Dra. Ingrid Natalia Barbosa

Psicóloga · Mais sobre as especializações

Florianópolis 1 endereço

Número de registro: CRM SP 190009

20 opiniões

Experiência

Meu trabalho une ciência e acolhimento humano, com escuta ativa e um olhar individualizado para cada pessoa. Cada acompanhamento é único — pensado especialmente para as suas necessidades, história e objetivos.

Estou em constante atualização na psicologia baseada em evidências, acompanhando os avanços mais recentes da área. Mais do que técnica, ofereço presença, empatia e clareza em cada sessão — para que você se sinta compreendido, seguro e confiante no processo terapêutico.

Se você sente que é o momento de cuidar de si com profundidade e acolhimento, estou aqui para te ajudar nesse processo.

mais Sobre mim

Abordagem terapêutica

Terapia cognitivo comportamental
Dbt - terapia comportamental dialética

Experiência em:

  • Neuropsicologia

Serviços e preços

  • Primeira consulta psicologia


Consultório

Ingrid Natalia Barbosa
Consultório particular

Rua Felipe Schmidt, Centro, Florianópolis 88010-400

Ampliar o mapa abre num novo separador

Disponibilidade

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Planos de saúde não aceitos

Este especialista só aceita pacientes particulares. Você pode pagar particular para marcar, ou encontrar outro especialista que aceite o seu plano de saúde.

20 opiniões

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais. Saber mais sobre pareceres
  • M

    Desde a primeira consulta eu já me senti acolhida e não fui rotulada. Ela fez eu entender que cada pessoa tem uma história e nem tudo está no DSM.

     • Sinapse – Núcleo Integrado de Saúde Mental  • 

    Dra. Ingrid Natalia Barbosa

    Fico muito feliz em saber que você se sentiu acolhida desde o primeiro encontro. Acredito profundamente que cada pessoa carrega uma história única, e que o cuidado vai muito além de qualquer rótulo ou manual. É uma alegria poder caminhar com você nesse processo de compreensão e crescimento!


  • K

    Profissional acolhedora. Recomendo seus trabalhos !!!

     • Sinapse – Núcleo Integrado de Saúde Mental  • 

    Dra. Ingrid Natalia Barbosa

    Muito obrigada pelo carinho e pela recomendação! Fico muito feliz em saber que você se sente acolhido(a) durante o processo. Meu objetivo é justamente oferecer um espaço seguro e empático para que cada pessoa possa se desenvolver com leveza e confiança.


  • M

    Ela me ajudou a entender melhor meu TDAH e a organizar minha rotina. Com as ferramentas que ela ensina, minha produtividade melhorou muito!

     • Sinapse – Núcleo Integrado de Saúde Mental  • 

    Dra. Ingrid Natalia Barbosa

    Que bom ler isso! Fico muito feliz em saber que as estratégias têm feito diferença no seu dia a dia. O TDAH pode ser desafiador, mas com as ferramentas certas é possível alcançar equilíbrio, foco e bem-estar. Parabéns pelo seu empenho nesse processo!


  • J

    Fez eu perceber que não preciso ser refem de medicamentos para ter saúde mental.

     • Sinapse – Núcleo Integrado de Saúde Mental  • 

    Dra. Ingrid Natalia Barbosa

    Fico muito feliz em saber que o processo terapêutico te ajudou a perceber isso! A terapia tem justamente esse papel: fortalecer sua autonomia emocional e te ajudar a desenvolver recursos internos para lidar melhor com os desafios. É um prazer acompanhar essa evolução!


  • J

    Super satisfeito com a consulta inicial. Pretendo seguir.

     • Sinapse – Núcleo Integrado de Saúde Mental  • 

    Dra. Ingrid Natalia Barbosa

    Fico muito feliz em saber disso! É ótimo saber que a primeira consulta foi positiva. Estarei aqui para te acompanhar nesse processo e seguir construindo, juntos, um caminho de crescimento e autoconhecimento.


  • B

    Profissional de excelência. Competente, pontual, carismática.

     • Sinapse – Núcleo Integrado de Saúde Mental  • 

    Dra. Ingrid Natalia Barbosa

    Muito obrigada pelo carinho! Fico feliz em saber que meu trabalho transmite essa confiança e cuidado. Procuro sempre oferecer um atendimento ético, acolhedor e comprometido. Agradeço de coração pela confiança!


  • J

    Ingrid é uma profissional como poucos são. É atenta a todos os detalhes, escuta ativa, traz reflexões e apontamentos excelentes. Ela realmente tem o dom do cuidado.
    É uma psicóloga que enxerga, escuta e age sobre as situações necessárias.
    Indico ela de olhos fechados porque sei, que o que trilhamos até aqui, e a minha melhora que vem ocorrendo, foi graças a contribuição cuidadosa dela.

