O que é exatamente a psicoterapia psicanalitica?

26 respostas
O que é exatamente a psicoterapia psicanalitica?
A psicoterapia de orientação psicanalítica é um tratamento do sofrimento mental e auto conhecimento através da investigação do inconsciente, já que este é determinante de conflitos e sintomas.
A psicoterapia se dá numa relação de confiança e empatia que permite o processo de elaboração e ressignificação dos conflitos.
Os benefícios terapeuticos que se pode esperar são mudanças que levam a um crescimento mental e obtenção de recursos mais saudáveis para lidar com os problemas, resultando em melhoria na qualidade de vida!

A psicoterapia psicanalítica, normalmente chamada de "análise", tem sua origem no pensamento de Sigmund Freud, que inaugura a escuta do paciente como forma de ajudar os pacientes. Freud entendeu que a doença não se constituía apenas no corpo físico, sendo a psique componente fundamental dessa equação.
A teoria de Freud foi complementada, reinventada e contestada por muitos autores depois dele, e por isso fica difícil responder a sua pergunta do que "exatamente" é a Psicanálise. Porque hoje, são muitas. Mas as noções de "inconsciente", "recalque" e "transferência" surgiram com Freud, la no séc XIX, e ainda são importantes pilares da teoria.
De modo geral, acredita-se que as nossas decisões na vida são inconscientes, incluindo as que geram sofrimento, e é através da fala que podemos acessá-lo, a fim de encontrar novas formas de lidar com as nossas questões.

Espero ter ajudado!
A Psicoterapia Psicanalítica se baseia nos conceitos da Psicanálise, mas diferencia-se desta basicamente pela técnica utilizada, que pode ser mais breve e com objetivos delimitados. O tratamento visa não apenas tratar o sintoma, mas resolver a causa geradora do problema. Ela é aplicável a todas as pessoas que procuram ajuda para a cura de quadros sintomáticos de maior ou menor gravidade, e, ou com problemas de ajustamento e adaptação.
A Psicanálise se originou com os estudos de Freud sobre o inconsciente e a sua atuação na estruturação do psiquismo do sujeito e seu comportamento, e foi desenvolvida por outros estudiosos como Lancan. Algumas questões inconscientes, as chamadas recalcadas, influenciam nossas emoções e comportamentos e determinam nossa saúde psíquica. Segundo Freud, é "o trabalho pelo qual trazemos a consciência do individuo o psiquismo que há nele recalcado", recalcamento esse que pode ser a causa de alguns males.
Psicoterapia psicanalítica é a terapia usando as teorias que Freud desenvolveu e, depois outros autores também. Costumamos sugerir várias sessões na semana e o uso do Divã.
Na terapia psicanalítica, o paciente é convidado a falar de forma livre, sobre o tema que quiser (chamamos isso de associação livre). A partir da fala do paciente, o analista consegue ter notícias do seu funcionamento psíquico e situar o seu sintoma. Ao longo dos atendimentos, o analista faz interrogações e intervenções com o intuito de estimular as associações do paciente e de apontar para conteúdos que indicam o funcionamento do sujeito e suas implicações na vida deste. A psicanálise pretende ajudar para que o paciente consiga se organizar subjetivamente de um modo que acarrete em menos sofrimento.
Na psicanálise o falar é necessário. A escuta do psicanalista irá identificar muita coisa em você. Seu discurso fará com que mostre tudo aquilo que está contido em você. É falando que nos escutamos também. Seu inconsciente irá aparecer através de suas histórias, sonhos e várias identificações sobre você estarão em análise. Mas veja, sua confiança na escolha do psicanalista é o mais importante para que possa atingir questões profundas sobre si. Costumo dizer que a psicanálise atinge a alma da pessoa, e sendo assim expõe a verdade da vida de cada um sem máscaras. Faça psicanálise!

O poder da palavra!

O trabalho em psicanálise é basicamente verbal. E Freud, entre outras virtudes, possuía a de ser um excelente escritor, apesar de médico os seus textos eram de uma linguagem fácil para um bom leitor. Assim, não somente cuidou e usou a palavra para expressar seu pensamento com domínio, mas também a tornou parte central de sua terapia.

O psicoterapeuta irá oferecer um ambiente onde seu paciente possa expressar-se livremente para ter a oportunidade de colher o maior número de informações e proporcionar a integração de conteúdos inconscientes e pré-conscientes à psique.

Freud defendia que uma das manifestações mais inocentes do inconsciente são os lapsos que todos ocasionalmente cometemos em nossos discursos. Ao mesmo tempo, ele apontou a associação livre como uma forma de acessar sem contaminação a informação do inconsciente.

A associação livre foi constituída como o método fundamental da técnica psicanalítica. A grande vantagem da associação livre é que, quando bem feita, está livre de sugestões e, ao mesmo tempo, das restrições da consciência. Através deste processo o paciente consegue um enriquecimento de seu psiquismo, entendimento e superação de seus sintomas e mantém um equilíbrio maior em sua vida.

