O fluoxetina é tão eficaz quanto a paroxetina(pondera) no tratamento da Sindrome do Pânico?.

8 respostas
O fluoxetina é tão eficaz quanto a paroxetina(pondera) no tratamento da Sindrome do Pânico?.
A fluoxetina pode ser tão eficaz quanto a Paroxetina. Como já foi dito acima, isso depende muito do paciente e de outras queixas associadas ao transtorno de pânico. O que é importante você saber é que ambas podem tratar Pânico. O seu psiquiatra avaliando todos os seus sintomas é que poderá definir com você qual o melhor para o seu caso específico.
Boa sorte ;)
À disposição, Dra. Jacqueline Segre

A sua preocupação é bastante pertinente para entender o campo de ação do medicamento e sua eficácia. É também importante pensar na extensão do tratamento medicamentoso com o acompanhamento psicológico que colabora de forma eficaz e direta com a medicina, porém em outra dimensão. Tomando essas bases, o tratamento psiquiátrico e o tratamento psicológico, você poderá criar uma nova perspectiva na vida.
As duas medicações pertencem à mesma classe, são inibidores seletivos da recaptação de serotonina. Ambas são eficazes no tratamento do Transtorno de Pânico e diferem quanto ao perfil de efeitos colaterais. A escolha da medicação depende de alguns fatores relacionados à medicação e ao paciente. É importante conversar com o psiquiatra para saber quais os objetivos do tratamento, pois isso influenciará a escolha da medicação.
Não. A paroxetina é o melhor antidepressivo para o transtorno do pânico, e a fluoxetina, um dos piores. Entretanto, a fluoxetina pode ser usada para tratar o pânico, e tem aprovação para este uso.
Fluoxetina e paroxetina São inibidores seletivos da recaptação de serotonina. As Dias podem ser utilizadas Na síndrome do pânico.
Quem melhor responde a essa pergunta é o psiquiatra, porém nós psicólogos tb estudamos medicação p conhecer o efeito em nossos pacientes. O que sabemos já foi dito, são medicações similares que servem para tratar também o pânico. Mas, o médico irá ver a resposta do seu organismo sobre a droga passada e ficará com aquela q tiver uma boa reação positiva em vc. Se ocorrer efeitos colaterais, esses deverão ser passageiros. Se persistirem vc deverá procurar o seu psiquiatra para que ele esteja revendo. O importante é que vc saiba q a medicação não dispensa a terapia. Existem transtornos de pânico leve q somente a terapia dá conta, como já vivi a experiência em minha prática. Entretanto, outros precisam da medicação que deverá ser passada pelo psiquiatra e junto deve ser feito o tratamento psicoterápico. Boa sorte!
Recomendo ainda aliar o tratamento Psicoterápico, para entender os motivos e as razões de estar com esses sintomas.

Assim poderá viver uma vida mais plena e equilibrada nas relações pessoais e de trabalho.

Abraços.
O profissional qualificado para responder esta pergunta é o psiquiatra, além do tratamento com remédio, procure fazer atividade física, aprender técnicas de respiração, meditação, yoga, taichi, todas essas alternativas irão fazer com que o seu cérebro produza de forma natural serotonina e dopamina, acalmando o seu corpo e a sua mente. Além disso recomendo fazer terapia para identificar os gatilhos que disparam a crise de pânico.