Emetofobia faz parte de um transtorno alimentar? As vezes fico com medo de comer certos alimentos

28 respostas
Emetofobia faz parte de um transtorno alimentar?

As vezes fico com medo de comer certos alimentos que eu gostava muito.
Emetofobia é uma fobia associada ao vômito. Seja como um medo excessivo de vomitar ou de ver outra pessoa vomitando.
Você disse que às vezes fica com medo de comer certos alimentos. Não parece se tratar de emetofobia. Mas certamente há alguma questão a ser investigada aí nesse seu sintoma.

Os transtornos alimentares são caracterizados por uma perturbação persistente na alimentação ou comportamento alimentar que abrange o consumo ou absorção dos nutrientes de forma a comprometer a saúde física e também seu funcionamento psicossocial. No caso, emetofobia diz respeito ao medo de vomitar, e caso você esteja de alguma forma restringindo sua alimentação por medo de isso gerar vômitos, e isso cause perda de peso, deficiência nutricional, interferência no seu cotidiano; é importante buscar acompanhamento junto ao psicólogo e também outros profissionais. Espero que tenha esclarecido. Um abraço.
A emetofobia ou medo de vômitos caracteriza-se por um medo irracional e excessivo de vomitar, ver outros vomitando ou ainda de vomitar em frente a outras pessoas. A emetofobia vem sendo entendida como uma condição associada a diversas outras formas de psicopatologia, entre elas o transtorno de pânico, a fobia social, a agorafobia e, em crianças, o transtorno de ansiedade de separação. Procure ajuda de um Psicólogo para iniciar um tratamento.

Olá! Algo que chama a atenção é você usar o termo técnico para se referir a seu medo de vomitar. Uma psicoterapia te ajudará a entrar em contato abertamente com esse medo e dessa forma, compreender melhor sua origem a fim de lidar melhor com ele.
Será importante buscar um psicanalista para que você possa falar e pensar sobre o que lhe leva a ter esse comportamento. Como o colega mencionou acima, esse comportamento tem a ver com sua história. Você não desenvolveu ele à toa. Então, o tratamento passa por poder falar sobre sua história, seus objetos de amor, seus ideais e frustrações. A partir dessas elaborações, o sintoma perde força e você terá, senão uma cura, uma vida mais funcional e com maior qualidade. Busque um psicanalista.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 180
Olá! É notório a questão ambivalente do caso, pois você tem ciência do que sente, o que deve comer ou evitar para não gerar vômito. Para a psicanálise, o medo pode ter uma fase de indeterminação, que é a angústia, não observando o que causa esse sentimento, pode levar a quadros de depressão, ansiedade e outros distúrbios emocionais. Ao focarmos no sintoma, assumimos a responsabilidade pelo tratamento. E assim que resistirmos aos medos, ao decidirmos que nada deve ser maior que o desejo de desafiar incômodos e desconfortos, tudo fica mais fácil. Seu caso deve ser investigado com cautela e rigor analítico. Busque ajuda profissional, conheça-te, tudo caminha para o melhor, forte abraço.
Emetofofia não se trata de um transtorno alimentar, mas um medo excessivo de vomitar ou ver outras pessoas vomitando. É tratado como uma fobia.
Seria importante consultar um profissional que te ajude a investigar a origem desse medo de certos alimentos, que pode ter a ver com experiências anteriores ou ideias infundadas que foram construídas acerca desses alimentos.
Um psicólogo pode te ajudar com técnicas de enfrentamento e como lidar com esses sentimentos e sintomas.
A emetofobia ou fobia de vômitos é o medo excessivo de vomitar ou de ver outras pessoas vomitando e pode ser desencadeado por estímulos internos e externos, não se trata de um transtorno alimentar. Inserida em um grupo chamado de Fobias Específicas, a Emetofobia, segundo o psiquiatra, faz fronteira com outros transtornos psiquiátricos como o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Procure um profissional da Psicologia para te acompanhar.
Olá! Busque por um bom Psicólogo Cognitivo Comportamental Racional Emotivo e Hipnoterapeuta.
Medo de vomitar ou ver outros vomitando deriva de traumas anteriores, em que a pessoa passou por situação semelhante. Mas essencialmente está ligado à ansiedade e síndrome do pânico, nada tem a ver com o tipo de alimento ingerido. Você precisa tratar sua ansiedade. Para isso consulte um psicólogo.
Podemos falar que a Emetofobia está dentro do que chamamos de fobia específica e o medo de ter medo pode estar associado ao seu receio de comer certos alimentos. Um exemplo é a Síndrome de pânico, que é um evento muito intenso e que gera tanto desconforto, que algumas pessoas temem passar por isso novamente e desenvolvem outro transtorno chamado Agorafobia. O que é interessante também de saber sobre o tema, é que independente dos sintomas, entender a construção por trás dele, o conflito envolvido e demais aspectos da tua vida, podem ajudar e muito na identificação e possível tratamento desse transtorno. Não deixe de procurar ajuda, afinal, viver com receio de que os alimentos possam te fazer mal deve ser muito angustiante. Um abraço e desejo que encontre a ajuda que procura!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Olá, emetofobia é o medo de vomitar, mas você relata ter medo de comer alimentos que você gostava muito e aí sim, podemos estar falando de um distúrbio alimentar. Esse medo de comer alimentos que você gostava muito estaria associado ao que? Essas questões e outras podem ser verificadas em sessões de psicoterapia psicanalítica. Eu sou Psicóloga e Psicanalista, e uma das minhas especializações são os distúrbios alimentares. Fico à disposição!
Eu não diria que é um transtorno alimentar; trata-se de uma fobia específica; no entanto pode acabar envolvendo e trazendo restrições alimentares conforme o medo vai aumentando. As restrições alimentares aumentando vc pode deixar de fazer refeições em determinados lugares, deixar de comer certos alimentos, evitar situações sociais, etc. Busque um terapeuta Comportamental ou Cognitivo comportamental para tratamento pois vc precisa de dessensibilização sistemática que vai ajudar a diminuir e até extinguir esse medo. Boa sorte.
Olá! Emetofobia, como alguns colegas já esclareceram, é medo de vomitar ou ver outras pessoas vomitando, o que é diferente do medo de comer certos alimentos. O mais importante é entender o que está por trás disso, procurando auxílio de um profissional. Um abraço! Fique bem!
Boa tarde,

