bipolar e suas famílias. Na Terapia Cognitivo Comportamental o foco é ajudar identificar pensamentos que podem ser gatilhos para os episódios de mania e depressão. Estou à disposição!
Esta é a classificação do CID quanto ao Transtorno Afetivo Bipolar F31:

F31 Transtorno afetivo bipolar
F31.0 Transtorno afetivo bipolar, episódio atual hipomaníaco
F31.1 Transtorno afetivo bipolar, episódio atual maníaco sem sintomas psicóticos
F31.2 Transtorno afetivo bipolar, episódio atual maníaco com sintomas psicóticos
F31.3 Transtorno afetivo bipolar, episódio atual depressivo leve ou moderado
F31.4 Transtorno afetivo bipolar, episódio atual depressivo grave sem sintomas psicóticos
F31.5 Transtorno afetivo bipolar, episódio atual depressivo grave com sintomas psicóticos
F31.6 Transtorno afetivo bipolar, episódio atual misto
F31.7 Transtorno afetivo bipolar, atualmente em remissão
F31.8 Outros transtornos afetivos bipolares
F31.9 Transtorno afetivo bipolar não especificado

Lembrando que cada caso tem suas particularidades e a condução psicoterapêutica é individual.
CID 10 F 31 Transtorno afetivo bipolar
CID 10 - F31.0 Transtorno afetivo bipolar, episódio atual hipomaníaco
CID 10 - F31.1 Transtorno afetivo bipolar, episódio atual maníaco sem sintomas psicóticos
CID 10 - F31.2 Transtorno afetivo bipolar, episódio atual maníaco com sintomas psicóticos
CID 10 - F31.3 Transtorno afetivo bipolar, episódio atual depressivo leve ou moderado
CID 10 - F31.4 Transtorno afetivo bipolar, episódio atual depressivo grave sem sintomas psicóticos
CID 10 - F31.5 Transtorno afetivo bipolar, episódio atual depressivo grave com sintomas psicóticos
CID 10 - F31.6 Transtorno afetivo bipolar, episódio atual misto
CID 10 - F31.7 Transtorno afetivo bipolar, atualmente em remissão
CID 10 - F31.8 Outros transtornos afetivos bipolares
CID 10 - F31.9 Transtorno afetivo bipolar não especificado
Olá!
A pessoa bipolar vive alteração de humor entre mania, hipomania e depressão. Geralmente, quando alterna entre episódios de mania e depressão, a doença é classificada como Bipolar tipo 1, e quando alterna entre hipomania e depressão, é classificada como Transtorno Bipolar tipo 2.
Thamara Cristina Bianchi Galiotto
Psicóloga Especialista em Comportamento Alimentar
CRP 07/29311
(54) 9 9992.0108
Olá, como vai? Na CID 10 (Classificação Internacional de Doenças), encontramos a correspondência F.31 para "Transtorno Afetivo Bipolar" (TAB). Com o passar do tempo, foram havendo algumas revisões diagnósticas e algumas mudanças de nomenclatura. O que encontramos hoje é uma série de subclassificações, a depender dos sintomas que surgem dentro da linha do tempo (se já apresentou ou se está em um episódio caracteristicamente depressivo, maníaco, hipomaníaco ou misto, com ou sintomas psicóticos). De maneira sucinta, só podemos dizer de uma Transtorno Afetivo Bipolar se houve ao menos um episódio depressivo e um maníaco (ou hipomaníaco). No mais, as especificações são úteis para o entendimento do quadro sim, mas não podemos perder de vista que é um tanto desafiador o diagnóstico de TAB e suas especificações e que o diagnóstico não é imutável. Não fica claro na pergunta o motivo por que você se voltou para o entendimento do diagnóstico de maneira detalhada. De qualquer modo, está disponível no Google a CID 10, se for para ter acesso ao Manual de Referência. Se for para entender melhor uma condição que esteja vivendo, recomendo conversar com um profissional de saúde mental (psiquiatra ou psicólogo). Espero ter contribuído. Jaqueline.
Não sabemos qual é o objetivo desta pergunta, se você é estudante, ou interessado na questão ou é paciente e está procurando se informar. De qualquer forma os colegas já colocaram muitas informações anteriormente.
Bom dia, o Transtorno Afetivo Bipolar possui 10 classificações com seus respectivos CID. Poderia informar cada um e seus sintomas, mas creio que essa informação fornecida pela internet sem um contato com o paciente ou seu familiar pode causar impacto negativo, muitas vezes desnecessário. Além disso, nem todo diagnóstico é totalmente fechado, devido as variações de sintomas e do momento que a pessoa pode estar vivendo. O diagnostico não é uma sentença, apenas um alertar que deve ser levado em conta para que se trate os sintomas e as suas origens. Os sintomas são controlados a partir de medicamentos psiquiátricos e a origem deles deveram ser tratados pela terapia com psicólogos e psicanalistas. Apenas a terapia pode fazer que os sintomas reduzam ou desapareçam. No entanto, o uso da medicação é indispensável, enquanto os conflitos que causam os sintomas não são abolidos pela terapia. Mas, se o paciente toma apenas medicações a tendencia é que os sintomas aumentem e a medicação também. Espero ter ajudado.
O CID classificaria a gravidade do transtorno, mas fazer isso sem orientação para o tratamento pode ser improdutivo. Coloco-me a disposição para mais esclarecimentos!