O hiperfoco é um sintoma direto do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?

2 respostas
O hiperfoco é um sintoma direto do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
Dra. Ingrid Natalia Barbosa
Psicólogo
Florianópolis
Não. O hiperfoco não é um sintoma direto do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB).

Esse termo é mais comumente associado a condições como TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e Transtorno do Espectro Autista (TEA), onde a pessoa pode se concentrar intensamente em algo que desperta grande interesse, às vezes perdendo a noção do tempo ou deixando outras demandas de lado.

No TPB, o que pode se parecer com “hiperfoco” geralmente está ligado à intensidade emocional e à necessidade de vínculo. Por exemplo, a pessoa pode direcionar muita energia e atenção a um relacionamento ou interesse específico, especialmente quando isso gera sensação de conexão ou segurança. Porém, esse foco tende a ser emocional e instável, mudando conforme as experiências afetivas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não, o hiperfoco não é um sintoma direto do Transtorno de Personalidade Borderline. O que ocorre no TPB é uma atenção intensa ligada a emoções fortes, relacionamentos ou situações que despertam medo de abandono, insegurança ou ansiedade. Diferente do hiperfoco observado em condições como TDAH ou superdotação, aqui o foco é impulsionado por necessidades emocionais e não por interesse cognitivo persistente. A psicoterapia ajuda a compreender essas dinâmicas e a desenvolver regulação emocional. No meu perfil você pode conhecer como a análise pode apoiar esse processo.

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renato Furigo

Renato Furigo

Psicólogo

São Paulo

Claudia Matias Santos

Claudia Matias Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Tamires Pimentel Souza

Tamires Pimentel Souza

Psicólogo

São Leopoldo

Tainá Silva

Tainá Silva

Psicólogo

Florianópolis

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 5148 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.