O medicamento Alois realmente oferece alguma ajuda no tratamento de Alzheimer/demência?

5 respostas
O medicamento Alois realmente oferece alguma ajuda no tratamento de Alzheimer/demência?
Ajuda sim, mas a memantina (Alois ou Zider ou qualquer outra marca) tem indicação para demência moderada em diante e isso após ter alcançado dose máxima na medicação de primeira linha (Donepezila, Rivastigmina ou Galantamina).
A medicação tem indicação, mas também não pode ter apenas o fono na terapia medicamentosa. Tem várias outras terapêuticas que podem ser feitas, que fazem diferença na vida do paciente e familiares

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Vale ressaltar além do acima explicitado pelo colega, que o tratamento medicamentoso para a doença de Alzheimer não é um tratamento curativo mas sim de tentativa de controle da progressão da perda de memória e de sintomas comportamentais e psiquiátricos que acompanham a doença. Então, consideramos como efetivo uma redução ou estabilização do declínio da memória e/ou melhora dos sintomas comportamentais. Soma-se ao tratamento farmacológico medidas terapêuticas por parte da equipe multidisciplinar como terapeuta ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, dentre outros.
A memantina pode ser utilizada em alguns casos, porem apenas nas fases moderadas em diante. Se iniciada precocemente pode inclusive piorar o quadro. Procure um neurologista clínico.
Dr. Daniel De Castro Azevedo
Geriatra
Belo Horizonte
A memantina (Alois ou concorrentes) pode ajudar no controle de alguns sintomas da demência de Alzheimer em fase moderada a avançada, entretanto é importante ter clareza que a resposta de cada paciente é individual e que somente o médico assistente poderá ter clareza da utilidade e resposta para cada paciente.
Dr. Lucas Motta Fernandes
Geriatra, Médico clínico geral, Generalista
São José do Rio Preto
É um medicamento que pode ser usado nas fase moderada e avançada de Alzheimer, mas pode ter efeitos colaterais que superam seu benefício - como qualquer medicamento.

Especialistas

Renata Lima

Renata Lima

Fisioterapeuta

Maceió

Carla Ribeiro de Queiroz

Carla Ribeiro de Queiroz

Psicólogo, Psicanalista

São José dos Campos

Flávia Daolio Formigari Lima

Flávia Daolio Formigari Lima

Terapeuta ocupacional

Jundiaí

Paulo Ricardo Uruguai

Paulo Ricardo Uruguai

Geriatra, Internista

Fortaleza

Jaqueline Doring Rodrigues

Jaqueline Doring Rodrigues

Geriatra

Curitiba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 205 perguntas sobre Doença de Alzheimer
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.