No sentido amplo, qualquer método de tratamento de distúrbios psíquicos ou corporais que utilize meios psicológicos pode ser chamado de psicoterapia.

Sob o nome de “psicoterapia psicanalítica” entende-se uma forma de psicoterapia que se apoia nos princípios teóricos e técnicos da psicanálise.
Trata-se de um método profundo baseado na fala, que busca elementos inconscientes significantes e auxilia na tomada de consciência, fazendo com que as pessoas tenham maior conhecimento sobre elas mesmas e tenham poder sobre suas próprias vidas e escolhas. Através da psicoterapia individual é possível entender suas emoções, assim como pensamento reprimidos, desejos, sentimentos e condutas.

Compreender seus desejos, emoções e atitudes é o primeiro passo para a autoestima e para a projeção futura. Além disso, quando conhecemos a fundo nosso ser, temos o poder de nos relacionar melhor com as pessoas em nossa volta.
Não existe uma Psicanálise e sim Psicanálises, pois cada psicoterapeuta terá uma forma de fazer seu trabalho, porém todos utilizam o principio de Freud, ou seja, as descobertas nesta linha de atuação por ele, valorizando a fala do paciente, a compreensão das emoções e suas associações interpretativas para autoconhecimento e alívio sintomático de problemas psicológicos.
Bom dia,

É uma psicoterapia que tem como base teórica, que a fundamenta e norteia o pensar e agir do psicoterapeuta, a Psicanálise. A base teórica (ou abordagem) muito simplificadamente, seria uma maneira de entender como o homem se faz homem e como ele funciona no mundo.

Dentro da psicanálise, temos várias correntes e autores.

Espero ter ajudado, um abraço!
Olá. Há uma distinção importante que algumas pessoas fazem em relação ao termo psicoterapia. Uma análise, apesar de acabar sendo terapêutica em alguns momentos do percurso, não é psicoterapia. Uma análise não visa sempre o bem-estar subjetivo do paciente, o analista não deseja que o paciente saia de cada sessão necessariamente mais aliviado e em paz com suas questões. A Psicoterapia Psicanalítica se utiliza das bases fundamentais da Psicanálise ( formações do inconsciente, associação livre, psicopatologia psicanalítica etc. ), mas com a diferença de se orientar pelo avanço terapêutico como o norte necessário ao tratamento. A diferença pode ser pequena na prática, já que outros fatores também são levados em consideração na hora do tratamento, mas em alguns casos esse pequeno detalhe pode fazer grande diferença. Um abraço!
Olá. A terapia psicanalítica toma como base o inconsciente como guia no processo do tratamento, através da linguagem que o sujeito expressa com a fala, sintoma, lapso, ato falho, chiste (são essas as cinco formações do inconsciente) seguindo as coordenadas deixadas por Sigmund Freud. Dito de outro modo, não se trata de uma terapia que está atenta apenas aos processos da consciência, com sintomas e diagnósticos (descritivos) que se ocupam em classificar os indivíduos; trata-se de uma terapia que observa a singularidade do sujeito, sua forma de se colocar no mundo, de desejar e fazer laço social.
A perspectiva psicanalítica envolve pressupostos e técnicas primordialmente teorizadas por Sigmund Freud. Diversas vertentes tem ênfases distintas. Outros nomes influentes, que correspondem a estas distintas vertentes são: Winnicot, Bion, Klein, Lacan, para citar alguns. Na teoria psicanalítica, os sintomas são entendidos como expressão simbólica de conflitos ou desejos inerentes ao universo afetivo do analisando. Assim, parte do recurso terapêutico é a exploração e a análise dos simbolismos a que faz referência o analisando. Isso oportuniza a análise dos fatores inconscientes dos comportamentos e sintomas. Elementos clássicos onde é comum um acesso facilitado aos elementos inconscientes são os sonhos, os lapsos, atos falhos e chistes. Independentemente destes serem trazidos ou não para a sessão, a abordagem psicanalítica se centra na técnica da associação livre, onde o analisando é orientado a trazer completamente sem censura a sua expressividade para as sessões. Isto é, mesmo aquilo que parece uma bobagem, algo irrelevante, ou uma ideia asquerosa ou inconveniente, e talvez principalmente estas, são material fértil de análise. Esta atitude terapêutica deriva do insight de que aquilo que não gostaríamos de falar é que tem "muito a dizer".
Outro ponto relevante é a ênfase na relação analisando-analista, que comporta a transferência, isto é, a atualização afetiva de dilemas e padrões vividos e aprendidos. Esta revivência traz oportunidade de ampliar a percepção e consequentemente a alteração destes mesmos dilemas e padrões. Por fim, analista e analisando trabalham juntos na
construção de sentido a partir desta expressividade em análise. Isso permite uma elaboração das experiências vividas bem como de projetos futuros.
Olá!!! Psicoterapia Psicanalítica é útil para pessoas que desejam entender a si mesmas e ao que está acontecendo em seu mundo interno, seja para lidar com questões específicas que estão enfrentando (depressão, perda, ansiedade, medos, dentre outros conflitos) ou para descobrir mais sobre si mesmas e a maneira como se relaciona com o mundo externo.

