O que são obsessões e compulsões no Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?

3 respostas
O que são obsessões e compulsões no Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
Olá, boa tarde.

Obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens mentais indesejáveis, cuja presença normalmente causa angústia ou ansiedade acentuada. Os temas dominantes das obsessões incluem se ferir ou ferir outras pessoas, limpeza ou contaminação (p. ex., os pacientes podem ficar obcecados com a contaminação por sujeira ou germes), pensamentos proibidos ou tabus (p. ex., obsessões agressivas ou sexuais), e a necessidade de simetria. As obsessões não são agradáveis. Assim, os pacientes geralmente tentam ignorá-los e/ou suprimi-los, ou tentam neutralizá-los realizando uma compulsão.

Compulsões (muitas vezes chamadas rituais) são comportamentos excessivos repetitivos e intencionais que as pessoa sentem que devem fazer para prevenir ou reduzir a ansiedade causada por seus pensamentos obsessivos ou para neutralizar suas obsessões.

Espero ter ajudado, grande abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Pela orientação psicanalítica, o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) não é apenas um conjunto de sintomas comportamentais, mas uma forma de o inconsciente lidar com a angústia e o conflito interno.

As obsessões são pensamentos, imagens ou ideias que retornam de forma insistente, mesmo quando o sujeito tenta afastá-los. Elas expressam desejos, medos ou impulsos inconscientes que causam culpa e ansiedade. A mente, então, tenta se defender por meio das compulsões — rituais e repetições que têm a função de neutralizar a culpa, aliviar a tensão e restaurar uma sensação de controle.

O sujeito obsessivo vive dividido entre o desejo e a proibição: quer algo, mas teme as consequências de querer.

Na psicoterapia psicanalítica, busca-se compreender o sentido inconsciente dessas repetições e o que está por trás do medo e da culpa. O objetivo não é apenas eliminar o sintoma, mas dar voz ao que o sintoma representa.
Dr. Leonardo Mello
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Obsessões são pensamentos, imagens ou impulsos intrusivos e angustiantes, enquanto compulsões são comportamentos ou atos mentais repetitivos realizados para tentar aliviar essa ansiedade.

Especialistas

Michelle Esmeraldo

Michelle Esmeraldo

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Juan Pablo Roig Albuquerque

Juan Pablo Roig Albuquerque

Psiquiatra

São Paulo

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Paloma Santos Lemos

Paloma Santos Lemos

Psicólogo

Belo Horizonte

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1172 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.