O portador de transtorno bipolar e depressão dependerá de tratamento psiquiátrico e psicológico, dur

3 respostas
O portador de transtorno bipolar e depressão dependerá de tratamento psiquiátrico e psicológico, durante toda vida? Sempre vai precisar de remédios?
Dr. Patrick Mesquita Vieira
Médico clínico geral, Psiquiatra, Médico do trabalho
Guarulhos
Olá! A necessidade de medicamentos pode mudar ao longo da vida: algumas pessoas precisam desse suporte medicamentoso de forma contínua, enquanto outras são autorizadas a reduzir sua quantidade ao longo do tempo e depois parar de tomá-las com supervisão médica adequada. O tratamento psicológico, como a terapia, ajuda a adquirir habilidades de resposta à crises e a descobrir e lidar com os padrões emocionais, portanto é sempre recomendada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Gabriela Cisneros
Psiquiatra
Barueri
O tratamento do transtorno bipolar vai incluir, necessariamente, medicamentos de uso contínuo (sempre reduzindo doses quando possível, mantendo o mínimo necessário, mas os medicamentos são parte fundamental da estabilização). Na depressão, a depender da gravidade, tempo de doença, número de episódios, a medicação vai ser ou não necessária, por mais ou menos tempo. Em ambos o caso, o seguimento psiquiátrico e psicológico se faz necessário.
Olá! O tratamento do transtorno bipolar e da depressão varia de pessoa para pessoa, e a necessidade de medicação e acompanhamento ao longo da vida depende de diversos fatores, como a gravidade dos episódios, a resposta ao tratamento e o histórico de recaídas.

Tratamento psiquiátrico: Na maioria dos casos, o acompanhamento psiquiátrico deve ser contínuo, mesmo que os sintomas estejam controlados, para prevenir recaídas e ajustar a medicação conforme necessário.

Medicação: Muitas pessoas com transtorno bipolar precisam de estabilizadores de humor a longo prazo, pois o risco de novas crises (maníacas ou depressivas) sem tratamento é alto. Já nos casos de depressão isolada, alguns pacientes podem fazer uso temporário de antidepressivos, mas isso deve ser avaliado individualmente pelo psiquiatra.

Terapia psicológica: O acompanhamento com um psicólogo é altamente recomendado e pode ser contínuo ou periódico, ajudando a desenvolver estratégias para lidar com oscilações de humor, autoconhecimento e qualidade de vida.

Para entender melhor como gerenciar a condição, no meu eBook "Transtorno Bipolar: Entenda, Gerencie e Viva Melhor", explico em detalhes o papel do tratamento e estratégias para manter o equilíbrio emocional. Também tenho o "Guia Prático para Apoiar Alguém com Transtorno Mental: O que Fazer e o que Evitar", que pode ajudar quem deseja oferecer suporte adequado.

Se precisar de mais informações, estou à disposição!

Especialistas

Roberto Carmignani Verdade

Roberto Carmignani Verdade

Psiquiatra

Campinas

Thiago Alcantara

Thiago Alcantara

Psicólogo

Goiânia

Débora Torres

Débora Torres

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 970 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.