O que seria disgrafia?

31 respostas
O que seria disgrafia?
Olá!
A disgrafia é um transtorno que é caracterizado pela dificuldade que a criança apresenta com a fluência da escrita, desde a junção das palavras de maneira incorreta, a utilização de pouca ou muita força na hora de escrever o que torna uma escrita ruim, ilegível e até mesmo sem coerência. Está associada a um problema psicomotor e existe tratamento.
Espero ter ajudado!

A disgrafia é um Transtorno Específico da Aprendizagem, com prejuízos na escrita. O transtorno já está comprovado cientificamente. Em termos de expressão escrita apresenta pouca clareza ou organização.
Está associado a fatores motores, perceptivos, entre outros.
O ideal é durante a Educação Infantil fazer atividades que promovam o desenvolvimento motor, o equilíbrio, a lateralidade e os conceitos ortográficos. Possuir uma boa qualidade visual também é muito importante.
A boa notícia é que a disgrafia pode ser tratada.
Você deve procurar um especialista o quanto antes. Pode ser um Fonoaudiólogo ou um Psicopedagogo.
Um abraço!
Olá! A disgrafia é um problema psicomotor que prejudica a escrita. Importante, após os seis anos de idade observar quando a letra surge de forma muito feia e desordenada, quando a criança possui dificuldades para amarrar os sapatos, comportamentos desastrados, dificuldades para usar os talheres, letras deformadas, texto sem unidade e desordenado, aspecto de conjunto "sujo" são alguns dos sintomas importantes que exige maior atenção por parte dos pais e professores. Como identificar? Jogar baralho, dar as cartas para a criança distribuir e embaralhar. Importante, a forma como intervir para não haver o rebaixamento da autoestima da criança. Procure um profissional especializado, Psicopedagogo ou Fonoaudiólogo, para obter orientação, assim como, os encaminhamentos necessários, norteando Família aos e Escola. Abraços!
Concordo com as profissionais acima e acrescento que a geração das crianças criadas em ambientes como apartamentos, tendem a apresentar mais disgrafia do que as crianças acostumadas a brincar mais livremente com oportunidade de movimentar o corpo. Correr, saltar, brincar de bicicleta, brincar de bola com tamanhos variados prepara o tônus muscular para utilizar uma ferramenta pequena como um lápis. Temos falado muito nisto: criança precisa se movimentar para crescer saudável... e com letra legível.
A disgrafia é uma dificuldade psicomotora que prejudica a escrita e a organização viso-motora. Um dos principais vilões que contribuem na disgrafia é o uso exagerado de telas (TV, tablet, celular, etc). A quantidade exagerada de tempo expostos a esses aparelhos contribuem para um desenvolvimento com comprometimento.
Disgrafia é a escrita manual muito pobre, dificuldade de realização dos movimentos motores necessários à escrita. A criança com disgrafia apresenta dificuldades no grafismo da letra (a famosa letra feia) e no desenho da letra.
Disgrafia é um transtorno de aprendizegem onde a comprometimento na escrita. Esta associada a um problema psicomotor.
É Transtorno da expressão escrita, que apresenta desorganização da escrita com letra ilegível, sendo difícil de entendimento até mesmo para quem escreveu.
A psicopedagogia apresenta intervenções para melhorar a qualidade da escrita, tornando a letra e a organização geral da escrita compreensível !
Olá .... A disgrafia é um transtorno de aprendizagem que pode causar dificuldade no ambiente escolar. Crianças com disgrafia vão ter dificuldade na hora de escrever, sua escrita pode ter irregularidades no tamanho das letras e também pode misturar tipos de escrita, como por exemplo, misturar letra cursiva com letra de forma e também pode causar dor na mão por fazer pressão no lápis. Esse transtorno pode vir acompanhado de outros transtornos como a Dislexia e o Déficit de atenção. É importante essa criança fazer um acompanhamento multidisciplinar
Disgrafia é um disturbio da escrita, uma dificuldade no contexto escrita e o estímulo visual da palavra impressa. Sua caracterização é o lento traçado das letras, geralmente, ilegíveis. O indivíduo disgráfico não é portador de defeito visual, deixando isso bem claro, ou motor, intelectual e neurológico. O disgráfico não consegue idealizar, devido a uma dificuldade de aprendizagem, no plano motor o que captou no plano visual.
A disgrafia é um transtorno que é caracterizado pela dificuldade que a criança apresenta com a fluência da escrita, desde a junção das palavras de maneira incorreta, a utilização de pouca ou muita força na hora de escrever o que torna uma escrita ruim, ilegível e até mesmo sem coerência. Está associada a um problema psicomotor e existe tratamento.
Coloco me a disposição.
A intervenção deve ser feita com psicopedagoga, qualificada e experiente, com abordagem em psicomotricidade.
Sintomas da disgrafia

