O meu pai de uns 2 meses e meio pra cá está se isolando, chorando, pensando muito negativo e indisposto.

16 respostas
O meu pai de uns 2 meses e meio pra cá está se isolando, chorando, pensando muito negativo e indisposto. Como resido em SP é difícil ajudar da forma que gostaria, e minha mãe não quer vir embora está resistente. Preciso de indicação de Psiquiatra com valor mais acessível, acho que é depressão certo?
Para um diagnóstico preciso, é necessário avaliação médica. Indício para um atendimento inicial, um psicólogo, caso seja necessário, ele irá indicar um psiquiatra.

É importante ele ir ao psiquiatra e tb a um psicólogo. O primeiro vai avaliar e medicar se necessário e o psicólogo pra trabalhar os aspectos que remete a tristeza. ..isolamento. Enfim, ambos são necessários.
Em osasco tem a clínica fares. La tem vários pprofissionais, inclusive psiquiatra. Os preços ao acessível.
Olá. Uma opção viável para atendimento psiquiátrico são os CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), vale a pena procurar informações na cidade do seu pai. Em relação a sua dúvida sobre a depressão, você tem percebido no seu pai humor deprimido na maior parte do dia? Perda de interesse em atividades que antes eram agradáveis? Ele apresenta alguma alteração de peso ou de sono? Perda de energia/concentração? Sentimentos de culpa ou inutilidade? Estas são algumas das perguntas que podem ajudar a identificar a presença de transtornos depressivos. Entretanto, apenas um bom psiquiatra poderá avaliar com precisão se é um quadro de depressão ou não. Um abraço!
Depressão ou não, seu pai precisa ser acolhido. Porta de entrada do SUS é o Centro de Saúde mais próximo dele. Dali os profissionais darão o encaminhamento correto. Abs.
Para um diagnóstico mais preciso, será necessário uma avaliação médica.
O SUS oferece atendimento gratuito para transtornos mentais. Transtornos mentais são alterações do funcionamento da mente que prejudicam o desempenho de uma pessoa nos seus diversos âmbitos: familiar, social, profissional, estudos, relacional, entre outros. Afeta a compreensão que tem de si mesma e dos outros, na sua autocrítica, na sua tolerância às frustrações, na possibilidade de ter prazer na vida em geral.
São tipos de transtornos: depressão, ansiedade, distúrbios alimentares, dependência química, entre outros.
Você deve procurar um posto de saúde próximo a sua residência, ou a de seu pai e, procurar se informar como é o acesso ao atendimento nesse local.
Não sei em que cidade seu pai reside, por isso não serei capaz de lhe ajudar com indicação para um psiquiatra, no entanto, por que você não pensa na possibilidade de antes de encaminhar seu pai para um psiquiatra, levá-lo a um psicólogo? A psicoterapia promove um lugar acolhedor que pode ajudá-lo a entrar em contato com questões emocionais e psíquicas, possibilitando assim uma diminuição dos seus sofrimentos. Vendo necessidade de um trabalho em conjunto com um psiquiatra, o psicologo pode vir a encaminhá-lo conforme queira.
Prezada/o, não sei em que local seu pai reside. Dependendo do lugar, há atendimentos estruturados até mesmo pelo SUS para a população idosa, que é prioridade. Talvez ele não consiga passar pelo psiquiatra de imediato, mas pode ter seu primeiro atendimento realizado por clínico geral e acompanhado por psicólogo.
Todos os conselhos estão corretissimos restou pouco para eu falar. Em todas as situações o seu pai precisa querer ninguém pode força-lo se ele não quiser ir ao psicólogo ou psiquiatra. Se eu estivesse no lugar dele gostaria de colo, caminhadas com pessoas e outras atividades que preencham a vida dele. Atualmente para que as crianças não nos estressem grande já dá calmantes para ser com cérebro em desenvolvimento, quando precisam para se exercitar, brincar e não ficar dopado. Não sei a idade do seu pai mas deduzi esteja APOSENTADO e sem atividades prazer.(Depressão é falta de ação) precisa movimentar mesmo não querendo inicialmente. Essa semana aconselhei a uma pessoa que perdeu a esposa há 4 meses voltar a dançar
Olá! É essencial que seu pai faça um acompanhamento psicológico. Neste caso, seria interessante uma avaliação para ver se há necessidade de um tratamento medicamentoso.
Um abraço.
Esses sintomas podem ser, sim, indicativos de diagnóstico do transtorno depressivo. Mas isso só pode ser confirmado com avaliação clinica, de atendimento especializado em psicologia e psiquiatra. Fico à disposição! Um abraço!
Ola, psiquiatra Leonel Tesch Formiga - atende Canoas e Porto Alegre.
Ola! A Psiquiatra poderá ajudá-lo nesse processo, mas é necessário uma avaliação psicoterapéutica pra avaliar as questões emocionais do seu pai. Existem profissionais com preços populares, atendimento gratuito em algumas universidades no campi de Psicologia. O importante é não desistir de um tratamento adequado e profissional. Abraço
Neste momento, o acolhimento e apoio familiar são essenciais. Ajuda profissional vem dar um espaço de acolhimento e tratamento para lidar com este sofrimento. Todos os municípios de a partir de 10 mil habitantes contam com os CAPS - Centro de Atenção Psicossocial que fazem parte da Rede de Saúde Mental do SUS e pode ser um local para ajudar nesta avaliação. Lá ele será acolhido por uma equipe multiprofissional que inclui o psicólogo e o psiquiatra. Independente disto, o psicólogo pode acolhê-lo e fazer esta avaliação diferenciada e encaminhar ao psiquiatra, caso necessário. O importante é cuidar deste momento.
Muitas vezes o idoso perde muito dos seus afazeres cotidianos como o trabalho e outras atividades que lhe ocupavam o tempo e lhe proporcionam prazer social. O afastamento da vida social ativa pode propiciar a um fechamento interno característico de uma tristeza profunda ou depressão. Nem sempre estes sintomas querem dizer que seja isto mesmo que está acontecendo. O idoso deve ter um espaço para pensar sobre si e os outros, reequilibrando suas estruturas internas. O espaço psicoterapêutico pode ser útil para ajudá-lo neste processo. E importante o trabalho psicológico em conjunto com o trabalho do psiquiatra se necessário. Por isto, procure um psicólogo, se for necessário tenho certeza que ele te indicará excelentes médicos na sua cidade. Um abraço!
É apropriado também o psicodiagnostico, seguido das orientações devidas!
O ideal passar com psiquiatra e tb com o psicólogo .e quanto a terapia me deixou a disposição.