o terapeuta cognitivo comportamental pode usar o método ABA em autistas?

19 respostas
o terapeuta cognitivo comportamental pode usar o método ABA em autistas?
Qualquer terapeuta pode utilizar o método ABA em autista se fez a formação no método ABA.

Sim, qualquer terapeuta pode utilizar, a terapia cognitivo comportamental tem preceitos da análise do comportamento, até ajuda na aplicação, obviamente um terapeuta comportamental terá mais propriedades ainda.
Mas o método ABA é um método para treino de habilidades para autismo, qualquer terapeuta com a base comportamental boa vai executar um bom trabalho.
Sim, não há nenhum impedimento para isso.
Sim qualquer psicólogo pode lançar mão de qualquer instrumento de trabalho, se assim o caso necessitar;
Olá!! Sim, todo psicólogo poderá usar o método ABA em sua metodologia de trabalho.
Sim, qualquer psicólogo poderá usar o método ABA se teve este treinamento.
Sim, tanto pode quanto é uma das metodologias com maiores evidências científicas para este tipo de caso, até o momento, entretanto é interessante que o paciente, se possível, ou seu responsável verifique se o profissional é devidamente treinado e habilitado para tal aplicação.
Sim...sim. É muito comum o profissional ter as duas habilitações. Avaliando-se as múltiplas modalidades de intervenção baseadas em evidências, encontra-se um fator comum avárias: o embasamento na análise comportamental aplicada ABA (do inglês applied behavior analysis [embasamento na análise comportamental aplicada]). Tal abordagem pode ser considerada o alicerce de todas as outras. Assim, apontam-se alguns conceitos centrais a essa abordagem, tais como análise funcional, antecedente e consequência.
Todo Psicólogo pode utilizar o método ABA em autista se fez a formação na metodologia ABA.
O método ABA pode ser aplicado em pessoas diagnosticadas com autismo na infância, adolescência ou fase adulta.
ABA é uma sigla em inglês que significa Análise do Comportamento Aplicada. Para um terapeuta cognitivo comportamental aplicar esse método, ele vai precisar realizar uma formação extensa em Análise do Comportamento.
Se o terapeuta tiver formação ou conhecimento pratico sobre ABA pode sim.
Olá! Pode sim, não somente com aborgadagem cognitivo comportamental mas com outras abordagens também. O essencial é que você busque sempre um profissional capacitado que realmente possua as técnicas ABA e seus devidos conhecimentos para cada caso. Qualquer coisa estou a disposição!
Sim, o método ABA é bastante utilizado no acompanhamento e desenvolvimento de crianças autistas.
Sim, inclusive tendo a formação em terapia cognitivo comportamental, o profissional consegue, de acordo com a faixa etária do paciente, evoluir o desolvimento a repostas mais assertivas de habilidades sociais. Uma dupla de sucesso, eu diria.
Sim. O método ABA - Análise do Compoortamento Aplicado é um método para treino de habilidades para autismo, qualquer Psicólogo com a base da terapia cognitivo comportamental vai executar um bom trabalho.
Qalquer terapeuta, tendo formação para o método pode utilizá-lo. Preferencialmente um que seja Analista do Comportamento, entretanto a Cognitivo Comportamental também se utiliza de conhecimentos da AC em suas práticas.
Sim, todo o Psicólogo pode usar o método ABA.
Embora a terapia cognitivo-comportamental (TCC) e a análise do comportamento aplicada (ABA) sejam abordagens terapêuticas distintas, é possível que um terapeuta cognitivo-comportamental incorpore alguns princípios da ABA em seu trabalho com indivíduos autistas, dependendo das necessidades e dos objetivos específicos do cliente.

A TCC é uma abordagem terapêutica que se concentra na identificação e na modificação de padrões de pensamento e comportamento disfuncionais, visando promover mudanças positivas na cognição e no comportamento do cliente. Por outro lado, a ABA é uma abordagem baseada em evidências que se concentra na compreensão e na modificação do comportamento humano, frequentemente usada em contextos de desenvolvimento e aprendizagem, incluindo o tratamento de indivíduos com autismo.

Embora os terapeutas cognitivo-comportamentais possam não ser especialistas em ABA, eles podem integrar estratégias comportamentais e de modificação do comportamento em sua prática, especialmente ao trabalhar com indivíduos autistas. Isso pode incluir o uso de reforços positivos, modelagem de comportamento, estratégias de gerenciamento de comportamento e outras técnicas que tenham sido eficazes na ABA.

No entanto, é importante ressaltar que, para uma intervenção mais intensiva e especializada em autismo, é recomendável procurar profissionais treinados em ABA ou outros métodos específicos para o tratamento do autismo. Esses profissionais terão o conhecimento e a experiência necessários para fornecer uma intervenção adaptada às necessidades individuais do cliente autista.
Olá!

Pode sim, mas ele precisa ter o conhecimento e a experiência necessário, o método ABA é bem específico, precisa ter treinamento específico para o uso do mesmo.

Qualquer dúvida, estou à disposição.