O treinamento cognitivo funciona para Adultos com TDHA?

29 respostas
O treinamento cognitivo funciona para Adultos com TDHA?
Olá! Obrigado pela excelente pergunta.
Sim, treinamentos cognitivos são atividades que estimulam novos caminhos neuronais para aquisição de uma melhor performance de memória e funções cognitivas superiores, podendo até mesmo auxiliar na inibição respostas impulsivas.
Estudos recentes evidenciam que há formação de novos neurônios no cérebro até na 'velhice', então não existe idade mínima para apreender algo novo, mesmo com o diagnóstico de TDAH. Espero que eu tenha ajudado, um psicólogo clínico pode ser muito útil tanto no treinamento cognitivo como para a elaboração de uma rotina mais assertiva.
Fico à disposição para eventuais dúvidas! : )

Sim, treinamentos cognitivos auxilia no tratamento do TDAH, primeiro para você identificar quais "os caminhos cognitivos" que normalmente percorre que auxilia a piora do TDAH, posteriormente vai desenvolver novos caminhos neuronais que naturalmente levam a uma resposta diferente. Vale salientar que o ideal é mesclar técnicas cognitivas com técnicas comportamentais.
Sim, pode auxiliar. È uma ferramenta que pode orientar a encontrar e utilizar formas diferentes de resolução de problemas, atividades etc
Sim funciona sim, na avaliação com o psicólogo é possível verificar como é o seu funcionamento e a partir de então traçar rotas que possam auxiliar vc em diversos contextos
Olá,
Sim o treinamento cognitivo é uma boa alternativa para quem tem TDAH e em adultos funciona muito bem, mas é importante avaliar algumas questões relacionadas ao tipo de TDAH para trabalhar especificamente o que está sendo mais afetado, e como foi feito o diagnóstico.
Abçs
Sim, aspectos como o autocontrole, atenção e as demais competências ligadas à cognição são trabalhadas para um melhor enfrentamento dos desafios cotidianos impostos pela existência do TDAH.
Olá, indo direto ao ponto: sim, pode ajudar. Já foram propostos alguns protocolos de treinamento cognitivo voltado para o TDAH, o que esses estudos mostram que o treino de habilidades cognitivas em tarefas específicas, principalmente as funções executivas (autimonitoramento, controle inibitório, estimação temporal), pode resultar em melhora. Porém, esses mesmos estudos sugerem que o ganho no treinamento pode não ser generalizado para tarefas no dia a dia (que convenhamos, são o que realmente incomoda). Uma saída seria combinar estratégias comportamentais para maximizar os efeitos e minimizar os sintomas do TDAH. O tratamento é muito importante, uma vez que pessoas com essa condição frequentemente desenvolvem crenças de incapacidade e inadequação. Aliás, algo que se discute relativamente pouco é o quanto o TDAH é comórbido com outros transtornos como depressão, ansiedade e uso de substâncias. Procure um psicólogo com conhecimento em neuropsicologia e psicologia clínica. O tratamento passa por essas duas áreas. Espero ter contribuído, um abraço
Olá! Sim, o tratamento cognitivo pode funcionar para adultos com TDAH, porém tudo depende de como será a relação psicólogo e paciente e se o paciente se adaptar ao método cognitivo e também a relação psicólogo e paciente ser efetiva. Espero ter ajudado!
Sim, pois a partir dos treinamentos cognitivos em pessoas diagnosticadas com TDAH, o córtex pré-frontal do cérebro é fortalecido por meio treinos, utilizando técnicas específicas, direcionadas a estimulação das funções executivas cerebrais, responsáveis pela atenção, comportamento, planejamento, autocontrole, dentre outras funções, que apresentam disfuncionalidade, melhorando as conexões neurais, o que permite ao indivíduo aprender a direcionar seus próprios pensamentos e comportamentos, a desenvolver mais autonomia, a equilibrar o humor, reduzir o estresse, a gerir melhor o tempo, e ter uma qualidade de vida mais saudável. O tratamento do TDAH é interdisciplinar, pois para que seja eficaz envolve o tratamento medicamentoso associado a Reabilitação Neuropsicológica (treino), bem como a psicoterapia.
Olá!
Sim, a terapia cognitivo comportamental possui grandes e eficientes resultados no trabalho com pacientes TDAH.
