O que é a "quase-alucinação" no contexto do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)?

3 respostas
O que é a "quase-alucinação" no contexto do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)?
Olá, como vai? A “quase-alucinação” no TOC descreve experiências mentais muito vívidas e intrusivas que podem ser confundidas com percepções, mas o sujeito mantém senso de realidade, sabendo que aquilo vem de dentro de si. Na perspectiva psicanalítica, trata-se de um pensamento invadido pela angústia, onde imagens internas ganham força e presença, aproximando-se do campo sensorial sem romper com a crítica. Essas vivências podem gerar grande sofrimento emocional. Se isso estiver afetando o cotidiano, é possível buscar acolhimento em um CAPS para avaliação e suporte. Espero ter ajudado, fico à disposição!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
No contexto do TOC, uma “quase-alucinação” refere-se a uma percepção intensa de algo que não está realmente presente, geralmente ligada a uma obsessão ou medo específico. É uma experiência mental vívida, na qual o indivíduo sente que a imagem, o som ou a sensação é quase real, embora ele reconheça, em nível racional, que não existe de fato. Essas experiências podem aumentar a ansiedade e reforçar a necessidade de rituais para tentar neutralizá-las.
No contexto do TOC, a quase-alucinação refere-se a uma experiência mental vívida e intrusiva, geralmente em forma de imagem, pensamento ou sensação, que se assemelha a uma percepção real, mas não é vivenciada como real.
A quase-alucinação no TOC é uma manifestação intensa das obsessões, não um sintoma psicótico, e costuma manter-se ligada à ansiedade e à necessidade de neutralização.

Especialistas

Camila Calvet

Camila Calvet

Psicólogo

Nilópolis

Saylo Fernandes Moura

Saylo Fernandes Moura

Psicólogo

Fortaleza

Roberto Carmignani Verdade

Roberto Carmignani Verdade

Psiquiatra

Campinas

Débora Torres

Débora Torres

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1172 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.