O que é Síndrome de Asperger?

6 respostas
O que é Síndrome de Asperger?
A síndrome de Asperger segundo CID-10 F84.5 é um transtorno nosológico incerto caracterizado por alterações qualitativas das interações sociais recíprocas, semelhantes ao autismo. Com repertório e interesses e atividades restritas, estereotipadas e repetitivas. MAS DIFERE DO AUTISMO principalmente pelo fato de que não se acompanha de um retardo ou de uma deficiência de linguagem ou do desenvolvimento cognitivo. O portador desta síndrome em geral são desajeitados. As anomalias persistem na adolescência e na idade adulta e pode vir acompanhado por episódios psicóticos no inicio da idade adulta. A orientação é sempre buscar informação e consulte com pediatra, neurologista, psicólogo e psiquiatra. È PRECISO SEMPRE FICAR ATENTO A TODO INVESTIGAÇÃO.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Síndrome de Asperger hoje é uma condição que se enquadra dentro dos Transtornos do Espectro Autista (TEA) de forma branda. Entre as características que pode apresentar estão a dificuldade no relacionamento social, comportamentos repetitivos ou rotineiros, interpretação literal da linguagem, rigidez de pensamento e hipersensibilidade aos estímulos sensoriais. Cabe lembrar que existem muitas outras características comumente associadas a essa condição. Normalmente, a psicoterapia cognitivo comportamental é indicada como parte do tratamento.
A síndrome de Asperger, antes considerada condição clínica particular, é uma desordem do neurodesenvolvimento , atualmente incluída no transtorno do espectro autista, uma vez que não foram identificadas características clínicas específicas que estabeleçam o transtorno de Asperger como distinto do espectro do autismo como um todo.
O transtorno do espectro austista é caracterizado por sintomas que englobam déficits na interação social, na comunicação e comportamento restrito e repetitivo.
Atenciosamente,
Olá
A Síndrome de Asperger não é facilmente identificada, há muitas informações incorretas sobre o assunto atualmente. O Asperger faz parte do transtorno autista (TEA), porém com várias diferenças, principalmente, a cognição e a linguagem não são afetadas. A avaliação de um Psicólogo é essencial.
A síndrome de Asperger envolve diminuição da capacidade de interação social, juntamente com alguns comportamentos restritos e esteriotipados, porém sem grave atraso na aquisição da linguagem ou outras aptidões cognitivas.
A sindrome de asperger trata-se de uma desordem neurobiológica, marcada por dificuldades na interação social, na comunicação e pode apresentar interesses limitados e específicos. Apesar de seu vocabulário ser extenso, tem dificuldade em se expressar e na pragmática da linguagem. Tem dificuldade em interpretar e entender o que é necessario para se estabelecer uma comunicaçao efetiva, (cogniçao social), dificuldade em interagir com as crianças da sua idade; interesses restritos, apego a rotina (se irritam se mudam sua rotina(,. Pode apresentar estereotipias e tiques, ter sensibilidade a sons e texturas, pode ter problemas de coordenaçao fina e ampla. Dificuldade em manter contato visual, linguagem corporal desajeitada. Entre outras...

Especialistas

Michelle Teles Barbosa Lima

Michelle Teles Barbosa Lima

Psicólogo

Fortaleza

Herbeth Almeida

Herbeth Almeida

Terapeuta complementar

Macapá

Carla Pinheiro

Carla Pinheiro

Psicopedagogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 209 perguntas sobre Síndrome de asperger
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.