- Dificuldade para escrever ou escrita marcada pela junção de letras maiúsculas e minúsculas;

- Escrever letras com formatos diferentes, muito juntas ou incompletas;
-Emprego de força ou pressão exageradas no momento da escrita;
- Caligrafia comprometida;
- Dificuldade em realizar cópias;
- Troca de letras com sons semelhantes;
- Adições incoerentes nas palavras;
- Fragmentações incorretas em palavras;
- Escrever palavras com omissões de letras, inversões, junções ou confusões de sílabas.
A disgrafia é uma dificuldade de aprendizagem do aluno relacionado à escrita que interfere na realização de tarefas básicas no ato de escrever ligada a um problema perceptivo-motor, conhecida também como letra feia.Tal problema não compromete o intelectual, ao contrário, geralmente digráficos são crianças muito inteligentes, porém sua dificuldade está na escrita, pois o indivíduo não consegue recordar da grafia da letra para escrever.
A disgrafia é uma dificuldade viso-motora que a criança apresenta na hora de escrever, por precisar fazer um esforço muito grande para a tarefa reclama de dor, apresenta traçado inelegível, mistura maiúsculas e minúsculas, caixa alta sem uma regularidade, não consegue escrever na linha do caderno. Se uma criança demonstra esses sintomas precisa passar pela avaliação de equipe multiprofissional para sabermos se e criança apresenta disgrafia. Se a criança entende o que escreve não é disgrafia, mesmo que a letra esteja feia.
Trabalhar com o corpo em diferentes atividades são caminhos para melhorar a disgrafia. Procure uma Psicopedagoga
Olá! Os meus colegas já conceituaram a disgrafia. Considero importante ressaltar que o trabalho de intervenção deve ser com um psicopedagogo e uma terapeuta ocupacional ou psicomotricista. Deve ser um trabalho centrado no lúdico, no autoconhecimento e na autorregulação, pois o paciente se sente muito "diminuído" por não ter uma boa destreza manual, portanto precisa ser acolhido, estimulado e valorizado nas suas habilidades preservadas (para não focar nessa habilidade prejudicada). Abraços
Disgrafia é uma dificuldade de aprendizagem relacionada a escrita. Um acompanhamento psicopedagógico pode auxiliar e melhorar ou corrigir esta dificuldade. Coloco-me a disposição para uma avaliação se sentir necessidade.
Disgrafia está mais relacionado a dificuldade de grafar as letras. Este problema está relacionado à motricidade, ou seja, esta pessoa com certeza apresenta dificuldades motoras também. Aconselho um trabalho NeuroPsicopedagogico e psicomotor.
Boa Noite! A disgrafia é um desvio na escrita e que é um dos Transtornos Globais do Desenvolvimento; deve ser corrigida sim. Há necessidade de intervenção psicomotora fina, técnicas diversas e observar o modo que a criança pega no lápis, intervir se observar erros. Deficiência Intelectual, Dislexia e Autismo são vulneráveis à dislexia. Desejo sucesso! Abraço Virtual!
Olá, a disgrafia trata-se de uma alteração que afeta a funcionalidade da escrita, os problemas podem ser evidentes na grafia e no traçado, além de uma escrita mal elaborada, demostrando dificuldade nessa habilidade.
Requer intervenção de uma psicopedagoga ou psicomotricista para trabalharem com estímulos apropriados na coordenação motora.
Me coloco a disposição!
Olá,
