O que é um transtorno de personalidade dependente?

9 respostas
O que é um transtorno de personalidade dependente?
Pessoa insegura, dependente dos outros para iniciar seus projetos de vida.

A pessoa tem dificuldade em iniciar projetos ou fazer coisas por conta própria, devido a falta de autoconfiança em seu julgamento ou capacidade, não por falta de motivação ou energia).
Sente desconforto ou desamparo quando está só, devido a temores exagerados de não ser capaz de cuidar de si.
Vai a extremos para obter carinho e apoio dos outros, a ponto de fazer coisas desagradáveis.
A pessoa que tem o transtorno de personalidade dependente, sente uma necessidade excessiva de ser cuidada,tem dificuldade de tomar decisões e iniciar projetos,essa pessoa sente-se incapaz de cuidar de si própria ou de realizar alguma tarefa sem a ajuda de terceiros,possue baixa alta estima e insegurança.
Olá. Os transtornos de personalidade são caracterizados pelo sofrimento do indivíduo e suas dificuldades de adaptação. No Transtorno de Personalidade Dependente existe uma necessidade de ser cuidado que conduz a submissão e medo de separação com dificuldade em tomar decisões caso não tenha conselhos ou afirmação por parte de outras pessoas, dificuldade em ser contrário a outros por medo de perder apoio, necessidade que outros assumam a responsabilidade por áreas principais da sua vida, sentimento de incapacidade de cuidar de si próprio com preocupação de ser abandonado, busca de carinho e apoio ao extremo.
Essas pessoas sentem-se impotentes e incapazes de cuidarem bem de si mesmas e de tomarem decisões por conta própria. Esse medo de não saber se virar sozinha as torna extremamente dependentes das pessoas as quais elas consideram "mais fortes e preparadas para a vida", que pode ser uma mãe, um pai, um irmão, o cônjuge, qq pessoa que possa exercer um papel "parental" em sua vida. Na adolescência por ex. pode ser um ou ambos os pais e quando saem de casa, essas pessoas podem atribuir "esse papel" à outra pessoa, comumente a um(a) namorado(a), e + tarde ao cônjuge. Essa dependência extrema também faz com que essas pessoas aceitem situações que normalmente não tolerariam, apenas para não perder a pessoa de quem dependem, e esses comportamentos incluem fingir que concordam com tudo, aceitar ofensas, maus tratos, fazer tudo para agradar entre outros comp. que acabam anulando a sua individualidade e afetando ainda mais a sua autoestima. A boa notícia: esse transt. pode ser tratado em terapia.
O transtorno de Personalidade Dependente, se caracteriza pela falta autoconhecimento de seus atributos e pelas crenças limitantes que impedem a pessoa de tomar as próprias decisões e colocar limites claros para aqueles a sua volta.
Através da Psicoterapia, pode alcançar a autoconfiança e autocontrole sobre suas decisões.
Abraços.
Olá, boa noite ... responde a sua pergunta, o TPD (transtorno de personalidade dependente) é característico por pensamentos disfuncionais de insegurança e dependência em relação a outras pessoas. Isso afeta negativamento os comportamentos, fazendo com que a pessoa literalmente dependa da outra para seguir com sua vida e até mesmo com seus próprias escolhas, sendo assim isso influencia diretamente nas emoções de forma disfuncional (culpa, tristeza, ansiedade, medo, entre outras ...). Caso esse repertório não seja trabalhado, dependendo do caso, as reações fisiológicas podem aumentar sua intensidade ou até mesmo se prolongar pode muito tempo, podendo assim ocasionar em uma psicossomática ou outras consequências.
Abraço!
É um transtorno de personalidade caracterizado por uma excessiva dependência de outros para tomar decisões, baixa auto-estima, medo patológico de ser abandonado(a), submissão passiva às vontades do outro e dificuldade em expressar as próprias vontades e necessidades.
O Transtorno de Personalidade Dependente tem como principal característica uma necessidade extremada de ser cuidado e de receber atenção, bem como uma excessiva dependência dos outros e dificuldade de tomar decisões. Também estão presentes baixa autoestima, medo patológico de ser abandonado e que um comportamento submisso.
A pessoa que sofre de TPD não conhece a si própria, tendo enorme dificuldade de expressar suas necessidades emocionais e colocar limites em suas relações.
Nesse caso, a psicoterapia pode ser uma ajuda valiosa.