O medico receitou litio para minha filha o tratamento é continuo quais os riscos a longo prazo?
4
respostas
O medico receitou litio para minha filha o tratamento é continuo quais os riscos a longo prazo?
O Lítio é um medicamento seguro, utilizado nas últimas 6-7 décadas, com boa resposta no TAB (sendo a primeira escolha de tratamento). Se não houverem efeitos colaterais e os exames clínicos se mantiverem dentro da normalidade, não há com o que se preocupar.
O importante é manter o seguimento psiquiátrico (pois somente o médico pode responder pelas medicações que prescreve) e seguir em acompanhamento psicológico.
Atenciosamente,
Dra. Karina Barradas
O importante é manter o seguimento psiquiátrico (pois somente o médico pode responder pelas medicações que prescreve) e seguir em acompanhamento psicológico.
Atenciosamente,
Dra. Karina Barradas
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Os riscos a longo prazo são ganho de peso, alterações na tireoide e na funçao renal. Acompanhamento medico regular e litemia são necessarios.
O transtorno afetivo bipolar, anteriormente conhecido como psicose maníaco depressiva e mais remotamente como ciclotimia é uma síndrome cujos sintomas caracterizam episódios (momentos de comportamentos) ora depressivos, ora eufóricos. A doença é considerada como um transtorno do humor, compreendendo-se o humor como uma tonalidade afetiva que pode ser regular nos casos ditos normais ou irregulares e instáveis quando subjaz uma doença. O carbonato de lítio é um estabilizador do humor que auxilia o portador de TAB a evitar as angustiantes oscilações entre a depressão e a euforia. Mas um diagnóstico correto é de suma importância para um adequado tratamento psicológico e psicofarmacológico na remissão do transtorno e na aquisição de uma melhor qualidade de vida para a pessoa em seu convívio familiar e também social .
Atenciosamente,
Sandro César Silvério da Costa
Atenciosamente,
Sandro César Silvério da Costa
Existe um espectro que situações que levam o médico a receitar as variantes de Lítio, sem que devamos falar sobre um quadro específico. É por isso que é muito importante poder dirigir essa pergunta ao médico que está acompanhando o tratamento, pois ele avaliará os efeitos do tratamento em longo prazo, incluindo os possíveis efeitos colaterais; mas, avaliará também os riscos da não adesão ao tratamento medicamentoso. Em muitos casos em que as variante do Lítio são escolhidas como tratamento psicofarmacológico de longo prazo, o tratamento analítico concomitante contribui significativamente com as questões do sujeito que está fazendo uso do tratamento. Na minha experiência clínica, pude acompanhar alguns casos muito bem sucedidos de reorganização das questões que levaram os pacientes a não precisarem mais do apoio medicamentoso e, nesses casos, o trabalho conjunto com o psiquiatra foi importante para possibilitar que o paciente faça escolhas e se responsabilize por elas.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Gostaria de saber mais sobre a bipolaridade E como que é uma pessoa que sofre de bipolaridade e estresse excessiva eu acho que o meu esposo tem esse problema de estresse generalizado porque ele ficou dois meses sem tomar paroxetina e mudou de personalidade de uma hora para outra um dia ele tá bem no…
- Criança 3 anos ,médica passou aripripazol 0,25 é normal ter agitação?Qual o tempo para se adaptar a medicação?
- É verdade que quem é diagnosticado com transtorno bipolar ou transtorno Esquizoafetivo não pode tomar antidepressivos?
- Bipolaridade com ausência de fase "maniaca" pode ocorrer? Se sim, como fazer o diagnostico diferencial?
- Olá! Qual a diferença entre os diagnósticos de transtorno bipolar tipo 2 e depressão bipolar?
- O Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) afeta sua capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo?
- Meu marido está fazendo tratamento com lítio e razapina,mais agora e ficou mais calado que nunca está bem apático estou preocupada,ela não fala comigo. É normal?
- Olá. Desde a minha infância tinha a forte convicção que minha mãe sofre de algum transtorno de humor ou de personalidade. Sou casada com um bipolar tipo 1 e a semelhança comportamental é assustadora. Porém no caso da minha mãe a ciclagem do humor sempre foi muito rápida, chegando até mesmo a ser diária.…
- Olá. Tomo topiramato 50mg para compulsão alimentar e meu psiquiatra passou lamotrigina para regulação emocional por causa do TDAH. Há problema tomar os dois juntos? Obrigada.
- Um diagnóstico de Transtorno do espectro autista (TEA) pode ser, na verdade, Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 970 perguntas sobre Transtorno bipolar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.