O que é idealização e desvalorização ?

5 respostas
O que é idealização e desvalorização ?
idealização é um fenômeno em que algo, ou mais geralmente, outra pessoa, é considerada na maior estima possível, seus defeitos são relevados e é vista como um ser perfeito. Já a desvalorização é o extremo oposto, em que algo ou pessoa é vista somente com suas características negativas, só seus defeitos são perceptíveis e não há nada de bom para se exaltar. Essa é uma característica clássica do transtorno de personalidade Borderline, resultante de um "vício do pensamento" chamado dicotomização. Por conta disso, o indivíduo Borderline não consegue enxergar a pessoa como detentora de qualidades mas também de defeitos; ou a pessoa é a melhor possível, ou é a pior possível. Costuma-se dizer na clínica psiquiátrica que não há meio termo com pacientes borderline, ou é oito, ou é oitenta. Sugiro que discuta isso com seu psiquiatra.

Uma característica bem marcante das pessoas com esse tipo de transtorno de personalidade é instabilidade das relações. Apresentam instabilidade também na própria auto imagem, nos afetos e acentuada impulsividade de maneira geral. A questão da idealização e desvalorização é justamente essa mudança rápida e bastante intensa do que ele sente para com os outros: hora extrema importância, zelo, necessidade de ficar junto, medo absurdo do abandono real ou imaginado, hora distanciamento, simplesmente deixa de se importar por achar que a outra pessoa não está sendo suficiente. Essa transição ocorre de maneira abrupta e com certeza prejudica as relações interpessoais.
O tratamento desse transtorno no processo terapêutico envolve aumentar o nível de autoconhecimento e autopercepção relacionado a esses comportamentos. Com o passar do tempo, as pessoas passam a se distanciar dos pacientes Borderline pela dificuldade de lidar com a instabilidade das relações. Nessa perspectiva, novas formas de interação precisam ser aprendidas para minimizar as perdas.
Pois bem, esses termos podem ser vistos na descrição do transtorno de personalidade borderline. "Idealização" e "desvalorização" referem-se à tendência que essas pessoas têm de desenvolver relacionamentos intensos e instáveis com as outras pessoas, de modo que o outro (seja um amigo, conhecido, parente, namorado etc) ora é percebido de maneira idealizada ("ele é tudo pra mim, ele é perfeito, só tem qualidades") ora é tido como alguém totalmente sem valor ("ele é péssimo, ridículo, não vale nada"). Uma pessoa com transtorno de personalidade borderline pode ter uma visão idealizada de uma outra pessoa e, pouco tempo depois, passar a percebê-la como alguém sem valor. Ou da desvalorização passar à idealização. Isso costuma ocorrer em vários dos relacionamentos que essa pessoa estabelece na vida e ocorre junto com outras características de comportamento que geram sofrimento para si e para os outros. Porém "idealização" e "desvalorização" não são características exclusivas do TP borderline.
A idealização e a desvalorização no Transtorno de Personalidade Borderline , significa que a pessoa dá demonstrações de que ama muito alguém, e no mesmo dia ou instantes depois, passa a rompantes de ódio e agressividade para com o ser amado, pelo que interpretou como desamor, exclusão ou abandono. O mínimo sinal do parceiro pode ser percebido como desprezo ou distanciamento, o que leva o indivíduo da idealização à desvalorização.
É a alternância de sentimentos, muito rápida e intensa.