Nunca trabalhei na vida, tenho medo, aversão, não me acostumo com a rotina, não me sinto bem, não

9 respostas
Nunca trabalhei na vida, tenho medo, aversão, não me acostumo com a rotina, não me sinto bem, não me sinto capaz, tenho completa fobia ao trabalho. Se eu consultar um psicólogo ou psiquiatra, posso inverter esse quadro? Qual? Não tenho mais como me manter sem trabalhar, mas isso me causa pavor.
Olá,
Sua pergunta se refere a uma fobia relacionada ao trabalho e sua sua busca por ajuda para superar essa sensação. Entendi, a partir dessa pergunta que isso lhe incomoda e por isso a busca por ajuda. Penso que essa busca é o primeiro passo para o tratamento. O segundo passo seria fazer análise (psicoterapia) com um psicanalista para aprofundar essa busca.

Olá.
Ambos os profissionais podem te auxiliar nesta busca por adequação social.
Sugiro a busca por psicoterapia a fim de verificar o que desencadeou estes seus comportamentos e, assim, desenvolver um treinamento de habilidades sociais a fim de que seja possível adentrar o mercado de trabalho sem qualquer tipo de angústia ou desconforto.
Aqui o médico psiquiatra pode colaborar com trabalho multiprofissional ao sugerir medicações que atenuem os sintomas mais imediatos.
Espero ter ajudado!
Até breve!
Olá. O trabalho dos profissionais são necessários.
O psiquiatra entra com a medicação a fim de atenuar os sinais de desconforto imediato.
O psicólogo vai trabalhar com você em relação das causas que te levaram ao comportamento de esquiva das pessoas
O sentimento de pavor pode ser inserido nas causas mais profundas de sua experiências e por isso não deixe a psicoterapia .
Os tratamentos com os profissionais de psicologia e psiquiatria não são excludentes, podendo inclusive serem complementares um ao outro. Isto significa que o paciente pode ser atendido por um psicólogo e, ao mesmo tempo, fazer uso de medicação receitada pelo psiquiatra, caso se conclua que isto é necessário no caso específico. O espaço da psicoterapia é importante para que você possa ser escutado em suas angústias, mas também para que consiga escutar a si próprio, se organizando psiquicamente. Desta forma, instaura- se a possibilidade para que compreenda que representações podem estar associadas à ideia de trabalho para você, podendo pensar em certos aspectos psíquicos, mesmo os não considerados até então, que possam estar relacionados a tal questão.
Olá! Você traz um sintoma relacionado ao trabalho. Trabalhar significa encarar uma realidade do mundo, algo que está fora de você. Mas para isso, é preciso antes fazer um trabalho interno, que significa buscar olhar para dentro de si e procurar os motivos que te levam a ter as dificuldades citadas.
O acompanhamento de um psicólogo é muito importante nesse momento. Ele te dará os encaminhamentos e o suporte necessário para alcançar um maior conhecimento próprio, que pode facilitar que você consiga se desenvolver profissionalmente no futuro.
O ideal seria buscar avaliação psiquiátrica, para que com isso o profissional possa entender e talvez medicar desconfortos físicos como angústia, ansiedade e outros decorrentes. Junto a este trabalho é importante que se faça psicoterapia com um bom psicólogo para entender e trabalhar o porquê se sente tão incapaz, o quanto sofre e ganha com isso, quais são os seus medos, inseguranças e angústias que impedem o seu desenvolvimento. Como foi o ambiente em que você cresceu? Precisa de fato trabalhar? O quanto isso afeta quem o cerca? Como se sente diante disso?
Busque ajuda e faça essas reflexoes
Olá, concordo com a colega.

O tratamento com a psicoterapia individual poderá lhe oferecer apoio para descobrir o que te causa tanta angustia e medo.

De onde vem tanta insegurança que não permite seguir
esse percurso na sua vida. Com o tratamento poderá
compreender o porque dessa insegurança.

Abraço fraterno!
Compreendo esse medo e fobia de trabalhar. Mas concordo com relato da colega acima, deve buscar ajuda psicológica afim de compreender o que gerou essa fobia . Se necessário esse(a) mesmo lhe indicará um psiquiatra para pescricao de medicamentos. Será de grande valia ajuda de um Psicólogo.
Só para complementar, vc não é o único com esses sintomas,atendi vários pacientes com esses sintomas,inclusive concursados que não conseguem se manter no trabalho.Procure imediatamente iniciar uma psicoterapia e o psiquiatra,não perca mais anos da sua vida..