O "Transtorno de Personalidade Borderline (TPB)" é um transtorno mental crônico progressivo?
O "Transtorno de Personalidade Borderline (TPB)" é um transtorno mental crônico progressivo?
4 respostas
O TPB é um transtorno mental, mas não é progressivo, ou seja, não tende a "piorar" com o tempo, pois com um bom prognóstico os resultados conseguem ser melhores, como a psicoterapia, que dará suporte emocional para melhorar qualidade de vida.
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Não. O Transtorno de Personalidade Borderline não é necessariamente um transtorno crônico progressivo. Embora seja uma condição que costuma acompanhar o sujeito por um longo período da vida, ela não tende a piorar de forma contínua com o tempo. Pelo contrário, muitos pacientes apresentam melhora significativa na estabilidade emocional, no manejo de impulsos e na capacidade de estabelecer relações ao longo dos anos, especialmente quando recebem tratamento psicoterápico adequado. Mesmo sem tratamento, parte das pessoas pode, com o tempo, desenvolver modos mais adaptativos de lidar com suas emoções, ainda que esse processo seja mais difícil e acompanhado de sofrimento. O que caracteriza o TPB não é um agravamento constante, mas flutuações emocionais intensas, que podem se tornar mais manejáveis com suporte clínico e construção gradual de recursos internos.
Não. O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) não é considerado um transtorno progressivo, ou seja, não tende a “piorar com o tempo” de forma inevitável. Ele é sim um transtorno crônico, porque faz parte do padrão de funcionamento da pessoa e costuma aparecer no início da vida adulta. Mas isso não significa condenação ou deterioração contínua. O que a ciência mostra é o contrário: – Muitas pessoas com TPB melhoram significativamente com tratamento adequado. – Os sintomas mais intensos, como impulsividade e instabilidade emocional, tendem a diminuir ao longo dos anos. – Terapias baseadas em evidências, como DBT, terapia psicodinâmica e acompanhamento psiquiátrico, ajudam bastante. Ou seja: TPB não é progressivo. É estável ao longo do tempo, mas com grande potencial de melhora quando há tratamento.
Olá, é um prazer te ter aqui para tirar suas dúvidas. Não é considerado um transtorno neurodegenerativo ou inevitavelmente progressivo. Pelo contrário, com psicoterapias estruturadas (como a DBT), o TPB apresenta excelentes taxas de remissão sintomática e recuperação ao longo do tempo, permitindo ao paciente construir uma vida com estabilidade e propósito. Atenciosamente, Fernando Vicente Rébuli Segundo Psicólogo e Neuropsicólogo @psifernandosegundo fernandosegundo.com Psicoterapia presencial e online para todo o Brasil e para Vitória‑ES Abraços
Perguntas semelhantes
- Oi. A ansiedade social "longa". e o TPE podem ser confundidos num paciente? Ou a linha é tão tênue q
é normal uma imagem ficar fixa e se repetindo o tempo todo na cabeça após um trauma?
Doutores(as), tenho 25 anos e, ultimamente (já há uns 6 meses), tenho me sentindo muito desanimada c
É normal me sentir observada dentro da minha própria mente? Como se houvesse pessoas dentro dela que
porque as pessoas ficam falando que o tept não tem cura? estou com pensamentos repetitivos depois de
Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.