     • outro lugar Outro  • 

    Dra. Ingrid Natalia Barbosa

    Fico imensamente grata pelas palavras! Você é uma pessoa incrível, e é um privilégio poder fazer parte da sua jornada. A sua confiança e empenho são fundamentais para que o nosso trabalho tenha resultados tão positivos. Cada passo que damos juntos me motiva ainda mais a continuar me dedicando com carinho e atenção. Obrigada por confiar em mim de olhos fechados, isso significa muito!


  • S

    Tive meu primeiro contato com a terapia com a Ingrid, a consulta teve um ambiente super leve mas ainda com muito aprendizado!

     • outro lugar Outro  • 

    Dra. Ingrid Natalia Barbosa

    Fico muito feliz em saber que seu primeiro contato com a terapia foi tão positivo! O ambiente leve e acolhedor é algo que busco sempre criar, pois acredito que ele favorece o aprendizado e o autoconhecimento. Fico grata pela confiança e espero que cada encontro seja ainda mais enriquecedor para sua caminhada. Vamos juntos nessa jornada!


  • M

    Uma profissional excelente: cuidadosa, empática, atenciosa e sempre com uma energia positiva. Ela me ajuda, escuta com atenção, explica com clareza e me incentiva a cuidar não só da saúde mental, mas também da física. Graças ao acompanhamento dela, venho me conhecendo melhor, aprendendo a reconhecer minhas limitações e a buscar formas de superá-las, além de ganhar confiança para correr atrás dos meus sonhos. O diagnóstico de TDAH, conduzido por ela, trouxe clareza sobre meu comportamento e sobre o funcionamento do meu corpo, o que foi transformador. Recomendo com toda certeza: uma profissional que faz a diferença!

     • outro lugar Outro  • 

    Dra. Ingrid Natalia Barbosa

    Muito obrigada por essa avaliação tão carinhosa! É uma honra poder acompanhar você nesse processo de autoconhecimento e transformação. Ver seu crescimento, a clareza que você conquistou e a confiança que está construindo me enche de alegria. Seu empenho e abertura são fundamentais para que a terapia seja realmente eficaz. Estou aqui para seguir caminhando ao seu lado, celebrando cada conquista e superação. Obrigada por confiar em mim!


  • D

    é uma profissional excelente! atualizada, prática, atenta. escuta e nos trata com acolhimento, empatia e muito conhecimento profissional.

     • outro lugar Outro  • 

    Dra. Ingrid Natalia Barbosa

    Muito obrigada pelo reconhecimento! Fico feliz em poder oferecer um atendimento que combina cuidado humano com atualização e prática profissional. É um privilégio poder escutar e acompanhar cada pessoa com respeito e dedicação. Conte comigo nessa caminhada!


Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas respondidas

10 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Como posso estabelecer limites em uma “amizade” com alguém que tem o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?

Estabelecer limites em uma amizade com alguém que tem Transtorno de Personalidade Borderline pode ser desafiador, mas é essencial para manter uma relação saudável.
Comece identificando o que te faz bem e o que te desgasta emocionalmente. Depois, comunique esses limites com clareza e firmeza, sem culpa — ser direto não é falta de empatia. Mantenha consistência nas suas atitudes e evite entrar em ciclos de culpa ou tentativas de “salvar” o outro.
É importante lembrar que relações com essa dinâmica podem despertar muita exaustão emocional. Em alguns casos, buscar orientação psicológica ajuda a entender melhor seus próprios limites e a lidar com essa convivência de forma mais leve e saudável.

Dra. Ingrid Natalia Barbosa

Como é o ciclo de uma amizade com alguém que tem o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?

O ciclo de uma amizade com alguém que tem Transtorno de Personalidade Borderline costuma ser intenso e emocionalmente oscilante. No início, a conexão pode ser muito forte — há envolvimento rápido, idealização e uma sensação de vínculo profundo. Com o tempo, pequenas situações podem ser interpretadas como rejeição, o que gera frustração, raiva ou afastamento repentino.

Esses altos e baixos são comuns no TPB e costumam vir acompanhados de medo de abandono e dificuldade em manter estabilidade emocional. O outro lado, muitas vezes, acaba confuso, tentando equilibrar presença e proteção emocional.

Reconhecer esse padrão é o primeiro passo para construir uma relação mais saudável, baseada em limites claros e expectativas realistas. E, se isso tem te afetado emocionalmente, conversar com um psicólogo pode te ajudar a entender melhor esses ciclos e encontrar formas mais equilibradas de lidar com eles.

Dra. Ingrid Natalia Barbosa
Ver todas as respostas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes