O que é o Transtorno de Despersonalização/ Desrealização ?

8 respostas
O que é o Transtorno de Despersonalização/ Desrealização ?
É basicamente um sentimento de distanciamento de sí próprio, há uma sensação de não ter o controle das próprias ações, o que acarreta em um distanciamento afetivo. Esse transtorno, é uma experiência comum, devendo se fazer esse diagnóstico somente se os sintomas forem suficientemente severos, a ponto de desestruturar o paciente, onde ele percebe que não tem controle direto sob suas ações de base, como por exemplo, a fala.

Despersonalização caracteriza-se por um estranhamento ou distanciamento de si mesmo. É como se a pessoa fosse um observador externo da próprias ações, sensações, pensamentos, ou seja, como se não fosse ele mesmo.

Desrealização é a alteração da sensação de realidade do mundo exterior, ou seja, como se estivesse vivendo um sonho, seria um distanciamento da realidade.

Os dois podem acontecer isoladamente ou associados e são comuns nos portadores de ansiedade , medo e pânico, mas que com o tratamento adequado esses sintomas desaparecem.
Despersonalização sensação de estranheza, com o próprio corpo, como parte dele não lhe pertencesse, ou fosse irreal. Na desrealização o ambiente é que parece estranho e irreal, como se as pessoas estivessem desempenhando papéis. Essas ocorrências são ligadas a senso-percepção. Requer um atendimento imediato, pelo profissional de Psicologia, para ver a nessessidade do paciente ser também tratado pela psiquiatria. Geralmente, venho utilizando uma técnica de um mestre da Psicologia, que era psiquiatra, num tratamento eclético, a qual vem surtindo um efeito positivo. Pois, a continuidade desse problema pode levar o paciente a um surto psicótico mais adiante.
O transtorno de despersonalização/desrealização é caracterizado por episódios frequentes e recorrentes da sensação de vazio de autoconsciência e da sensação de irrealidade e distanciamento de si, como se o indivíduo fosse apenas um mero espectador dos processos mentais e do própio corpo, ocasionando assim uma ausência de resposta afetiva e a forte sensação de não ter controle sobre suas ações, como exemplo; o controle sobre a fala. Geralmente vem acompanhado de incapacidade funcional e uma aflição severa. Parece ser mais comum do que se pensava afetando 1% da população geral e sendo o terceiro transtorno mais diagnosticado(depois da depressão e da ansiedade). Como alguns sintomas podem assemelhar-se aos sintomas de transtornos psicóticos e de ansiedade(ansiedade social, descorporificação e perda das emoções e sentimentos)pode ser diagnosticada de forma equivocada. Procure um psicólogo!
Caracterizado por sintomas de dissociação que são sensações alteradas de si próprio e/ou da realidade do mundo exterior. Como se estivesse desligado do mundo ou observando a si mesmo de fora.
Importante buscar compreender a origem do problema, buscar entender como se percebe em seu mundo.
Procure um psicólogo para auxiliá-lo em seu processo.
Olá,

A despersonalização é a experiência de não se sentir real, onde o sujeito pode experimentar uma dissociação das experiências corporais e até mesmo mentais. Já a desrealização é voltada para o mundo externo, experimentando este como irreal, inconsistente ou simplesmente estranho.
Ambas são respostas fisiológicas do organismo diante de situações estressantes e/ou perigosas, e podem ser sintomas de outros trantornos como TEPT, Pânico, Psicoses, além de drogas psicoativas etc.

Um abraço,
Danilo
São sintomas bastante ocorridos por exemplo, em pacientes com Síndrome do Panico, transtornos depressivos e ansiosos.
Despersonalização é uma sensação de estranhamento de si mesmo, como se "você não fosse você mesmo", algo dificil até de explicar, segundo muitos pacientes.
A desrealização seria o estranhamento do meio em que está, o ambiente à sua volta. É como se você estivesse num mundo fantasioso, não real, vendo por uma tela de televisão. (segundo relatos)

Busque ajude psicológica, e, dependendo do caso, psiquiátrica.
Não é sinal de loucura, fique tranquilo, apenas precisa de um acompanhamento e possivel tratamento.
Em última análise tanto a despersonalização quanto a desrealização são sentimentos característicos de uma baixa auto-estima. A fonte de ambos deve ser encontrada em tenra infância onde a pessoa internalizou certas críticas que nem sempre condizem com sua realidade. Existem inúmeras pessoas cujas vidas está indo absolutamente bem mas não se sentem realizadas ou não se identificam com a situação de sucesso observada por todos, menos por elas. Despersonalização é de fato um estranhamento em relação a si mesmo, em relação ao que pensa e ao que sente. A desrealização é uma subestimação do indivíduo quanto a suas próprias ações. Embora realize muitas atitudes que contribuem para a sociedade não se sentem como realizadoras de ações relevantes para si mesma e para os outros. Apenas uma bem conduzida terapia pode desconstruir essa programação mental e possibilitar que o indivíduo pare de boicotar a si mesmo. Um abraço! Sandro