Como foi dito anteriormente por outros especialistas, a emetofobia é o medo irracional de vomitar. Seria interessante buscar na psicoterapia a origem desta fobia e no decorrer da terapia construir recursos para vencer esta fobia que te impede de comer o que você deseja.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 110
Olá! Todos os nossos sintomas têm causas inconscientes que precisam ser analisadas para que eles sejam tratados. Tomar esta fobia apenas como um transtorno alimentar é equivocado, porque na verdade a fobia nada mais é do que seu psiquismo tentando evitar que você entre em contato com algo que lhe trará uma grande angústia. A solução então não é apenas parar de comer certos alimentos ou ter uma dieta restrita, mas o importante a se investigar é: Por que o vômito lhe causa tanta angústia assim? Por que esse medo incide sobre alimentos dos quais você gosta tanto? Essa investigação será feita em um processo de análise, que te ajudará não só a lidar com esta angústia específica, mas com outras que influenciam sua vida e suas relações. Me coloco à disposição para te ajudar.
Olá,
Emetofobia é caracterizado por um medo irracional e excessivo de vomitar, ver outros vomitando ou ainda de vomitar em frente a outras pessoas.
Esse sintoma pode estar associado á quadros de ansiedade, conhecidos por fobia específica de " situações que possam levar a asfixia ou vômitos", mas deve ser investigado mais a fundo o que ocasiona.
A melhor indicação é que procure uma equipe capacitada para atendê-lo. Psicólogo que trabalhe com TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL ( padrão ouro para o caso) + psquiatra .

