O meu filho de 25 anos só come pão com queijo. Diz que sofre de alimentação selectiva e que não prec

4 respostas
O meu filho de 25 anos só come pão com queijo. Diz que sofre de alimentação selectiva e que não precisa de mais nada porque o queijo tem proteínas e vitaminas. Tem epilepsia, será que a alimentação dele pode agravar a doença?
Boa noite !
Agravar o quadro de Epilepsia, não. Uma alimentação apenas com pão e queijo é muito pobre! É necessário a presença de frutas , legumes e carnes, que contêm mais fibras , vitaminas e ferro. Tal dieta seguida por seu filho pode causar uma síndrome carencial ou anemia, que interferem com a adequada absorção da medicação. Seletividade alimentar tem que ser investigada. Procure um psicólogo e um nutricionista. Abraços

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Concordo com o parecer da colega acima. Se alimentar somente com pão e queijo não é o ideal. Procure um nutricionista para que possa explicar a importância de outros alimentos para a saúde como um todo. É importante entender o motivo dele se recusar ingerir outros alimentos, um psicólogo poderá ajudar.
Uma alimentação inadequada como a do seu filho (apenas carboidratos e proteína, sem vitaminas, sais minerais, gorduras saudáveis, etc.) pode levar a inúmeros problemas de saúde e também transtornos de humor, já que uma alimentação balanceada é responsável pela produção de neurotransmissores, como a serotonina, que é o hormônio da felicidade e contribui para a sensação de bem-estar. Também concordo com as outras opiniões, é fundamental procurar um psicanalista/psicólogo para compreender a causa dessa alimentação tão restrita, e um nutricionista para orientá-lo a ter uma alimentação saudável e balanceada.
Olá! Além das recomendações das colegas recomendo avaliação em Integração Sensorial, realizada normalmente por Terapeutas Ocupacionais especializados na área. Isso pode colaborar muito na adesão ao acompanhamento nutricional. Por vezes o paciente não gosta e não adere a planos alimentares prescritos por não se adaptar a texturas, cheiros e consistências de vários alimentos. Vale muito ampliar o repertório de alimentos junto a TOs.

Especialistas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Tatiana Rocha

Tatiana Rocha

Psicólogo

São Caetano do Sul

Luiz Henrique Zanatta

Luiz Henrique Zanatta

Psicólogo

Curitiba

Eduardo Ribeiro Brandão

Eduardo Ribeiro Brandão

Médico de família

Montenegro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 42 perguntas sobre Distúrbios alimentares
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.