O medo de ser avaliado,julgado tem a ver com timidez ?

14 respostas
O medo de ser avaliado, julgado tem a ver com timidez ?
A timidez é um traço de personalidade ligado a introversão, ou seja, ao retraimento em situações sociais, enquanto que a vergonha é mais um comportamento ligado a dificuldade em se expressar em determinadas situações. Então, o medo de ser julgado é o que está no centro da vergonha, mas não necessariamente da timidez. Com isso, te convido a uma auto avaliação... você é tímido ou introvertido? - Independente da resposta a psicoterapia é um ótimo lugar para que você aprenda a lidar com seus medos e amarras emocionais que te impedem de ser quem você é.

Olá, como vai? Não obrigatoriamente. É importante avaliar e trabalhar isso em um processo psicoterápico, pois é preciso ver o seu histórico em relação a esse medo. Boa sorte!
Olá! Não necessariamente o medo está associado com esses outros afetos que você comentou. O importante, caso esse medo esteja te atrapalhando nas atividades do cotidiano, seria procurar uma psicoterapia para melhor entender o que está acontecendo, Espero ter ajudado
Olá! São pouquíssimos dados para poder fazer qualquer tipo de análise. Comportamentos precisam ser analisados com cuidado, detalhamento e com coleta de dados. Assim iremos descobrir qual é a função desses aspectos que você relatou e o que mantém esse funcionamento descrito. Sugiro que marque uma avaliação com um especialista para poder avaliar sua demanda com profundidade.
Olá! Sugiro buscar auxílio de um profissional para avaliar essa sua questão. São poucas informações para tirarmos algum tipo de conclusão. Se esse medo está impedindo você de fazer algo, procure ajuda.
Olá. Pode ter relação com um quadro de ansiedade, principalmente ansiedade social, em que o sujeito fica com medo da opinião e julgamento alheio. Sugiro que você busque um psicólogo para lhe auxiliar com esta questão.
Olá! Depende. Muitos fatores precisam ser investigados. Em todo caso faz-se necessária a avaliação individual para a coleta de dados e análise. Por isso, como Psicóloga, recomendo que marque uma consulta com um profissional para entender melhor a natureza das suas questões. Cuide-se bem!
Olá.
As informações são insuficientes para podemos fazer essa associação com segurança. Mas você poderia se deter mais sobre esse fenômeno.
Sobre o medo de ser julgado: você sente isso em todos os âmbitos da sua vida (acadêmico, escolar, relações de amizade, familiar, profissional ou amorosa)?
Você se preocupa constantemente com a opinião alheia?
Se culpa com frequência por atitudes do passado que julgou errado? Você se sente frustrado ou com inveja do sucesso alheio? Você se sente suficiente para realizar um projeto ou realizar um desejo?
Como a timidez impacta na sua vida? Você já deixou de conquistar algo por ser tímido?
Esses são alguns questionamentos que surgiram ao ler seu texto. Espero que ajude.
Boa tarde! São poucas as informações, não dá para responder. Procure um profissional da área de Psicologia.
Olá! Não necessariamente tem a ver com timidez. A timidez não é a causa desse medo, ela é a consequência sobre a ansiedade produzida pela fantasia de ser observada/julgada pelo outro. Por isso é importante que uma psicólogo faça uma avaliação para analisar e compreender o porque de sentir medo nesse sentido. A maneira como você se relaciona com o mundo e com os outros é fundamental para entender a real causa desse conflito.
Para Jung toda característica que se encontra exacerbada na consciência busca um equilíbrio a nível inconsciente portanto a partir de identificado o seu tipo psicológico (introvertido ou extrovertido) temos como avaliar melhor se este comportamento é fruto de um trauma ou se é uma característica inerente. De qualquer modo o ideal é você enfrentar o seu medo e não permitir que nenhuma atividade que você queira realizar seja impedida de seguir em frente por este motivo. Caso necessite de ajuda profissional estou a disposição.
Não necessariamente, mas com certeza deve ter alguma relação. O interessante seria vc entender pq vc funciona assim e aprender e se desenvolver.. é necessario mais dados para conversarmos sobre a sua timidez.
Não necessariamente, as pessoas de modo geral em graus maiores ou menores podem virem a sentir medo ou receio de serem julgadas ou avaliadas, principalmente, em situações ou a partir de pessoas que são importantes para a mesma. Tal medo, e a timidez agregada a isso, provém de uma insegurança de não conseguir ser atingir as expectativas daquele ou daqueles que julgam. A origem dessa insegurança varia de pessoa para pessoa, sendo necessário uma investigação mais aprofundada para entendê-la
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 110
São questões interconectadas porque a timidez muitas vezes pode ser relacionada a uma falta de segurança de sua autoestima. O medo de ser julgado e ser avaliado está relacionado a sua preocupação com o olhar do outro ou sua necessidade de ser aceito ou aprovado por esses olhares. Não é uma questão simples de se tratar, por isso, seria interessante ter suporte de um profissional da área de psicologia.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 160

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!