O meu filho foi diagnosticado com síndrome de asperger aos 8 anos. Neste momento tem 14 anos e está

18 respostas
O meu filho foi diagnosticado com síndrome de asperger aos 8 anos. Neste momento tem 14 anos e está a ser difícil lidar com a situação da escola, em que ele não tem responsabilidades em fazer as tarefas, não se esforça, embora demonstre capacidade para as matérias. Mas o que mais nos preocupa é que ele para obter certos bens materiais, rouba, mente até ser desmascarado e quando assume não aparenta qualquer tipo de culpa. Temos medo que se torne um adulto marginal. Haviam muitos mais situações a detalhar, mas o que queria realmente saber é se é normal um asperger ter este tipo de comportamento? Uma vez que são descritos como muito corretos e determinados nas suas opiniões.
Sim pode acontecer, embora o mais comum é outro tipo de comportamento. Procure ajuda profissional e este risco de se tornar um marginal não deve te preocupar pois ele não faz isso intencionalment e na maioria das vezes não sabe o que está fazendo.
SE CUIDE CONTINUE EM CASA
Abraço
Dr Rubens Cat

Sim. E bastante normal,pois para o Asperger não existem culpas e comportamento social padrão. C
Olá, os adolescentes com síndrome de Asperger precisam de ajuda para compreender socialmente o que se espera deles, precisam ser cobrados na medida certa, nem menos e nem mais, ajudados a superar suas dificuldades e sempre apoiados a tentar melhorar.
Olá! Gostaria de acrescentar um pouco ao que disseram meus colegas. Temos que ter um cuidado a mais quando se trata de asperger e principalmente quando está entrando na adolescência. Penso que seja super importante você considerar a ideia de iniciar uma terapia baseada em habilidades sociais, empatia, enfim, pois até mesmo o Asperger precisa e consegue lidar com as situações de regras/limites/normas e leis. Não basta falar "ele é asperger e está liberado". Não podemos encarar isso com naturalidade porque não é assim que as coisas funcionam. Hoje em dia existem psicólogos que trabalham basicamente no treinamento dessas habilidades e também com treinamento de pais para orientá-los como devem se portar em situações como essa. Se nada for feito, ele pode sim se habituar a se portar assim e as consequências podem ser desastrosas para ele, para a família, etc.
Boa noite,

O espectro autista (incluindo o Asperger) apresenta muitas singularidades que somente uma avaliação poderá indicar quais interferências o meio que ele convive (social, cultural e biológico) podem estar contribuindo para esses comportamentos. Penso que a família poderá se beneficiar com o acompanhamento psicológico focado em Orientação familiar.
Sim, é um dos aspectos inerentes ao Espectro Autista.
Requer aluma escuta psicanalítico no que tange à conformação do super-eu na infância e pré-adolescência. Há que se estabelecer os Limites quanto às relações e interações interpessoais na escola.
Não ficou claro se depois do diagnóstico foram feitos acompanhamentos com a criança, agora adolescente. Essa possibilidade pode acontecer por isso o acompanhamento multidisciplinar é tão importante. Gostaria de ressaltar a possibilidade de se tornar marginal como uma fuga a suas dificuldades. Sugiro um trabalho multidisciplinar que consiga aumentar sua estima e mostrar-lhe outras possibilidades.
Acrescento que uma avaliação neuropsicológica poderia também ser útil, pois da maior precisão do que ele tem de preservado e assim estimulá-lo. Sem querer se piegas é bom ver o que ele tem de melhor. É um menino único no universo e sua condição pode ser parecida e enquadrada, mas é ele, seu filho. Vale a pena investir.
É importante para o Asperger ter acompanhamento terapeutico para contribuir com no pensar, agir e fazer na escola, família, amigos... Além de entender a dinâmica familiar facilitando o conviver junto.
Observei que o diagnóstico foi tardio, aos 8 anos, mesmo nessa idade, seria interessante que ele tivesse feito avaliações com especialistas para saber quais terapias seriam necessárias. Já seriam 7 anos de aprendizagem de habilidades sociais, limites, comportamentos socialmente aceitos, ter empatia, respeitar regras.
Recomendo que ele faça avaliação psicológica e psicopedagógica para que com o tratamento ele aprenda como agir no ambiente social e não ter comportamento marginalizados.
Caso ele já tenha feito tratamento e tido alta, faça uma nova avaliação, ele precisa ser reavaliado.
A análise do comportamento aplicada (ABA) é o método que mais colhe bons resultados com pessoas do espectro.
Além da terapia para o seu filho, é super recomendado que os pais passem por orientação com psicólogo, pois muito das transformações almejadas no tratamento somente vingam se existe uma estrutura em casa que permita a evolução. Qualquer coisa, estou a disposição.

Att,

Pedro Piovezan
Sugiro, com urgência, a terapia familiar.
Olá!
Geralmente o “Asperger” (Autista) tem uma segunda patologia, a esquizofrenia pode ser uma delas... sendo muito comum comportamentos dissimulados, no entanto, isso só pode ser confirmado após uma investigação familiar, social e comportamental. Sendo possível sim ser tratado. Fico à disposição!
Os comportamentos que vc descrevem podem ser acontecer porem sugiro que ele seja acompanhado de terapeuta para que possa readequar e entender estes pontos. O Asperger têm dificuldade em navegar socialmente e pode cometer erros, porem se houver acompanhamento multidisciplinar ele aprenderá! Nao deixe de ter portanto, equipe multidisciplinar o acompanhando!
Abraços!!
Olá! Primeiramente quero que saiba que sei o quanto deve ser desafiador lidar com essa situação. É fundamental que façam acompanhamento profissional para construírem juntos melhores estratégias e conseguir melhorar a qualidade de vida de vocês. Só analisando todo contexto familiar, social, psicológico..., que poderíamos classificar o que faz parte da síndrome e o que não faz.
Acredito que seria muito bom um diagnostico mais detalhado , pois alguns comportamentos que apresenta pode estar ligado a diversos outros transtornos, é muito necessário a terapia e a constelação familiar
É muito importante que a família busque ajuda e avaliação de um Psicólogo. Existem questões comportamentais, muitas vezes relacionadas ao meio, manejo da situação, por exemplo, que podem estar interferindo em alguns comportamentos de seu filho. Os ganhos, a atenção atraída e outras questões que o Psicólogo poderá observar e ajudá-los a entender. Não esperem que os comportamentos "passem" com o tempo e o amadurecimento dele, busquem ajuda o quanto antes.
A Síndrome de Asperger afeta a forma como as pessoas percebem o mundo e sua interação e faz parte de um dos perfis do espectro autista. Existe uma série de procedimentos úteis que podem ser aplicados para melhoria de suas vidas.