O que é intervenção baseada em habilidades sociais para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?

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O que é intervenção baseada em habilidades sociais para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
A intervenção baseada em habilidades sociais para o Transtorno do Espectro Autista é um conjunto de estratégias estruturadas que visa ensinar e fortalecer a capacidade de interagir de forma eficaz com os outros. Ela trabalha aspectos como iniciar e manter conversas, interpretar expressões e gestos, compartilhar interesses e lidar com conflitos. Essas intervenções podem ocorrer individualmente ou em grupo, de forma prática e repetitiva, oferecendo modelos, feedback e reforço positivo. O objetivo é aumentar a autonomia social, a compreensão das regras de convivência e a qualidade das relações interpessoais, respeitando o ritmo e as necessidades da pessoa com TEA.

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 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem? Que bom que você trouxe essa pergunta, porque falar sobre intervenção em habilidades sociais no TEA exige sensibilidade para não reduzir o processo a um “treinamento de comportamentos”. Na verdade, esse tipo de intervenção é muito mais sobre criar caminhos de compreensão, conforto e previsibilidade nas interações do que sobre ensinar alguém a agir de um jeito esperado pelos outros.

Quando falamos de intervenção baseada em habilidades sociais, estamos tratando de uma abordagem que ajuda a pessoa a entender melhor o funcionamento das relações, a interpretar pistas sociais de forma menos cansativa e a experimentar novas formas de se expressar no seu próprio ritmo. Em vez de decorar regras, a intervenção cria situações seguras para que a pessoa observe, teste, entenda e ajuste suas interações. É como se o ambiente dissesse: “aqui você pode experimentar sem a pressa do mundo lá fora”. Como você percebe a reação da pessoa quando está em um espaço mais previsível? Em quais situações ela parece se comunicar com mais naturalidade?

Outro ponto importante é que habilidades sociais não se desenvolvem isoladas. Elas dependem do estado emocional e sensorial. Uma pessoa que está sobrecarregada dificilmente conseguirá ler nuances sociais ou se engajar numa troca mais complexa. Por isso, muitas intervenções começam trabalhando regulação, compreensão de emoções e estratégias para que o corpo se sinta seguro. Talvez seja interessante observar em que momentos a pessoa parece mais aberta ao contato social. O que muda quando ela está mais regulada? E quando está ansiosa ou confusa, o que o corpo dela sinaliza?

No fundo, o objetivo não é que a pessoa autista “se encaixe”, mas que ela desenvolva recursos internos que tornem as interações menos desgastantes e mais compatíveis com o seu funcionamento. A terapia pode ser um espaço muito cuidadoso para isso, ajustando cada passo ao perfil e ao ritmo de quem está desenvolvendo essas habilidades. Quando quiser explorar isso com mais profundidade, posso te ajudar a pensar possibilidades mais personalizadas. Caso precise, estou à disposição.

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