Espero ter ajudado,
Estou à disposição.
Olá! Respondendo a sua pergunta, a princípio emetofobia, transtorno relativo ao medo de vomitar e/ou ver os outros vomitando, não faz parte de um transtorno alimentar. Trata-se de uma fobia e enquanto fobia diz respeito ao medo de algo que a pessoa por algum motivo não consegue acessar, no caso fobia quanto ao vomito. Entretanto, você nos informa que às vezes fica com medo de comer certos alimentos que no passado gostava muito. Cabe, nesse ponto, maior esclarecimento de como essa conduta foi sendo formada/construída, para que possa ser devidamente tratada. Até que ponto esse medo de comer vem interferindo em sua alimentação, deixando de ser uma ingestão de alimentos saudável e equilibrada? Evidentemente há um fator emocional que deve ser trabalhado. Aconselho a procura de um psicólogo(a) que possa a ajudar nesse processo através de uma psicoterapia. A emetofobia tem cura, desde que tratada. Fazendo uso da Terapia Cognitivo Comportamental, é possível intervir com técnicas de enfrentamento a esse medo, de maneira progressiva e com sucesso. Espero com essas palavras estar te ajudando e fique à vontade para conversar. Um abraço.
Te convidamos para uma consulta: Tratamentos de fobias - R$ 200
Não, a emetofobia não é considerada um transtorno alimentar. É um transtorno de ansiedade que se caracteriza por um medo intenso e irracional de vomitar. Pessoas com emetofobia podem ter medo de comer certos alimentos, mas isso não é considerado um transtorno alimentar.
Olá! A emetofobia pode ser caracterizada como um tipo de transtorno alimentar quando se o sujeito se coloca em situações de restrição alimentar, ou pode estar associado ao transtorno obsessivo-compulsivo quando se repete padrões comportamentais em relação à alimentação. De todo modo, é necessária a avaliação psicológica cuidadosa para se determinar de que modo a emetofobia pode ser prejudicando a vida da pessoa, seja em nível pessoal, seja em nível social. É importante buscar um acompanhamento psicoterapêutico para verificar essa situação. Espero tê-lo(a) ajudado(a)! =)
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica online - R$ 110
Olá. Como já dito por outros profissionais, emetofobia é o medo de vomitar ou ver outra pessoa vomitando e não relacionado ao ato de comer em si, entretanto, se você estiver se privando de comer certos alimentos por esse medo, pode-se dizer que há uma relação entre a emetofobia e o transtorno alimentar. abraço
Emetofobia é uma fobia em vomitar, ver outras pessoas vomitando ou medo de vomitar na frente de outras pessoas, não está relacionado a transtorno alimentar, e sim a uma desregulação da emoção nojo, tendo maior propensão e sensibilidade a sentir nojo.. Talvez não seja seu caso, uma vez que sente medo de comer algo que gostava muito, seria importante uma investigação clinica para checar se seu medo está relacionado a outras patologias, e direcionar para um tratamento adequado.
Quando falamos de emetofobia, falamos de uma fobia associada ao medo de vomitar ou de ver outras pessoas vomitando, a partir disso, é importante compreendermos de modo mais a fundo como se deu este medo de comer certos alimentos que gostava, se está ou não relacionado ao medo de vomitar e como isso se desenvolveu. Sugiro que busque atendimento psicológico para ajudar a identificar com maior clareza o que se passa. Espero que fique bem!
Quadros de ansiedade, fobia e qualquer crise na saúde mental que tire qualidade de vida precisa ser tratado devidamente com especialistas. Busque ajuda clinica, não deixe o sintoma persistir.
Emotofobia não está classificada como um transtorno alimentar nos manuais de diagnóstico porém ainda assim é uma questão importante de ser acompanhada por um profissional da psicologia para identificar o que pode estar envolvido neste seu medo e minimizar um possível sofrimento que isto possa estar te causando, afinal parece estar limitando sua alimentação de certa forma.
Olá! Não diria que faça parte de um transtorno alimentar, mas sim que possa ser um sintoma que esteja mostrando que algo não vai bem psiquicamente falando. O sintoma funciona como uma mensagem inconsciente e é preciso que você encontre um lugar em que a sua palavra seja acolhida e tenha valor, para que você possa entender sobre essa fobia, desde quando ela apareceu, o que pode ter causado e elaborar formas singulares para lidar com seu sofrimento!
Os distúrbios alimentares não devem ser tratado apenas por psiquiatras e nutricionista. O psicologia é fundamental para superação. Não banalize os sintomas. Conte comigo. Um forte abraço
A emetofobia, ou medo intenso de vomitar, é classificada mais comumente como um tipo de fobia específica dentro do espectro dos transtornos de ansiedade, e não diretamente como um transtorno alimentar. No entanto, é importante reconhecer que a emetofobia pode influenciar significativamente os hábitos alimentares de uma pessoa e, em alguns casos, pode se sobrepor com questões relacionadas a transtornos alimentares.

Pessoas com emetofobia podem começar a evitar certos alimentos ou refeições por medo de que isso possa levar a náusea ou vômito, mesmo que sejam alimentos de que gostem. Essa evitação pode, às vezes, limitar a ingestão nutricional e afetar a relação da pessoa com a comida, aspectos que são comuns em transtornos alimentares. No entanto, a motivação principal por trás do comportamento (o medo de vomitar, em vez de preocupações com peso, forma corporal ou calorias) diferencia a emetofobia dos transtornos alimentares tradicionais, como anorexia nervosa ou bulimia.

Se o medo de vomitar está afetando sua capacidade de comer e desfrutar de uma variedade de alimentos, pode ser útil buscar o apoio de um profissional de saúde mental, como um psicólogo. Terapias como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) são eficazes no tratamento de fobias específicas, incluindo a emetofobia, e podem ajudá-lo a desenvolver estratégias para enfrentar e superar esses medos. Em alguns casos, pode ser recomendável o apoio de um nutricionista ou de outros profissionais de saúde para garantir que suas necessidades nutricionais estejam sendo atendidas
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120