Disgrafia é a dificuldade encontrada com tudo que se relaciona a escrita, como: dificuldade de decodificar as letras, trocas, acréscimo ou supressão das letras na formação de palavras, letras ilegíveis, etc. Mas, pode ser resolvido com treino da escrita e os acompanhamentos psicopedagógicos que poderão ajudar bastante.
A escrita é uma manifestação linguística, especificamente humana que supõe a comunicação simbólica por meio de um código diferenciado de cultura para cultura. É a forma de linguagem que leva mais tempo a ser adquirida pelo Homem. A escrita, para além do controle grafo motor, depende da percepção auditiva, da discriminação, da memória sequencial auditiva. As dificuldades de aprendizagem ao nível da escrita subdividem-se em dois tipos, a disgrafia, que envolve somente um problema de motricidade fina, de coordenação viso-motora e de memória tátil-cinestésica (fase de execução). A dificuldade para escrever, o ato motor em si, é uma das características de quem tem o transtorno de aprendizagem conhecido como disgrafia. Na disgrafia, os sintomas são muito relacionados ao ato motor: traços muito grossos ou finos, pequenos ou grandes, letras separadas ou ilegíveis, dificuldade em usar lápis ou caneta, letras trêmulas, borrões e desorganização geral no papel são alguns dos sinais.
Alunos com disgrafia podem apresentar todas, ou algumas das seguintes caraterísticas
• Letras muito largas, demasiado pequenas, ou com tamanho inconsistente;
• Deformação das letras;
• Uso incorrecto de letras maiúsculas e minúsculas;
• Letras sobrepostas;
• Espaçamento inconsistente entre letras;
• Alinhamento incorreto;
• Inclinação inconsistente
• Falta de fluência na escrita.
Espero ter contribuído!
Perciliana Pena
Olá. Este é um Transtorno de Aprendizagem bastante conhecido pelos Psicopedagogos, é muitas vezes chamado pelos leigos de "letra feia", onde quem vai ler o que foi escrito pela pessoa disgráfica, não consegue compreender as palavras. Podem existir mistura de letras maiúsculas e minúsculas nas palavras, escrita muito marcada no papel e letras inacabadas. É muito importante que os familiares e a escola não rotulem a criança como "preguiçosa", pois há questões neurológicas envolvidas nesta "inabilidade". O Psicopedagogo atua com esta criança ou adulto, mas também pode ser muito rico o trabalho com o Psicomotricista, trabalhando tônus e outras questões envolvidas neste transtorno.
concordo com as especialistas a cima, e acrescento mais, na disgrafia os sintomas são muito relacionados ao ato motor, traços muito grossos ou finos, pequenos ou grandes, letras separadas ou ilegíveis, dificuldade em usar lápis ou caneta, letras tremulas, borrões e desorganização geral.
A palavra disgrafia significa “dis” (desvio) + grafia (escrita). Que quer dizer desvio da escrita.
A criança que apresenta disgrafia sente fraqueza nos braços e nas mãos. A mão fica mais pesada e a tendência é que a criança escreva mais lentamente e com letra ilegível. Ela mesmo não consegue ler o que escreveu.
Há casos que a criança é rotulada como preguiçosa e/ou que tem a letra.
É fundamental trabalhar atividades para o fortalecer os músculos das mãos e dos braços. Por exemplo: argila, massa de modelar, tesoura, peças de encaixe, separar grãos, rasgar papel, dentre outras atividades.
Olá !

