O que é "automonitoramento" na Disforia Sensível à Rejeição (RSD) do Transtorno Obsessivo-Compulsivo
2
respostas
O que é "automonitoramento" na Disforia Sensível à Rejeição (RSD) do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
No contexto da RSD associada ao TOC, o automonitoramento é a vigilância constante sobre o próprio comportamento, emoções e reações dos outros, com o objetivo de detectar sinais de rejeição, desaprovação ou erro. A pessoa passa a observar excessivamente o que diz, faz e sente, checando se está sendo aceita, se incomodou alguém ou se será criticada, o que aumenta a ansiedade, a ruminação e a autocrítica.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
No contexto da Disforia Sensível à Rejeição em pessoas com Transtorno Obsessivo-Compulsivo, “automonitoramento” refere-se à atenção constante que a pessoa dedica aos próprios pensamentos, emoções e comportamentos, especialmente em situações que envolvem interação social ou possíveis críticas. Esse processo envolve observar sinais de desaprovação, avaliar como os outros podem percebê-la e tentar antecipar ou controlar reações alheias para evitar rejeição. Embora essa vigilância possa surgir da intenção de se proteger, ela costuma aumentar a ansiedade, reforçar obsessões e gerar sofrimento emocional. Na psicoterapia, o automonitoramento é trabalhado para que a pessoa aprenda a reconhecer esses padrões, diferenciar interpretações de fatos e desenvolver formas mais equilibradas de lidar com a sensibilidade à rejeição, diminuindo o impacto na vida cotidiana.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- A Disforia Sensível à Rejeição (RSD) faz parte dos critérios diagnósticos do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- Quais são os tratamentos para gerenciar a Disforia Sensível à Rejeição (RSD) no contexto do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- Como a Disforia Sensível à Rejeição (RSD) afeta os relacionamentos de quem tem Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- A Disforia Sensível à Rejeição (RSD) diminui com a estabilização do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- A ansiedade de antecipação é um sintoma oficial do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- O que é ansiedade de antecipação no contexto do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- O que é mais importante para diferenciar hiperfoco ou obsessão?
- Quais os melhores remédios remedio para Toc ( pure O) para se tomar junto com sertralina? Aripiprazol seria uma boa alternativa? Ou apenas a risperidona? ( tenho medo dos efeitos colaterais, principalmente acatisia e descontrole fisico).
- Como lidar com a hiperfixação e melhorar a saúde mental?
- Como diferenciar o hiperfoco do Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) da obsessão do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1179 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.