Ola!!!!Sim, a terapia cognitivo através do acolhimento,escuta,técnicas e ferramentas vai identificar o funcionamento e desenvolver estrategia terapêutica.
A terapia cognitivo-comportamental pode auxiliar tanto adultos quanto a crianças e adolescentes com TDAH. Existem protocolos de atendimento bem consolidados na teoria e prática clínica.
Não exite em procurar um psicólogo e tirar suas dúvidas pessoalmente.
Forte abraço!
Olá, quem apresenta vivências diarias de prejuízos relativos ao descontrole das emoções, desmotivação, esquecimentos, desconcentração, falta de planejamento, desorganização, impulsividade etc sofre bastante com isso e deve se tratar com todos os recursos existentes e possíveis para ter uma qualidade melhor de vida!! O tratamento para o TDAH e a medicação, são comprovadamente efetivos . Muda a vida da pessoa.. forte abraço e bom tratamento!!! Sua melhora se manifestará em várias áreas da sua vida!!
Funciona e recomendado para desenvolvimento de estratégias que melhoram muito a qualidade de vida e o dia a dia se quem tem TDAH e de seus familiares.
O TDAH é uma doença do neurodesevolvimento que afeta estruturas físicas e químicas do cérebro do indivíduo e seu aparecimento pode ocorre na infância até os 12 anos. Esta é uma condição que quando mais cedo diagnóstica e tratamento menores serão os prejuízos sociais, relacionais cognitivos e emocionais. O adulto pode e dever ser tratado para o controle dos sintomas do Tdah que podem causar muitos prejuízos no ambiente laboral,nos relacionamentos.O melhor tratamento que as pesquisas atuais indicam é o Medicamentoso juntamente com a Terapia Cognitivo Comportamental .Sendo assim, busquem rapidamente o tratamento adequado para que, a partir daí, você descubra e desenvolva seus potenciais que a doença ao logo dos anos possa ter minado.
A terapia cognitivo comportamental é a mais indicada para o tratamento de tdah/i. Porém, há necessidade de medicação em conjunto com o tratamento
Olá! O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é definido a partir de um curso crônico o qual conduz a diversos comprometimentos. Em adultos, as maiores dificuldades são de organização, sustentação da atenção e memória. O treino Cognitivo é um treinamento voltado para o TDAH, o que os estudos mostram que o treino de habilidades cognitivas em tarefas específicas, principalmente as funções executivas como automonitoramento, controle inibitório, estimação temporal, pode resultar em melhora. Porém, esses mesmos estudos sugerem que o ganho no treinamento pode não ser generalizado para tarefas no dia a dia (que convenhamos, são o que realmente incomoda). Uma saída seria combinar estratégias comportamentais para maximizar os efeitos e minimizar os sintomas do TDAH como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) que entre as intervenções utilizadas estavam a psicoeducação, o questionamento socrático e as estratégias de organização, ajudando a a moinimizar e melhorar as questões de depressão maior, além de apresentar redução dos sintomas de TDAH.Espero ter ajudado! Abraço!
O Treino Cognitivo depois do diagnóstico confirmado pode ser feito por um profissional Neuropsicopedagoga para traçar métodos e técnicas específicas para a realização do tratamento junto á equipe multidisciplinar: o Neuropsicólogo, Psiquiatra e Psicólogo.
Att.
Neuropsicóloga
Olá! Respondendo sua questão, sim, o treinamento cognitivo funciona para adultos com TDHA, inclusive muito bem. Importante observar em que tipo de TDAH vc se encaixa (os predominantemente desatentos, os impulsivos/hiperativos e os combinados). Fazer uso de medicamento, fazer terapia e os exercícios, minimizam os prejuízos em todos os contextos (profissional, acadêmica, relacionamentos e vida familiar, interação social, tempo livre e hobbies) gerando a tão importante positiva autoconfiança e autoimagem.
Abraço!
Olá. Sim, funciona. O interessante é você fazer o acompanhamento com o psicólogo e psiquiatra. Atenciosamente
Olá! Sim funciona muito bem, pois trabalha com estratégias para poder lidar com diversos comportamentos e problemas sociais que o TDAH pode causar. Inclusive focar em habilidades positivas que existem para que tem o transtorno, como criatividade, agilidade entre outras!
Falo sobre isso no meu Instagram, caso queira acompanhar @pripsico_

