O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) faz parte dos transtornos de ansiedade ?

3 respostas
O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) faz parte dos transtornos de ansiedade ?
Não, segundo o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª edição, publicado em 2013) o TOC deixou de ser classificado como transtorno de ansiedade e passou a ter a sua própria categoria no manual. Essa nova categoria é chamada de Transtornos Obsessivo-Compulsivos e Relacionados" tem como sub categorias: 1. Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), 2.Transtorno Dismórfico Corporal, 3.Transtorno de Acumulação (hoarding), 4.Tricotilomania (arrancar cabelos), 5. Transtorno de Escoriação (cutucar a pele), 6.Outras formas especificadas e não especificadas de TOC e relacionados.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, o TOC não é mais considerado um transtorno de ansiedade( DSM-5), mas ele está muito relacionado a ela. Pessoas com TOC costumam sentir altos níveis de ansiedade quando tentam resistir aos pensamentos ou rituais.
Historicamente o TOC foi classificado como um transtorno de ansiedade, porque a ansiedade é um componente do quadro. Contudo, atualmente, ele não faz mais parte do grupo dos transtornos de ansiedade e se enquadra em uma categoria chamada “Transtornos Obsessivo-Compulsivos e Relacionados”. O TOC saiu do grupo dos transtornos da ansiedade porque, apesar da ansiedade estar presente, não é o núcleo do transtorno e porque tem características específicas: obsessões, compulsões e alívios temporários.

Especialistas

Camila Calvet

Camila Calvet

Psicólogo

Nilópolis

Saylo Fernandes Moura

Saylo Fernandes Moura

Psicólogo

Fortaleza

Roberto Carmignani Verdade

Roberto Carmignani Verdade

Psiquiatra

Campinas

Débora Torres

Débora Torres

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1237 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.