O Teste ASRS 18 verifica a existencia do TDAH ? Com ele em mãos levo ao medico mesmo que de negativo

9 respostas
O Teste ASRS 18 verifica a existencia do TDAH ? Com ele em mãos levo ao medico mesmo que de negativo a presença de tdah .
Olá!
A ASRS18 é uma escala de auto-avaliação do indivíduo adulto, que auxilia na avaliação do TDAH.
Porém, existem alguns sintomas encontrados no Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade que também podem ser observados em outros diagnósticos.
Dessa forma, uma avaliação neuropsicológica completa, pode identificar as funções cognitivas preservadas e/ou prejudicadas, características e sintomas emocionais que, somados à história de vida da pessoa, trará informações que ajudarão na avaliação do perfil de funcionamento e verificar quais as melhores recomendações para o caso específico.
Procure um profissional. Estou à disposição para outros esclarecimentos!

O ASRS 18 avalia sintomas do critério A(que é um dos 4 critérios) do DSM_V o manual de diagnóstico de transtornos mentais. Um vez que deu negativo e os sintomas persistem , sim deve ir ao médico(psiquiatra, neurologista )para que ele investigue mais profundamente, via outros instrumentos como o DIVA 2.0 , por exemplo.
Espero ter esclarecido e ajudado. Me coloco a disposição para outros ,quaisquer esclarecimentos.
Pode ser interessante fazer um acompanhamento psicológico, pois é comum que alguns fatores emocionais tenham efeitos que se confundem com TDAH. Se for esse o caso o acompanhamento terapêutico vai melhorar muito a sua qualidade de vida.

Espero ter ajudado, estou à disposição!
Olá, tudo bem? A escala ASRS-18 ajuda na identificação de sintomas de TDAH, mas não serve para dar diagnóstico,pois este é um processo bem mais complexo. Para uma avaliação completa, é preciso buscar um psicólogo que trabalhe com avaliação psicológica (especialmente, avaliação neuropsicológica). Este profissional vai realizar uma bateria de testes a fim de investigar que funções cerebrais estão alteradas ou não e fornecer uma orientação precisa. Após a análise, você poderá ser encaminhada a outros profissionais. Além disso, dependendo do caso, pode ser indicado fazer reabilitação neuropsicológica. Boa sorte!
Se está apresentando sintomas mesmo com o resultado do teste negativo para TDAH , aconselho procurar seu médico e um psicólogo para que façam uma avaliação mais profunda. É comum , também, confundir TDAH com Distúrbio do Processamento Auditivo e, para isso além dos profissionais que indiquei acima aconselho procurar um fonoaudiólogo.
Qualquer coisa , estou a disposição!
Cristina Mostardinha - Psicóloga- Psicopedagoga- Terapeuta Sistêmica
Nenhum teste sozinho é capaz de realizar um diagnóstico correto. Os testes são instrumentos que devem ser utilizados com objetivos específicos, numa avaliação em que vários fatores serão levados em conta. Portanto, mesmo que o resultado de um único teste dê negativo para TDAH, ainda assim é preciso avaliar com mais abrangência, principalmente na presença de sintomas. Uma avaliação correta conta com entrevista dos pais, observação clínica da criança, aplicação de bateria de testes específica, estudo da vida social, entrevista com professores, etc. Com todos esses dados em mãos, e mais a avaliação de psiquiatra/ pediatra/ neuro, pode-se fechar um diagnóstico mais preciso.
Melhor teste para avaliar TDAH é a avaliação clínica
O ASRS-18 não é um teste e sim um inventário que é utilizado para sondar sintomas de TDAH em adultos. Caso vc tenha respondido o inventário e achou que seus resultados apontam para a presença do transtorno (ainda que tenha recebido um diagnóstico negativo anteriormente) seria interessante entrar em contato com um psicólogo para uma avaliação mais detalhada para esclarecer suas dúvidas! Talvez suas dificuldades com atenção tenham outra natureza e este profissional poderá tem ajudar.
O ASRS-18 é um questionário que auxilia para diagnosticar o TDAH em adultos , porém não pode ser um método exclusivo e de maneira nenhuma pode ser conclusivo . É importante avaliar os sintomas e prejuízos apresentados .