O meu filho tem 11 anos,tem dificuldade d atenção, d concentração, baixo rendimento escolar é muita

26 respostas
O meu filho tem 11 anos,tem dificuldade d atenção, d concentração, baixo rendimento escolar é muita falta de interesse! Pode ser tdh???
Prezado(a), o quadro relatado pode ter diversas causas.
Pode ser simplesmente um início de dificuldade de visão, como miopia ou astigmatismo. Caso não se encontre nenhuma causa física/orgânica, pode ser procurado então um psicólogo ou psicanalista para uma investigação de outras causas. Abraço..

Olá;

O quadro de dificuldade escolar precisa ser avaliado minunciosamente. O TDAH cursa com dificuldades de atenção/concentração, geralmente em meninos da mesma faixa etária, a hiperatividade também está presente e em muitos casos é a principal característica. A falta de interesse, percebida pelos pais ou relatada pelos professores, pode ser secundária a diversos fatores. O TDAH é apenas um desses. Outras causas precisam ser examinadas: relaciondas ao ambiente escolar, à dinâmica familiar e ao seu próprio filho. Minha sugestão é que seja feita uma avaliação por um psiquiatra da infância. Ressalto que existem hoje muitos recursos e intervenções das quais seu filho poderá beneficiar-se.
Atenciosamente;
O baixo rendimento escolar e a falta de concentração podem ter diversas causas e avaliação delas pode ser feita através de um psicodiagnóstico por um psicólogo. Já as possíveis causas organicas devem ser descartadas por uma avaliação médica.
Estou a disposição para maiores informações.
Att, Luzlaine Araújo de Carvalho.
Olá!
Dificuldade de atenção, de concentração e baixo rendimento escolar, podem ser sinais de diversas situações.
Uma avaliação Neuropsicológica poderá te dar mais informações a respeito destes sinais, e nortear quanto aos próximos passos a serem dados.
Atenciosamente
Psicólogo Nihil Scarpine Malheiros
Olá, sugiro que antes de pensar na dificuldade de seu filho como se ele fosse portador de um transtorno verifique como anda a vida dele de uma maneira geral, importante que o ponto de partida seja a partir da perspectiva dele. É muito comum que as crianças apresentem um comportamento muito agitado quando vivem intensos conflitos emocionais, às vezes em casa, às vezes na rua, na escola, negligência, abusos de qualquer ordem, bullying. A falta de atenção e a agitação podem ser a maneira como a criança está tentando evidar o sofrimento. Se for esse o caso, não há nada de patológico nisso. Um psicólogo infantil pode ajudar. Boa sorte
Olá, recomendo que o seu filho visite um pediatra para conduzir uma verificação geral incluindo visão e audição. Após os exames, ele poderá indicar o encaminhamento adequado.
Olá, tudo bem ?

Pode ser que sim, pode ser que não. Acredito que o primeiro passo que precisa ser tomado é inserir seu filho em um acompanhamento com um psicólogo ou psicopedagogo para que juntos possam investigar a causa dessas questões e se assim acharem necessário, encaminharem para uma avaliação.

Obg.
Pode ser diversas coisas. Nessa idade o desenvolvimento social da criança começa a ter bastante relevância, então o meio em que ele vive pode influenciar suas atitudes (seja seu relacionamento com os colegas, ou alguma questão em casa). Além disso, como meus colegas apontaram, ele pode estar com alguma dificuldade física ou psicológica. São muitos fatores e o ideal é levá-lo a um psicólogo, médico, ou outro profissional da saúde para ter uma avaliação adequada. Também vale ver com a escola, qual a visão eles têm sobre isso. Boa sorte! E cuidado com a forma como você lida com isso, mesmo que seja falta de interesse, algum motivo tem e ele pode estar precisando muito da sua ajuda e compreensão.
Olá!! A psicopedagogia pode auxiliar a criança e a família a compreender o processo de aprendizagem da criança através de avaliações específicas para a queixa apresentada e intervenções adequadas.
Sim, pode ser TDAH. No entanto, pode ter outros motivos ou causas que levem a este rendimento e falta de concentração. Por isto, o melhor antes de se colocar um diagnóstico é levar para especialista para descartar hipóteses diagnósticas, Oftalmologista, Ortorrino, Fonoaudióloga, Neuropediatra, Neuropsicólogo para depois traçar um perfil neuocognitivo mais assertivo e conduta.
Boa noite,
Sugiro que busque um profissional da psicologia ou um neuropediatra para que possa fazer o diagnóstico correto. Esses sintomas que você comenta são alguns característicos do TDAH, no entanto, também estão presentes em outras condições psíquicas ou neurológicas. Logo, uma investigação seria interessante para um bom diagnóstico ou para descartar um diagnóstico de transtorno.
Olá! Os principais sintomas do TDAH de acordo com DMS-V são: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Há indivíduos que possuem déficit de concentração, porém sem hiperatividade por exemplo... É de extrema relevância procurar um profissional para avaliar de forma precisa e fazer a intervenção necessária.

