O transtorno obsessivo compulsivo tem cura?

10 respostas
O transtorno obsessivo compulsivo tem cura?
Tenho trabalhado com a abordagem EMDR que é considerada com alto grau de resolutividade. Pesquise no google pesquisas com essa abordagem. Tenho observado muitos ganhos utilizando essa terapia com pacientes fóbicos, depressivos, bipolares e alguns com graus de pensamentos automáticos ou obsessivos. Essa técnica consegue apagar memórias, crenças e pensamentos negativos que não foram processadas pelo cérebro provocando todas as patologias. A pessoa, nesse caso, deve ser perseverante com o tratamento, pois todo tratamento psicológico requer disciplina e capacidade de enfrentamentos. No mais, boa sorte e abraços...

Este transtorno pode ser considerado uma fuga da mente para um determinado comportamento estreito, devido à sua 'sobrecarga' com ansiedade, que pode ficar, ela, inconsciente justamente por ser escondida pela obsessão-compulsão. Esta tampa a ansiedade por assumir um foco de atenção exagerada e estreita demais.

Tudo que alivia a ansiedade diminui a obsessão-compulsão.

As medidas para aliviar a ansiedade são as psicoterapias e psicanálises, de qualquer tipo, conforme o progresso que a pessoa sentir no decorrer dela. Se não sentir progresso, mude de abordagem ou pelo menos de psicoterapêuta, até achar um que merece a sua confiança.

Fora das psicoterapias e -análises, recomendo apreender a meditação. É um investimento em tempo e paciência importante, mas o retorno, em certa medida pelo menos, é garantido e vale a pena.
O TOC como doença da saúde mental - conjunto de sintomas variados que afetam a qualidade de vida - tem normalmente um padrão crônico. Não há estudos que relatem a prevalência da cura do TOC, mas é notado que muitos pacientes acabam levando uma vida normal depois de um curso de tratamento medicamentoso e com terapia (maiores evidencias de cura com TCC, mas outras terapias tem boa resposta também).
O ideal é passar com um medico psiquiatra que vai avaliar as possibilidades de cura/tratamento no seu caso.

Atenciosamente
Dra. Karina Barradas
Sim, o TOC é o "sintoma" de algo que não vai bem e está acumulando tensão. A avaliação e acompanhamento psiquiátricos são importantes e a terapia psicológica vai lhe permitir acessar as questões que não estão encontrando uma via saudável de expressão e se manifestam através do TOC. O acesso a essas questões vai lhe permitir uma resignificação de tudo isso e o sintoma tende a dissipar e até desaparecer quando você encontrar recursos para lidar com elas.
O que é Cura? Talvez fosse interessante pensar sobre essa questão, mas deixemos ela em aberto. O que posso afirmar é que TOC tem tratamento ou tratamentos. Eu aposto no tratamento psicanalítico que proporcionará um espaço de escuta qualificada para que possamos entender o que esses sintomas querem falar do sujeito que os possui. Na perspectiva de que cada sujeito é um e com a espertize que o exercício clínico no contraponto do teórico iremos nos guiar pela angústia até que a perspectiva no sujeito possa ser falada. Com efeito, a psicanálise pensa que muitas doenças são palavras não ditas.

Abc

Danilo Alves da Cruz
Psicólogo Psicanalista
O TOC não tem cura, porém é possível amenizar os sintomas com psicoterapia utilizando abordagem comportamental (a mais eficaz para este caso), medicações (procure um psiquiatra) e se possível uma atividade física que a pessoa goste, por ser um transtorno relacionado a ansiedade, atividades físicas podem ajudar a descarregar esta ansiedade.
O TOC não tem cura, mas exitem tratamentos que ajudam a diminuir os sintomas do transtorno. A Terapia Cognitivo-Comportamental possui bons resultados no tratamento do TOC.
TOC não tem cura mas o tratamento disponível para o transtorno pode ajudar a controlar os sintomas, o tratamento é eficaz quando há uma combinação da psicoterapia e o uso de mediacamentos.

A TCC terapia cognitiva comportamental é recomendada para o tratamento de TOC.

Att
Monica Campelo
Até o momento, é difícil falar-se em CURA em saúde mental, uma vez que a vida é dinâmica. O paciente pode lidar bem com seus sintomas, num dado momento, tratando o transtorno como uma outra doença crônica qualquer (hipertensão, diabetes). Contudo, nada impede que os sintomas voltem. O melhor caminho é psicoterapia e acompanhamento psiquiátrico. Sucesso!
Olá, antes de pensarmos em cura, devemos pensar em cuidar desta doença que é o transtorno obsessivo compulsivo. Devemos como tal, procurar ajuda médica e psicológica para compreensão do que o paciente tem e que grau da doença se encontra para daí partir na busca de um caminho adequado para o diagnóstico.