O que significa ser o "amigo favorito" de alguém com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?

3 respostas
O que significa ser o "amigo favorito" de alguém com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
No contexto do Transtorno de Personalidade Borderline, ser considerado o “amigo favorito” de alguém geralmente reflete a intensidade com que a pessoa estabelece vínculos afetivos e a valorização extrema das relações próximas. Esse termo indica que o indivíduo com TPB tende a idealizar certas pessoas, depositando nelas grande parte de sua necessidade de afeto, validação e segurança emocional. Embora possa gerar momentos de proximidade intensa e afeto genuíno, também está associado a expectativas elevadas, sensibilidade a rejeições reais ou percebidas e risco de desentendimentos ou conflitos caso o vínculo não corresponda às demandas emocionais do indivíduo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Significa ocupar um lugar central, quase simbólico, na vida da pessoa. É uma relação marcada por intensidade, presença e afeto profundo, mas também por medo de perda. O “favorito” é visto como quem oferece estabilidade, e por isso qualquer distanciamento pode ser sentido como abandono.
O `amigo favorito `é a pessoa que se torna o ponto principal de apoio emocional, cuja opinião tem peso enorme, que valida o que se sente, proporciona segurança. Quando esse amigo está próximo ele promove tudo isso, mas caso esteja distante, ocupado, surge na pessoa com TPB ansiedade, medo do abandono, rejeição. O que se conhece por amigo favorito, pode ser algo como hiperfoco afetivo, pois a pessoa se apega tanto a esse vinculo que isso lhe gera alivio.
O sentimento da pessoa é real, porém a intensidade é grande, gerando a dependência emocional .

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Claudia Matias Santos

Claudia Matias Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Anabelle Condé

Anabelle Condé

Psicólogo

Rio de Janeiro

Paloma Santos Lemos

Paloma Santos Lemos

Psicólogo

Belo Horizonte

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 3544 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.