O transtorno obsessivo compulsivo tem cura?

10 respostas
O transtorno obsessivo compulsivo tem cura?
Tenho trabalhado com a abordagem EMDR que é considerada com alto grau de resolutividade. Pesquise no google pesquisas com essa abordagem. Tenho observado muitos ganhos utilizando essa terapia com pacientes fóbicos, depressivos, bipolares e alguns com graus de pensamentos automáticos ou obsessivos. Essa técnica consegue apagar memórias, crenças e pensamentos negativos que não foram processadas pelo cérebro provocando todas as patologias. A pessoa, nesse caso, deve ser perseverante com o tratamento, pois todo tratamento psicológico requer disciplina e capacidade de enfrentamentos. No mais, boa sorte e abraços...

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Este transtorno pode ser considerado uma fuga da mente para um determinado comportamento estreito, devido à sua 'sobrecarga' com ansiedade, que pode ficar, ela, inconsciente justamente por ser escondida pela obsessão-compulsão. Esta tampa a ansiedade por assumir um foco de atenção exagerada e estreita demais.

Tudo que alivia a ansiedade diminui a obsessão-compulsão.

As medidas para aliviar a ansiedade são as psicoterapias e psicanálises, de qualquer tipo, conforme o progresso que a pessoa sentir no decorrer dela. Se não sentir progresso, mude de abordagem ou pelo menos de psicoterapêuta, até achar um que merece a sua confiança.

Fora das psicoterapias e -análises, recomendo apreender a meditação. É um investimento em tempo e paciência importante, mas o retorno, em certa medida pelo menos, é garantido e vale a pena.
O TOC como doença da saúde mental - conjunto de sintomas variados que afetam a qualidade de vida - tem normalmente um padrão crônico. Não há estudos que relatem a prevalência da cura do TOC, mas é notado que muitos pacientes acabam levando uma vida normal depois de um curso de tratamento medicamentoso e com terapia (maiores evidencias de cura com TCC, mas outras terapias tem boa resposta também).
O ideal é passar com um medico psiquiatra que vai avaliar as possibilidades de cura/tratamento no seu caso.

Atenciosamente
Dra. Karina Barradas
Sim, o TOC é o "sintoma" de algo que não vai bem e está acumulando tensão. A avaliação e acompanhamento psiquiátricos são importantes e a terapia psicológica vai lhe permitir acessar as questões que não estão encontrando uma via saudável de expressão e se manifestam através do TOC. O acesso a essas questões vai lhe permitir uma resignificação de tudo isso e o sintoma tende a dissipar e até desaparecer quando você encontrar recursos para lidar com elas.
O que é Cura? Talvez fosse interessante pensar sobre essa questão, mas deixemos ela em aberto. O que posso afirmar é que TOC tem tratamento ou tratamentos. Eu aposto no tratamento psicanalítico que proporcionará um espaço de escuta qualificada para que possamos entender o que esses sintomas querem falar do sujeito que os possui. Na perspectiva de que cada sujeito é um e com a espertize que o exercício clínico no contraponto do teórico iremos nos guiar pela angústia até que a perspectiva no sujeito possa ser falada. Com efeito, a psicanálise pensa que muitas doenças são palavras não ditas.

Abc

Danilo Alves da Cruz
Psicólogo Psicanalista
O TOC não tem cura, porém é possível amenizar os sintomas com psicoterapia utilizando abordagem comportamental (a mais eficaz para este caso), medicações (procure um psiquiatra) e se possível uma atividade física que a pessoa goste, por ser um transtorno relacionado a ansiedade, atividades físicas podem ajudar a descarregar esta ansiedade.
O TOC não tem cura, mas exitem tratamentos que ajudam a diminuir os sintomas do transtorno. A Terapia Cognitivo-Comportamental possui bons resultados no tratamento do TOC.
TOC não tem cura mas o tratamento disponível para o transtorno pode ajudar a controlar os sintomas, o tratamento é eficaz quando há uma combinação da psicoterapia e o uso de mediacamentos.

A TCC terapia cognitiva comportamental é recomendada para o tratamento de TOC.

Att
Monica Campelo
Até o momento, é difícil falar-se em CURA em saúde mental, uma vez que a vida é dinâmica. O paciente pode lidar bem com seus sintomas, num dado momento, tratando o transtorno como uma outra doença crônica qualquer (hipertensão, diabetes). Contudo, nada impede que os sintomas voltem. O melhor caminho é psicoterapia e acompanhamento psiquiátrico. Sucesso!
Olá, antes de pensarmos em cura, devemos pensar em cuidar desta doença que é o transtorno obsessivo compulsivo. Devemos como tal, procurar ajuda médica e psicológica para compreensão do que o paciente tem e que grau da doença se encontra para daí partir na busca de um caminho adequado para o diagnóstico.

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 262 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.