O que é resistência a mudanças no Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?

2 respostas
O que é resistência a mudanças no Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem? A resistência a mudanças no Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um traço muito característico e está ligada à necessidade de previsibilidade e segurança que o cérebro autista busca. Mudanças — mesmo pequenas — podem gerar desconforto, ansiedade ou até crises, porque alteram a forma como o cérebro organiza o mundo ao redor.

Do ponto de vista da neurociência, o cérebro de pessoas com TEA tende a processar informações de modo mais detalhado e menos global. Isso significa que ele se apoia fortemente em padrões e rotinas para se sentir seguro. Quando algo sai desse padrão — como trocar o caminho para a escola ou mudar a disposição dos objetos — o sistema nervoso pode reagir como se houvesse uma ameaça. Não é resistência por “teimosia”, mas uma tentativa do cérebro de manter o equilíbrio diante de um ambiente que parece imprevisível.

Essa dificuldade em lidar com mudanças pode se manifestar de várias formas: irritabilidade, recusa em participar de novas atividades, insistência em rituais ou necessidade de fazer as coisas sempre da mesma forma. A previsibilidade é o que permite que a pessoa organize o pensamento e o comportamento; sem ela, o cérebro entra em sobrecarga.

Vale refletir: o que acontece com essa criança (ou adulto) quando algo muda de repente? Ela tenta entender o novo, ou busca se proteger do desconforto? E o que muda quando é avisada com antecedência ou quando o novo é apresentado aos poucos? Essas pequenas estratégias ajudam o cérebro autista a se ajustar de forma mais tranquila, reduzindo a ansiedade e fortalecendo a confiança. Quando a rotina se torna uma aliada, e não uma prisão, o desenvolvimento emocional e social acontece de forma mais fluida. Caso precise, estou à disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A resistência a mudanças no Transtorno do Espectro Autista refere-se à dificuldade de lidar com alterações na rotina, no ambiente ou em atividades habituais. Essa reação não é simplesmente teimosia, mas surge da necessidade de previsibilidade e segurança, já que mudanças podem gerar ansiedade, confusão ou sobrecarga sensorial. Para muitas pessoas com TEA, a manutenção de rotinas e padrões conhecidos ajuda a organizar pensamentos, regular emoções e reduzir o estresse, e intervenções graduais e estruturadas são fundamentais para facilitar adaptações e promover maior flexibilidade sem gerar desconforto excessivo.

Especialistas

Shirley Tavares

Shirley Tavares

Psicopedagogo

Jacaré

Gabriela Rogata Ferreira Vieira

Gabriela Rogata Ferreira Vieira

Psicólogo

Goiânia

Glaucia de Carvalho

Glaucia de Carvalho

Psicólogo

Belo Horizonte

Homero Pedro

Homero Pedro

Terapeuta complementar

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1071 perguntas sobre Transtorno do Espectro Autista
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.