O que se leva uma pessoa a se tornar dependente?

9 respostas
O que se leva uma pessoa a se tornar dependente?
Olá. Na maioria das vezes a busca pela droga está ligada a ausência de ligações afetivas mais consistentes. Em muitos casos as relações familiares estão desestruturadas, e desta forma não conseguem sustentar os desejos e impulsos que estas substancias provocam. Compreender isso, e atuar na causa pode ser um excelente caminho na recuperação, além do companhamento clinico, que é super necessário. Tente e seja feliz.

Estimado Paciente, quando trata-se de dependência devemos avaliar se existe uma progressão no uso de substâncias, ou seja, para considerar pessoa dependente de alguma substância nós especialistas em dependência química observamos USO, ABUSO e DEPENDÊNCIA, sendo eles:

USO: Consumo dito "recreacional", em que a pessoa usa de vez em quando nos fins de semana ou festas;

ABUSO: padrão mal-adaptativo de consumo, manifesta-se por consequências negativas em vários aspectos da vida (profissional, pessoal, relacionamento, entre outros);

DEPENDÊNCIA: o uso de substância se torna prioridade na vida do indivíduo, em detrimento do resto e apesar das consequências negativas.

Espero que eu tenha esclarecido a sua dúvida, fico a disposição! Abraço!
São muitos os fatores. Existe o fator químico, que é o fato daquela substância ter em si um componente que gera dependência química. Ou seja: precisa-se de cada vez mais daquela substância para produzir o mesmo efeito. Então, a pessoa vai consumindo mais e mais e mais.
Porém, existe também o fator emocional. Aquela substância passa a assumir um lugar dentro da vida daquela pessoa, e é preciso entendermos que lugar é esse. Como ele se configurou? Qual é a relação entre esse lugar e o modo como essa pessoa vive, o que ela sente, o que ela pensa sobre si e sobre o mundo, sobre os outros? Como são as relações familiares e afetivas dessa pessoa? Como elas se dão?
Ou seja, os fatores emocionais, as questões existenciais da pessoa.
Combinando estes fatores: biológico, social e psicológico, temos a dependência. E para tratarmos da dependência, temos que atuar em todos estes níveis.
Indico que converse com um psicólogo e um médico, ambos especialistas em dependência química.
Abraços!
Muitas vezes a substância química propicia uma sensação boa que a pessoa não consegue encontrar sem ela, e que a pessoa precisa muito. Seja euforia, seja liberdade, seja uma paz, irreal é bem verdade, mas a substância química é muito sedutora, pois leva a pessoa a uma felicidade que ela gosta, mesmo que depois o preço seja alto
Não é uma tarefa muito fácil descrever o que leva uma pessoa a ser dependente, uma vez que se trata de questões multifatoriais. No entanto, o histórico de vida e o meio de inserção são considerados fatores de grande relevância.
Olá. Antes de responder a sua pergunta, preciso saber a qual dependência você está se referindo. De uma maneira geral, a dependência tem como característica um comportamento impulsivo e repetitivo. O problema é quando, nesse comportamento, algo surge como sofrimento. Se isso ocorre, é importante entender as causas desse comportamento. Um trabalho analítico pode ajudar com esta questão.
Olá. Tenho a mesma dúvida do profissional acima que respondeu sua questão. Que dependência vc se refere? Vou abordar a questão de uma maneira bem ampla: a dependência, seja ela do que for, é uma resposta que um sujeito dá para estar na vida. Ou seja, está ligada ao lugar dele no mundo. Agora quando a dependência é em relação a uma substância química, tem ai da q colocar na balança o efeito fisiológico que ela produz, o que de maneira alguma exclui a escolha subjetiva feita. Fico à disposição para falar mais, caso interesse
Atenciosamente
Se está se referindo a dependência de substâncias psicoativas (crack, cannabis, cocaína, MDMA, álcool LSD, determinados medicamentos etc) sabe-se que existem diversos fatores. Atualmente a explicação mais difundida no meio científico advém da neurobiologia: o sistema de recompensa cerebral, também denominado de sistema mesolímbico-mesocortical. Este sistema demonstra como nossas sinapses (comunicação entre os neurônios) "procura" um estímulo prazeroso do ambiente para liberar uma quantidade significativa do neurotransmissor DOPAMINA. Este neurotransmissor é responsável pela sensação de prazer e bem-estar de qualquer ser humano ou animal. Ou seja: após eu ter experimentado uma droga, por exemplo, a cocaína, este sistema é acionado para buscar o consumo novamente. Difícil de entender? Simplificando: imagine que você gosta de lasanha. Num certo dia vê sua mãe passando pela sala de estar de sua casa indo até a cozinha com os ingredientes para fazê-la. Como não é a primeira vez que saboreia este prato, você já conhece o gosto e o quanto tal refeição irá lhe proporcionar prazer e saciedade. Desta forma suas sinapses já se preparam para liberar DOPAMINA na região do cérebro chamada tegmental-ventral, e que, portanto, no momento da degustação receberá a recompensa de prazer e bem-estar, ou seja: a verdadeira descarga de DOPAMINA. Esclareço que, evidentemente, ninguém se torna dependente nas primeiras vezes do consumo. A dependência surgirá com a quantidade e frequência de vezes em que a pessoa consome a substância. Assim, é o ABUSO que levará o indivíduo a, mais tarde, se tornar dependente. Finalizo enfatizando que um profissional especializado avalia os seguintes critérios para diagnóstico de dependência ou uso nocivo de substâncias: 1- compulsão para o consumo; 2- tolerância; 3- sinais de crise de abstinência; 4- uso para aliviar os sintomas desta crise de abstinência; 5- relevância do consumo; 6- estreitamento do repertório e 7- reinstalação do consumo após período de abstinência.
Muito prazer, respondendo a questão, muitos fatores levam a alguém se tornar dependente de algo ou de alguém, os principais são, falta de auto estima, baixa tolerância a frustrações, pensamentos distorcidos da realidade, entre outros, porém todas essas possuem correções, e assim a pessoa vai se libertando de tal prisão, que de fato se torna a dependência.