O que acontece se usar metal durante o exame? E se beber água antes?

6 respostas
O que acontece se usar metal durante o exame? E se beber água antes?
Esses são viés que podem acontecer. Como passa uma corrente elétrica pelo seu corpo, o uso de metal pode atrapalhar o percurso desta corrente, no caso da água o aparelho pode ler como aumento de massa magra.

A bioimpedância é um tipo de exame que faz uma análise profunda da composição corporal, apontando a quantidade, mais aproximada possível, de músculo, osso e gordura presentes no corpo. Tal exame é realizado em balanças especiais, que possuem placas de metal e conduzem uma corrente elétrica muito fraca, que passa por todo o seu corpo. Dessa forma, além do peso atual, essas balanças exibem o quanto de gordura, músculo, água e, até mesmo, calorias o corpo elimina ao longo do dia. Tudo isso é comparado com dados de sexo, idade, altura e intensidade da atividade física, que são inseridos na balança.
Existe um protocolo a ser seguido para resultados mais exatos:
Estar em jejum ha pelo menos 02 horas inclusive de agua
Urinar previamente antes da realização do exame
Usar roupas leves
Não praticar atividade físisca nas 24horas que precedem a realização do exame.

O uso de metais e consumo de líquidos podem interferir no exame da bioimpedância que ocorre através de uma corrente elétrica, segue orietação para fazer o exame:
-Não se alimentar por 2 horas antes do teste
- Usar o banheiro antes do teste (Esvaziar a bexiga)
- Não fazer esforços físicos ou exercícios 2 horas antes do teste
- Não estar no período menstrual (pela retenção de líquidos)
- Vestir sempre o mesmo tipo de roupa durante o teste

6. Gestantes e portadores de marca-passo não devem fazer o teste

Esse exame é realizado por reactância (pequenos raios de eletricidade) . O uso de metal pode interferir no resultado do exame, pois ao passa a corrente elétrica pelo corpo, desvia de onde tem metal, assim, o exame não tem um resultado preciso. A quantidade de água ingerida interfere diretamente no exame, devido a reactância, portanto, ingerir água em períodos próximo ao exame vai causar alteração nos resultados. Por isso, é importante seguir o protocolo indicado. Jejum de no mínimos 2h30, não ingerir água nesse período, não praticar exercício físico antes do exame entre outros requisitos.
Tanto a água quanto metal podem interferir a passagem da corrente e o resultado não ser fidedigno. A água pode aumentar a massa muscular em algumas balanças.
boa noite tudo bem?
o metal pode atrapalhar a leitura do aparelho de bioimpedância
já a água tomada algumas horas antes pode dar um falso resultado da massa muscular e porcentagem de gordura