Postei no Youtube um vídeo que explica melhor esse quadro... Basta pesquisar por Danielle Assis Borges Gonçalves.
Só é possível ter certeza, após avaliação psicológica. Não deixe de agendar uma consulta com um psicólogo da sua confiança
Sugiro uma avaliação com um neuropsicólogo, sua avaliação conseguirá relatar com se tal “queixa” é de ordem cognitiva.
Boa tarde considero importante uma consulta com um neuropediatra para ter um diagnostico mais adequado ao caso do seu filho e uma vez que se tem conhecimento do problema que o acomete precisa buscar o profissional adequado ao caso dele. de longe é difícil dar uma opinião, tudo pode ser certo como pode ser errado. Procure um neuropediatra!
Um Neuropsicólogo ajudará nessa fase que seu filho se encontra, são vários fatores que podem estar afetando. Na terapia poderá ver como vai a autoestima do seu filho, o que o faz não ter o foco adequando. O profissional terá ferramentas adequadas para dar um parecer se ele precisará de um Neuropediatra.
Olá, acredito que você o leve ao pediatra com regularidade para que o mesmo possa acompanhar o desenvolvimento físico e o mesmo não alertou nada de errado até então. É sempre bom fazer exame com oftalmologista e otorrino para verificar alguma possível dificuldade. Tendo bons resultados nestas avaliações médicas, sugiro a busca de um neuropediatra para examinar o processo cognitivo do seu filho, para assim entender o caso e não ficar no achismo. A partir daí, tendo algum diagnóstico, ele será encaminhado para profissionais que o ajudarão no processo de aprendizagem.
Olá. Pode ser que sim, pode ser que não. O relato é muito breve. Procure um psicólogo para fazer uma avaliação adequada. Se houver a necessidade, ele te encaminha a outro profissional. Atenciosamente.
Os sintomas que você menciona fazem parte do quadro de Tdah, mas para o diagnóstico é necessário mais dados complementares. O desinteresse escolar ou para os estudos pode vir como sintoma secundário a outra condição. No que se refere à questões escolares e de aprendizagem o Psicopedagogo é o profissional que deve iniciar essa investigação. A partir daí faz os encaminhamentos necessários. Abraço.
Olá! É muito importante uma compreensão aprofundada sobre o que pode estar acontecendo com seu filho para que este diagnóstico seja validado, como questões fisiológicas que precisam ser averiguadas com médicos e exames da área, e no que tange aos aspectos psicológicos, observações do tipo: como foi o desenvolvimento da criança até o momento (engatinhar, falar, andar, ler, escrever...)? Ele sempre teve essas dificuldades ou foi a partir de algum episódio? Como é a relação dele com a mãe e com o pai, irmãos? E com a professora, colegas, escola e o método utilizado pela mesma? Tem algo que você percebe que consegue fazê-lo focar a atenção no seu cotidiano? Como está a alimentação e o sono? Muitas vezes, quando a criança está com dificuldades emocionais não elaboradas, estas vão se acumulando e demandam muita energia e atenção da criança, não "sobrando" para o desenvolvimento cognitivo. Observe, por exemplo, quando o adulto está preocupado com alguma coisa... Tarefas simples como fazer um almoço, dirigir um carro ou o próprio trabalho podem se tornar algo muito dispendioso e serem muito prejudicados. Por isso, o acompanhamento psicológico é fundamental para o cuidado destas situações. Espero ter ajudado de alguma forma, e estou à disposição caso sinta que tenho algo a mais para contribuir. Que tudo fique bem, abraços!
O primeiro passo é a avaliação com psiquiatra e psicólogo. Será necessária também avaliação neuropsicológica. Não deixe de procurar ajuda !
Olá! Veja, a falta de atenção pode ser ocasionada por várias questões (psicológicas, emocionais, velocidade no processamento das informações, memória recente, questões com leitura/escrita...), enfim há uma variada gama de possibilidade que podem impactar nessa questão da atenção. Por isso, o ideal é uma investigação desse prejuízo na modalidade de avaliação psicológica, assim consegue-se identificar e localizar o déficit, além do profissional conseguir propor estratégias de intervenção para além da psicologia.
O TDAH se manifesta, geralmente, antes dos 7 anos de idade. Em 95% delas, o transtorno se revela antes dos 12 anos. É importante salientar que o TDAH ocorre na fase de desenvolvimento da criança. Ressaltando que o setting Psicoterapêutico é de fundamental importância para uma avaliação completa com anamnese/entrevista, testes se necessário, perfil pedagógico. Precisamos de uma avaliação completa para explanar o diagnóstico.
Boa noite. Entendo sua preocupação. Mas sugiro antes de buscar diagnóstico ao seu filho, buscar entender como está a vida dele, sua rotina, seus relacionamentos, seus familiares? Geralmente quando aparecem sintomas com a criança, eles são a forma dela expressar que algo não está indo bem. Busque ajuda profiissional para seu filho. Espero ter ajudado.
Olá! Não tem como inferir com base apenas nos sintomas apresentados que ele tenha TDAH. Podem haver diversas questões que façam com que ele perca ou diminua o interesse por determinadas atividades, bem como aumente seu interesse por outras. O melhor seria levá-lo a um profissional habilitado para avaliação e tratamento.
Pode ser, mas não necessariamente. É importante investir tempo e energia em investigarm, pois mesmo que tenha o diagnóstico, será preciso entender o que funciona para o seu filho. Abraço.