Através da psicanálise, o indivíduo tem a oportunidade única de criar e desenvolver um relacionamento com seu terapeuta e, através desse relacionamento, explorar as maneiras pelas quais você se relaciona com os outros.
Para isso é necessário um ambiente acolhedor e o paciente se sentir seguro com o profissional para caminhar a sessão terapêutica.

Olá. A psicoterapia psicanalítica se baseia no método da psicanálise. É levado em conta os sonhos, as associações livres e interpretações feitas pelo psicólogo. De modo bem simplificado é isso. Atenciosamente.
Olá! Meus colegas puderam falar bem sobre a psicanálise.
Psicoterapias são as terapias realizadas por psicólogos. Dentro da psicologia há diversas abordagens (formas de entender o mundo e as complexidades humanas), sendo a psicanálise uma delas.
A psicanálise é uma ciência que busca explicar e compreender o ser humano a partir da consideração da existência do inconsciente, criada por Sigmund Freud.
O inconsciente aparece nos atos falhos (lapsos da fala), sonhos, naquelas "sensações" estranhas que aparecem sem uma explicação racional. Para ser psicanalista, não necessariamente precisa ser psicólogo. Mas há psicólogos que trabalham a partir do olhar clínico da psicanálise, aplicando, portanto, a psicoterapia psicanalítica.
Olá. Psicoterapia psicanalítica é a terapia que utiliza os conceitos psicanalíticos para entender o paciente, porém é realizada uma vez por semana. Já a psicanálise necessita mais de uma sessão por semana. A quantidade de sessões por semana, influenciam no aprofundamento e no aceleramento do tratamento. Os vínculos emocionais e as defesas psíquicas são fortemente abaladas pela quantidade de encontros semanais. Assim, quanto mais você está com seu analista e ele com você, maior os vínculos e mais fácil será para seu terapeuta entender as suas defesas psíquicas inconscientes que buscam complicar o andamento do tratamento.
A psicoterapia é um acompanhamento realizado por um psicólogo, esse profissional pode ser de diversas abordagens como psicanalítico, comportamental, cognitivo comportamental ou outras.
Psicoterapia psicanalítica se refere a maneira de compreender o ser humano a partir da existência do inconsciente, base teórica de Sigmund Freud. Nesse processo, cada vez mais os comportamentos vão se tornando conscientes e passivos de melhoria. Existem psicanalistas que não são psicólogos, esse acompanhamento seria uma "análise".
Trata-se de uma modalidade de Psicoterapia pautada na teoria psicanalítica que investiga o Inconsciente e suas formações, segundo as propõem Sigmund Freud na\ virada do século XIX.
Olá, geralmente se usa outra palavra, 'análise', abreviando psicanálise, pois 'psicoterapia é mais usada pelas abordagens da psicologia.
Ambas tem o propósito de ajudar o analisando, contudo a psicanálise faz mais investigações do porquê a pessoa é como é.
A psicologia, de modo geral faz o mesmo, contudo com menos tempo de tratamento e menos questionamentos sobretudo sobre a infância. Espero ter ajudado, Bacellart.
A psicoterapia de orientação psicanalítica é um tratamento do sofrimento mental e auto conhecimento através da investigação do inconsciente, já que este é determinante de conflitos e sintomas. A psicoterapia se dá numa relação de confiança e empatia que permite o processo de elaboração e ressignificação dos conflitos. A terapia tenta restaurar uma relação de pessoas com as normas e regulamentos sociais, enquanto a Psicanálise trabalha para restaurar o relacionamento de uma pessoa com sua vida, sexualidade, relações com as pessoas e com o mundo.
Quando você leva uma questão que lhe incomoda para um terapeuta, cada um irá responder à sua queixa segundo sua orientação teórica. Na psicanálise, o analista não lhe fornecerá respostas informando o que é melhor ou pior a ser feito, como seu houvesse uma fórmula pré-definida para cada questão ou para cada sintoma.
Ao contrário, escutando o paciente e fazendo algumas pontuações, ele o auxiliará de modo que ele mesmo possa entender o por que aquela queixa específica ou aquele sintoma se apresenta nele, levando em consideração os fatos vivenciados no passado, as relações com os outros, os ideais, as expectativas, os medos, dentre outros.

De forma geral, qualquer método de tratamento de distúrbios psíquicos ou corporais que se utilize de técnicas Psicológicas pode ser chamado de psicoterapia. De maneira simples, a Psicoterapia Psicanalítica é uma terapia que utiliza a Psicanálise como referencial teórico para a prática. Na Psicanálise, as principais técnicas empregadas são a Associação livre, Analise de sonhos, Análise das resistências, interpretação, dentre outras.