O que é um transtorno de humor?

8 respostas
O que é um transtorno de humor?
Bem, penso que quando falamos de transtorno de humor o diagnóstico dado vem com características que são amplas, como variação do humor, ora o individuo esta demasiada excitado, cheio de si, ora esta depressivo, perda de sentido na vida.
Porem, tem que ter muito cuidado com os diagnósticos dados, pois eles depende de vários fatores como o histórico da vida do individuo.
Além do mais, é normal no cotidiano passarmos por oscilações de humores, ideias e opiniões.

O Transtorno de Humor caracteriza-se por alterações fundamentalmente de humor ou afeto (depressão ou elevação do humor). O transtorno também é acompanhado por alterações do nível global de atividade.
De acordo com a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID 10 fazem parte deste bloco diagnóstico os Episódios maníacos, os Episódios e os Transtornos depressivos recorrentes, o Transtorno Afetivo Bipolar, os Transtornos persistentes do humor.
O que ocorre nesse transtorno é uma oscilação no estado emociona interno da pessoa que pode tornar-se continuamente depressiva ou então intercalar momentos de depressão com momentos de euforia intensa. Em ambos os casos o sujeito vivencia além da sensação de falta de controle pelo seu humor, a baixa na realização de suas atividades cotidianas, vindo a prejudicar sua cognição (raciocinio e concentração) e sofrimento psiquico que comprometem negativamente sua vida pessoal, profissional e social.
O transtorno de humor se caracteriza pela alternância de humor; ora ocorrem episodios de euforia (mania), ora de depressão, com períodos intercalados de normalidade.
Para se pensar em transtornos buscamos alterações concretas da qualidade de vida, no humor e nas emoções.
O tratamento consiste em: orientação psicoeducacional; tratamento medicamentoso e psicológico.
O aparecimento do transtorno bipolar se deve a uma combinação de fatores em que aspectos biopsicosociais desempenham papel fundamental no desencadeamento da doença.
O objetivo da terapia breve focal é o alívio da sintomatologia e a melhora na qualidade de vida.
Darwin (1.809 a 1.882) havia desenvolvido a idéia de que o processo evolucionário aplica-se não só as estruturas orgânicas, mas também às expressões das emoções.
A terapia breve tem como foco as relações sociais do indivíduo e a condição atual deste relacionamento. A terapia considera que dificuldades nos relacionamentos são fatores relevantes a doença.
abçs,
Transtorno de humor é um quadro recorrente de alteraçao de humor. Engloba tr. bipolar, depressão, distimia, ciclotimia, tr. esquizoafetivo.
Olá
Um grupo de distúrbios mentais que afetam o estado emocional, caracterizando a alteração do humor e/ou afeto. Dentre eles, estão o Transtorno Depressivo e o Transtorno Afetivo Bipolar.
Espero que fique bem!
Um abraço!
Humor é a forma de expressar o que está acontecendo internamente, externamente. É a expressão emocional/afetiva desta relação. No transtorno de humor ocorre então distúrbios mentais que causarão uma oscilação deste estado emocional, estando feliz ao acordar e sem que nada objetivamente tenha acontecido e ficar triste logo depois, porém ocorrendo de forma muito intensa prejudicando sua vida. É necessário que o Psicólogo avalie e acompanhe a intensidade para que juntos trabalhem esse quadro clínico, assim como a família também pode ser interessante em saber sobre os sintomas e como podem ajudar.
Basicamente, é qualquer alteração do humor, para cima ou para baixo, observada por um período de tempo considerável. São necessários meses para se diagnosticar um transtorno de humor, tendo como base o padrão de vida da pessoas, e as mudanças no mesmo. Se há a suspeita, vale a pena procurar um psicólogo e/ou um psiquiatra, para um diagnóstico completo.