O treino ou a reabilitação neuropsicológica? O treino cognitivo apenas treina e tenta desenvolver uma habilidade, como o Cogmed por exemplo. Já a reabilitação vai muito além; ajuda a desenvolver estratégias para compensar a dificuldade e trabalha os aspectos e crenças emocionais envolvidos. Como lidar com o tempo; como vencer a procratinação, como planejar melhor; estabelecimento de rotina, etc. Regular a emoção; lidar com a impulsividade. Em relação a atenção técnicas que facilitam na atenção, uso de mindfullness, etc. Treino cognitivo é limitado para qualquer patologia e qualquer idade.
Sim!! Os principais focos no tratamento do TDAH são a mudança nos padrões de pensamentos e comportamentos, além da modulação emocional e o treino de habilidades sociais. A Terapia Cognitivo Comportamental trabalha efetivamente nesses pontos, sempre buscando técnicas que aumentem a autonomia/competência, autoconhecimento e a qualidade de vida dos indivíduos. Lembrando que cada pessoa tem suas dores, frustrações e dificuldades, o que a torna única. Por isso, é importante que o profissional tenha um olhar cuidadoso com cada demanda, sempre buscando atender as necessidades do paciente de forma empática e eficaz.
Sim, com certeza. Sempre se é possível treinar habilidades de memória, raciocínio, atenção e melhorar a forma do processamento de seus pensamentos. Conjuntamente, é possível treinar habilidades comportamentais e emocionais que agregam muito a vida do individuo com TDHA.
Oie! Sim, pois são atividades que estimulam novos caminhos neuronais, esses treinamentos cognitivos são ótimos para aquisição de uma melhor performance de memória e funções cognitivas superiores, podendo até mesmo auxiliar na inibição respostas impulsivas, melhorando assim a memória, raciocínio, atenção e a forma do processamento de seus pensamentos. Estou à disposição, abraço!
Primeiro é necessário averiguar se de fato o diagnóstico está consolidado. Quanto ao tratamento, a TCC é uma abordagem terapêutica que pode ajudar o paciente portador de TDAH, sem dúvidas. Em especial, ajuda a adiar recompensas (utilizar o controle inibitório com maior efetividade), administração do tempo (tanto procrastinação quanto uso da atenção dividida), criar metas e projetar seu futuro a longo prazo (utilização do dinheiro principalmente), ter maior autoconsciência de como pensa e se comporta, ter melhor convivência social e prever consequência de suas ações. Vale ressaltar que cada paciente é único e as demandas trazidas diferem de paciente para paciente.
Olá!
Sim, o treinamento cognitivo pode ser útil para adultos com TDAH. O treinamento cognitivo, também conhecido como treinamento cognitivo-comportamental, é uma abordagem terapêutica baseada em evidências que visa melhorar as habilidades cognitivas e o funcionamento executivo.

Para adultos com TDAH, o treinamento cognitivo pode ajudar a fortalecer habilidades como a atenção, memória de trabalho, organização, planejamento e autorregulação. Essas habilidades são frequentemente afetadas pelo TDAH e podem causar dificuldades no trabalho, nos estudos, nos relacionamentos e na vida diária.

O treinamento cognitivo para adultos com TDAH geralmente envolve sessões estruturadas com um terapeuta especializado, que utiliza técnicas específicas para abordar os desafios cognitivos e comportamentais relacionados ao TDAH. Isso pode incluir estratégias para melhorar a atenção, aprender a gerenciar o tempo, desenvolver habilidades de organização, estabelecer metas realistas e melhorar a autorregulação emocional.

Além do treinamento cognitivo, é comum que o tratamento do TDAH em adultos envolva também outras abordagens, como a terapia comportamental, psicoeducação, estratégias de autogerenciamento, apoio psicossocial e, em alguns casos, medicação.

É importante ressaltar que cada pessoa é única e pode responder de forma diferente ao treinamento cognitivo e a outras intervenções. É recomendável buscar a orientação de um profissional de saúde mental especializado no tratamento do TDAH, que poderá avaliar suas necessidades individuais e recomendar as melhores abordagens terapêuticas para você.
Com carinho... Sammy Carralas

Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 250
Boa tarde. Sim funcionam. Verifique juntamente com um profissional a melhor estratégia para melhorar sua qualidade de vida. Me coloco a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento do tdah - R$ 150
Olá! Sim, não há limite de idade para o tratamento do TDAH, pois ele é adaptado para a necessidade e os prejuízos de cada caso individual. O objetivo do tratamento não é que o TDAH desapareça, mas que se aprenda a desenvolver recursos internos e comportamentais para lidar com ele de forma a ter menos prejuízos na vida, além de cuidar de outros aspectos que ele possa afetar (ex. autoestima, autoconfiança). Terapia pode ajudar, cuide de você! Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Tratamento do tdah - R$ 250