A disgrafia é caracterizada pela falta de assimilação com a escrita. Uso incorreto de letras maiúscula e minúsculas, alinhamentos indesejados, formação de letras além do esperado para a idade escolar, entre outros...
...espero ter ajudado !
A disposição !
Disgrafia é um transtorno que afeta a habilidade de escrita de uma pessoa. As pessoas com disgrafia podem ter dificuldade em escrever letras, palavras e frases de forma legível e coerente, e também podem apresentar problemas com a lateralidade, o controle motor fino e a coordenação ocular-manual. A disgrafia pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo problemas de desenvolvimento, lesões cerebrais ou distúrbios do sistema nervoso. O tratamento para a disgrafia pode incluir terapia ocupacional, terapia de escrita e treinamento psicomotor específico para melhorar habilidades motoras e de escrita.
Disgrafia é um transtorno que afeta a habilidade de escrita das pessoas, causando dificuldades no traçado, na forma, na ortografia e na coerência das letras, palavras e textos. A disgrafia pode ter diferentes tipos e causas, como problemas de maturação, de percepção, de motricidade, de espaço ou de ensino. O tratamento da disgrafia depende de uma avaliação profissional e pode envolver intervenções psicopedagógicas, psicológicas e neurológicas.
A disgrafia é um transtorno de aprendizagem que afeta a habilidade de escrever de forma coerente e fluida. As crianças com disgrafia podem apresentar dificuldades na organização espacial das letras, na formação correta das letras, na coerência e na fluidez do texto escrito.

O neuropsicopedagogo é um profissional capacitado para atuar no diagnóstico e intervenção em dificuldades de aprendizagem, incluindo a disgrafia. Suas áreas de atuação incluem:

1. Avaliação: O neuropsicopedagogo pode realizar avaliações específicas para identificar as dificuldades da criança relacionadas à disgrafia, analisando aspectos motores, cognitivos e emocionais que podem influenciar a escrita.

2. Intervenção: Com base na avaliação, o neuropsicopedagogo desenvolve estratégias e atividades específicas para auxiliar a criança a superar as dificuldades na escrita. Isso pode envolver o treinamento de habilidades motoras finas, exercícios para melhorar a organização espacial das letras e técnicas para promover uma escrita mais fluente.

3. Orientação aos pais e professores: O neuropsicopedagogo também pode oferecer orientações aos pais e professores sobre como apoiar a criança em casa e na escola, adaptando o ambiente e as atividades para atender às necessidades individuais da criança com disgrafia.

Se você suspeita que sua filha possa estar enfrentando desafios relacionados à disgrafia, buscar o apoio de um neuropsicopedagogo pode ser muito útil para compreender melhor as necessidades dela e encontrar estratégias eficazes para ajudá-la a desenvolver suas habilidades de escrita.

Se precisar de mais informações sobre a disgrafia ou quiser compartilhar mais sobre a situação de sua filha, estou aqui para ajudar.
Disgrafia é um transtorno de aprendizagem que afeta a habilidade de uma pessoa escrever de forma clara e legível. Pessoas com disgrafia podem ter dificuldade em formar letras, escrever em linha reta, espaçar corretamente as palavras e/ou manter uma caligrafia consistente. Este transtorno pode afetar tanto a escrita à mão quanto a escrita digitada. Esta incluída na área dos transtornos de aprendizagem.
As causas da disgrafia podem variar e podem incluir: problemas motores, dificuldades de processamento sensorial e problemas de desenvolvimento neurológico. Muitas vezes, a disgrafia é associada a outras condições, como dislexia e TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).
É possível melhorar a disgrafia com intervenções apropriadas e apoio. Abaixo estão algumas estratégias que podem ajudar a melhorar a disgrafia:
Um terapeuta ocupacional pode fornecer técnicas e exercícios para melhorar a coordenação motora fina e a habilidade de escrever à mão.
O uso de dispositivos eletrônicos, como computadores ou tablets, pode ajudar pessoas com disgrafia a expressar seus pensamentos por meio da escrita digital, evitando as dificuldades associadas à caligrafia.
Praticar regularmente a escrita à mão pode ajudar a melhorar a habilidade de escrever de forma legível e consistente.
Fornecer papel com linhas extras ou com espaçamento aumentado pode ajudar a pessoa a manter a escrita em linha reta e a espaçar as palavras corretamente.
Incorporar diferentes modalidades sensoriais, como ver, ouvir e tocar, pode facilitar a aprendizagem da escrita.
É importante que as pessoas com disgrafia recebam um diagnóstico adequado e um plano de intervenção personalizado, pois cada caso pode ser único e exigir abordagens específicas. Além disso, o apoio emocional e a compreensão por parte dos familiares, educadores e profissionais de saúde são fundamentais para o sucesso no manejo da disgrafia.